Jul 30

O Agrupamento recebe Selo Nacional de Qualidade

Selo-BSelo-A

Mais uma vez o nosso Agrupamento foi distinguido com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning, reconhecendo assim o excelente trabalho realizado pelas professoras de Inglês e de Desenho A e dos respetivos alunos das turmas 8.º 8.ª e 10.º AV1, no âmbito do projeto eTwinning “Forget me not – build memories from buildings”.

Para visualizar os trabalhos apresentados, clique aqui

O referido projeto insere-se na temática do Ano Europeu do Património Cultural 2018 e teve como objetivo principal promover, proteger e valorizar o Património local, nacional e europeu, assim como desenvolver as competências de comunicação, de criatividade, de colaboração e digitais. Foi neste contexto, que as turmas desenvolveram as suas atividades colaborativas, em parceria com escolas da Alemanha, Grécia, Itália e Lituânia e participaram no Concurso Europeu para as escolas, promovido pelo Ministério da Educação e pelo Serviço de Apoio eTwinning da Alemanha.

O projeto foi desenvolvido na plataforma eTwinning, onde os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores e bibliotecários) podem trabalhar colaborativamente com os seus alunos. Alguns produtos finais foram divulgados numa imagem interativa 3D, através do link divulgado aqui

O nosso reconhecido obrigado ao Serviço Nacional de Apoio eTwinning pela atribuição desta distinção ao Agrupamento de Escolas D. Maria II.

Veja as fotos aqui

Jul 25

Sinalética na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Integrada no Projeto Intercultural do Agrupamento, projeto “Encontro”, e no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, os alunos do 12.º ano AV1 delinearam e desenvolveram a ideia de uma sinalética para aplicar no pátio da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, durante o ano letivo.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, através das suas escolas, recebe, todos os anos, alunos das mais diversas origens o que faz dele um Agrupamento “Inclusivo”. Assim, entendeu-se haver a necessidade de objetivar uma forma de bem-receber estes alunos.

Durante o desenvolvimento deste projeto, tornou-se clara a impossibilidade dos alunos realizarem este trabalho na íntegra, já que teriam de manusear materiais que ofereciam alguma perigosidade para a saúde, por serem tóxicos. Este entrave forçou-nos a encontrar uma solução, sem perder de vista esta proposta. Assim, os professores de Artes, Celeste Gonçalinho e António Silvano, realizaram a parte final da pintura: uma faixa azul sobre a qual foram pintadas a palavra bem-vindo em diversos idiomas.

Este trabalho foi complexo devido à irregularidade do piso e ainda às más condições atmosféricas do sol e do vento intensos. Porém, foi um desafio interessante e motivador.

Veja as fotos aqui

Jul 23

“Scriptum in Petris”

Capa_Scriptum

Scriptum in Petris é a mais recente obra sobre Calçada Portuguesa, do Escritor, Designer e Doutorando Ernesto Matos. Esta obra, de grande qualidade gráfica, reúne a sensibilidade artística, poética e filosófica de participantes de faixas etárias muito diversificadas.

Participaram neste livro sete alunos do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais (12.º Ano AV1), do Agrupamento de Escolas D. Maria II: Ana Marcelo, André Peixoto, Denis Tutas, Cristina Batula, João Feio, Joana Valente e Pedro Ribeiro, bem como a respetiva professora de Oficina de Artes e Diretora de Turma, Celeste Duarte.

A participação no livro realizou-se no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, tendo sido um projeto que passou por quatro fases: planeamento, desenho de análise a grafite duma pedra de calçada, ilustração da ideia transmitida pela pedra e, por fim, um pequeno poema alusivo à pedra.

Na passada quinta-feira, dia 19/07, o autor do livro deslocou-se à Escola Sede do Agrupamento, Escola Básica e Secundária de Gama Barros, para oferecer um exemplar da referida publicação a cada aluno, ao Senhor Diretor, à professora da disciplina e à Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.

Durante o momento de entrega de livros, o Senhor Diretor elogiou o trabalho de todos os participantes envolvidos no projeto e agradeceu a oportunidade dada aos alunos de poderem ver publicados os seus desenhos, perfeitamente conjugados com os seus inspirados poemas. O autor da obra fez, entretanto, uma breve análise desta sua publicação, tendo sido visível o seu sentimento de realização, harmoniosamente completado com a alegria manifestada por todos os presentes no evento: Diretor do Agrupamento, alunos, Diretora de Turma e professora da disciplina, Encarregadas de Educação presentes e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento.

Tendo presente a consciência da importância das oportunidades proporcionadas nas escolas, salienta-se o facto de este tipo de iniciativas ter um impacto positivo na autoestima dos alunos, já que se tratam de atividades que catapultam para a posterioridade a marca, o testemunho e o “cartão de identidade” de cada pessoa, na sua peculiar individualidade.

