“Consciencializar Para a Diferença Através do Desporto”

Na semana de 12 a 16 de abril, os professores estagiários de Educação Física André Moutinho e Maria Saraiva, sob a orientação da professora Cristina Feliciano, desenvolveram o projeto “Consciencializar Para a Diferença Através do Desporto”. Procurou-se proporcionar aos alunos a experiência de se deslocarem em cadeira de rodas e a oportunidade de contactarem com desportos específicos para determinados tipos de população (e.g. deficiência visual, deficiência motora). Outro propósito do projeto foi a consciencialização dos alunos para as dificuldades sentidas pela população com deficiência visual (cegueira total ou baixa visão) e pela população com deficiência motora na sua vida quotidiana através de experiências motoras, estimulando a sua capacidade reflexiva sobre como se pode ajudar estas pessoas a terem melhores condições de vida.

Por último, agradece-se a todos os alunos e respetivos professores de Educação Física, das turmas 5.º 3.ª, 5.º 4.ª, 7.º 1.ª, 7.º 5.ª, 7.º 7.ª, 8.º 3.ª, 9.º 1.ª, 9.º 3.ª e 9.º 4.ª, pelo compromisso, interesse e empenho evidenciado ao longo de todo o projeto.

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“Voluntários Somos Nós”

A turma 9.º 3.ª implementou um projeto de voluntariado denominado “Voluntários Somos Nós”, da responsabilidade do professor estagiário de Educação Física, Cláudio Moreira. A ação foi desenvolvida em articulação curricular com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Ciências Naturais e Educação Física, tendo o seu término no dia 16 de abril. A ação consistiu na recolha de alimentos, peças de vestuário, brinquedos, produtos de higiene e material escolar, que foram doados à instituição Centro Social Baptista.
Um agradecimento especial a todos os alunos, professores e assistentes operacionais envolvidos pela demonstração de compromisso, empenho e motivação durante a participação no projeto. Este projeto permitiu ajudar a comunidade envolvente, reforçando os laços entre um Agrupamento que pretende consolidar o investimento no desenvolvimento cívico dos alunos, revigorando o clima de entreajuda no seio da comunidade escolar.

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Matrículas 2021/2022 – Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade

A informação está disponível aqui

Contratação de Escola 2020-2021

Lista Ordenada Final dos Candidatos

Horário n.º 47 – Grupo de Recrutamento 110 – 1.º Ciclo do Ensino Básico

Para consulta do documento, clique aqui

Separação dos lixos e Cidadania

A equipa de professores de Físico-Química, que está a lecionar o sétimo ano de escolaridade em Trabalho de Projeto, implementou uma tarefa denominada “Separação dos lixos e Cidadania”. A tarefa foi desenvolvida em Articulação Curricular com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Os objetivos da tarefa foram:

– Sensibilizar para a cidadania ativa e ambientalmente consciente.

– Incentivar a política dos 4 R´s: Reduzir, Recolher, Reutilizar, Reciclar.

– Fomentar a reflexão individual e coletiva.

– Contribuir para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental.

– Desenvolver práticas que conduzam a um futuro mais equitativo e sustentável.

– Recordar regras sobre a separação dos lixos.

Seguem os slogans publicitários/folhetos informativos que foram criados pelos alunos na sequência da realização da tarefa.

“Mais vale 1 copo na mão que 1000 copos no chão!”

“Vamos ajudar o Meio Ambiente!”

“Reciclar faz bem ao Planeta!”

“O lixo é seu, a Natureza é de todos! Faça reciclagem!”

“Seja um exemplo, faça a sua parte e não deite lixo no chão da sua cidade!”

“O lixo separar para o Planeta ajudar!”

“Para mais tempo o Planeta durar, todos temos que reciclar!”

“Separem o lixo, salvem o nosso Planeta!”

“Devemos reciclar para o Planeta ajudar. Para acabar com a poluição, façam o vosso dever população!”

“ Separar o lixo é como arrumar o quarto, ninguém vai se machucar por isso.”

“Se não reciclas, reutiliza, se não reutiliza, reduz.”

-“Recicla hoje, amanhã e sempre. “

“ O mundo é nosso amigo, para o ajudar toca a reciclar, amarelo, verde e azul, é só o que terás a aprender.”

“Amar é: Reciclar quando muitos descartariam.”

“Separar e reciclar para o planeta preservar.”

“ Se quer um planeta azul e sustentável, recicle e reutilize para o bem de todos nós.”

“ Recicle, reutilize até não ser tarde demais.”

Equipa de professores do Grupo de Recrutamento 510

 que lecionam o sétimo ano de escolaridade

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Projeto eTwinning da EBSGB candidato à Competição: “A Europa na Escola”

Chegados ao final do 2.º período letivo, é tempo de divulgar o projeto eTwinning: ”Be smart, be part”, iniciado em outubro de 2020 na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com a participação dos alunos das turmas CT2, LH1 e AV1 do 11.º ano de escolaridade e da 3.ª turma do 8.º ano de escolaridade, que tem sido  desenvolvido em excelente ritmo, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia. Este projeto integra-se no currículo das disciplinas de Inglês, Biologia e Geologia e em domínios de Cidadania e Desenvolvimento e é dinamizado pelas professoras Lina Pereira, Marlene Serras e Sandra Lobo, em parceria com escolas da Alemanha, Espanha, Holanda e Polónia. Participa também na 68.ª Competição: ”A Europa na Escola”, uma das competições europeias mais antigas dinamizada pela Alemanha.