Os alunos foram sensibilizados para a grandeza e para o valor desta oportunidade que lhes foi disponibilizada e mostraram sentirem-se gratos/gratificados pelo facto de, com o consentimento dos respetivos Encarregados de Educação, terem aceite participar, sabendo, assim, dar o valor à referida iniciativa. No final, revelaram orgulho pelo seu trabalho e por terem merecido esta original /especial/particular distinção.

Entre outros autores participantes, destaca-se António Correia, poeta, contista, cronista, e romancista, que foi membro do Conselho Consultivo do Governo de Macau e Deputado à Assembleia Legislativa do mesmo país. Esta figura de destaque foi agraciada, em 15/09/2000, com a Ordem de Mérito, no Grau de Grande-Oficial, pelo então Presidente da República Portuguesa.

Apresentamos o nosso reconhecido agradecimento ao autor Ernesto Matos, aos alunos e aos seus Encarregados de Educação, aos quais, neste ano terminal do Ensino Secundário, se formulam sinceros votos das maiores felicidades.

Poderá ver os trabalhos dos alunos aqui

Veja as fotos aqui

Jul 19

6.º Ano – Manuais Escolares

Está disponível a lista atualizada dos manuais escolares para o 6.º ano.

Para consultar, clique aqui

Jul 18

Alteração do Calendário dos Exames e Provas do Ensino Secundário – 2.ª Fase

Divulgação do Novo Calendário dos Exames e Provas do Ensino Secundário

Para consultar, clique aqui

Jul 18

Calendário da Componente Oral de Línguas Estrangeiras – 2.ª Fase

Divulgação do Calendário da Componente Oral de línguas Estrangeiras do Ensino Secundário – 2.ª fase

Para consultar, clique aqui

Jul 06

Desporto Escolar – Escola Básica e Secundária de Gama Barros no Pódio

Desporto Escolar

A nossa escola está de parabéns!

Após 47 anos de existência, também a nível desportivo, o nome da nossa Escola passará a fazer parte da restrita elite de escolas que orgulhosamente inscrevem o seu nome na lista de topo das classificações, dos Campeonatos Nacionais Escolares das diferentes modalidades, sendo o evento desportivo mais importante a nível nacional, onde só chegam as melhores equipas, representando as suas Escolas.

Para saber mais, clique aqui

Jul 05

Visita do escritor/ilustrador Pedro Seromenho

No dia 15 de junho, o jardim de infância Cacém n.º 1, recebeu a visita do escritor/ilustrador Pedro Seromenho. Rapidamente a sala encheu-se de olhares atentos e de sonhos percorridos pelas obras “Porque é que os animais não conduzem?”, “A Cidade que queria viver no campo”, “A fuga da ervilha”, “O palhaço avaria”, entre outras.

Com uma caneta “mágica”, Pedro Seromenho, ilustrou com estrelinhas, encantou os corações de todos e deliciou-nos com a leitura das suas histórias.

No final, tivemos o prazer de ver os nossos livros ilustrados e autografados para mais tarde recordarmos este maravilhoso momento.

Veja as fotos aqui

Jul 05

“Lendas de Sintra” em Vale Mourão

No dia 11 de maio as turmas do 3.º ano da escola de Vale Mourão assistiram e participaram nas “Lendas de Sintra” – Estórias para Todos.

Nesta atividade foram ouvidas as lendas: “Lenda do Palácio Nacional de Sintra”, “Lenda de Seteais” e a “Lenda do Cabo da Roca”. Os alunos interagiram representando algumas das personagens das próprias lendas: aia, criados, cavaleiros, mouros, bruxas, ovelhas, menino,…

A atividade decorreu no ginásio da escola. A opinião geral foi bastante satisfatória como se pode ler nalgumas das respostas:

“-Foi muito engraçado e alegre, principalmente a personagem da aia que a nossa colega representou muito bem e de forma divertida.” (João)

 “- Foi um espanto.” (Maria).

veja as fotos aqui

Jul 05

Festa de encerramento do ano letivo

O ano letivo chegou ao fim!

Percorrer um ano letivo, repleto de momentos inesquecíveis, de novas e de múltiplas aprendizagens, merece uma festa. No passado dia 22 de junho, no jardim de infância Cacém n.º 1 celebrou-se o encerramento do ano letivo, num ambiente de muita animação.

Educadoras de infância, assistentes operacionais, crianças, professores de música, e monitoras da AAAF prepararam momentos deliciosos para apresentarem às famílias. Os finalistas receberam um diploma para recordarem esta etapa das suas vidas. Essa tarde oscilou entre a lágrima no canto do olho e o coração sorridente, entre a saudade, que já se faz sentir, e o encanto de crescer. No final houve um lanche partilhado, que serviu para adoçar ainda mais este dia.

 Agora vai ser tempo de ir à praia, de visitar os familiares e de umas merecidas férias!

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 9612345...102030...Fim»