O tema a concurso visa desenvolver competências comunicativas e digitais, assim como  uma cidadania democrática e responsável sobre a importância das smart cities e da sustentabilidade. Neste contexto, os alunos realizaram com sucesso atividades colaborativas diversificadas com os seus pares europeus, no âmbito das componentes essenciais para uma cidade inteligente e sustentável e idealizaram o seu Centro Cívico Internacional, com enfoque na inclusão e na melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. Também trocaram ideias e boas práticas para a sustentabilidade das suas escolas e experimentaram ferramentas digitais e pedagógicas, que enriquecem o seu trabalho colaborativo, como o quizizz, kahoot, padlet e learning apps, entre outras.

O concurso de logótipos, dinamizado pelas professoras do projeto, com a colaboração especial da professora Celeste Duarte, incentivou mais uma vez a criatividade de todos os intervenientes, tendo os alunos da turma AV1 do 11.º ano de escolaridade arrecadado os 1.º, 2.º e 3.º prémios no referido concurso. O logótipo vencedor, criado pela aluna Sara Ferreira do 10.º AV1, foi escolhido para representar o nosso Projeto eTwinning.

Um grupo de alunos da turma CT2 do 11.º ano de escolaridade recorreu ao Minecraft para criar, em parceria com os seus pares europeus, modelos de smart cities, onde não faltam edifícios inteligentes, painéis solares, energias renováveis e  infraestruturas amigas do ambiente.

Entre outras atividades, salientamos ainda a videoconferência, entre alunos do 11.º LH1 e da Holanda, que decorreu na aula de Inglês, no dia 19 de janeiro de 2021, com recurso à plataforma Microsoft Teams.

Aguardamos, por isso, com expetativa o resultado da Candidatura à Competição: “A Europa na Escola” e, posteriormente, ao Selo Nacional de Qualidade eTwinning.

Agradecemos mais uma vez a todos os alunos participantes, que estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

Podem obter mais informações através do link público de acesso ao twinspace do projeto aqui

A Coordenadora e Mentora do Projeto eTwinning do Agrupamento

Lina Pereira

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Trabalhos de alunos submetidos à Junior Achievement Portugal no âmbito de um protocolo de colaboração

“O ser empreendedor é muito mais do que se afirmar como tal! O ser empreendedor é muito mais do que ser idiota! O ser empreendedor é algo com que se nasce!”

Tomás Câmara Pestana

A Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos, criada em novembro de 2005. É a congénere portuguesa da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo. 

A Junior Achievement Portugal (JA Portugal) inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade. Foi neste sentido, que foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a EBSGB e a JA Portugal, com vista a dinamizar atividades orientadas pela entidade e os alunos dos Cursos Profissionais Técnicos, de Turismo (2.º e 3.º anos) e Informática-Sistemas (3.º ano). Cientes que o mercado de trabalho valoriza o pensamento analítico, a inovação, a aprendizagem ativa, a resolução de problemas, o pensamento crítico e a análise e a criatividade, os alunos desenvolveram projetos de criação de um novo produto e, assim, aumentaram as suas qualificações numa relação estreita com a JA e os professores envolvidos.

O sucesso acompanha os nossos alunos…

Pode ver alguns dos trabalhos submetidos pelos alunos à Junior Achievement Portugal clicando nos Links abaixo:

Vídeo 1; Vídeo 2; Vídeo 3; Vídeo 4; Vídeo 5

Importante – Exames e PEF’s 2021

Informações Gerais sobre os Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico e Secundário disponível aqui

Toda a Informação está disponível aqui

Violação dos Direitos dos Animais no Turismo

No âmbito do tema de Cidadania, violação dos direitos dos animais, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo elaboraram cartazes e pequenos documentários para alertarem a população para a violação dos direitos dos animais no Turismo.

A promoção do bem-estar animal e a melhoria da convivência entre animais e seres humanos é um fator determinante numa sociedade evoluída.

Muitos dos viajantes que participam em atividades com animais, não têm ideia do sofrimento que está por detrás daquela atração e, simplesmente, querem conhecer e explorar um pouco mais de perto a vida animal.

Quando desenvolvido de forma responsável e sustentável, o Turismo, pode ser benéfico para o ambiente e para a natureza. No caso dos animais, o lucro proveniente de certo tipo de atividades pode ajudar reservas e parques naturais a preservarem e protegerem algumas espécies.

Por outro lado, algumas atividades e atrações turísticas, que envolvem animais, são vistas única e exclusivamente como fonte de rendimento, fazendo com que os animais sejam considerados o meio para o sucesso e a sua liberdade e qualidade de vida sejam colocadas em causa.

Respeitar a fauna é um dos pilares do Turismo Responsável e Sustentável!

Blue & Yellow Animal Cruelty Awareness Rights Poster

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Veja um pequeno filme aqui

Regresso à Escola…..

Regresso à Escola……

Obrigado caros professores,

Obrigado caros alunos

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