Jun 24

A família na escola

Dia 15 do mês de junho, sob a orientação da professora Ana Paula Luz e a participação das professoras Ana Colaço e Elsa Barreto esteve na nossa escola a Encarregada de Educação da aluna do Curso Profissional de Turismo, Beatriz Silva, com a finalidade de ser entrevistada pelos alunos, uma vez que exerce a sua profissão na área do Turismo.

Esta atividade permitiu estabeler a ligação entre escola-família e serviu para responder a dúvidas dos discentes e globalizar as diferentes funções que poderão desempenhar no futuro aquando inseridos no mercado de trabalho. Permitiu  aos alunos um contacto direto e simulatório de uma entrevista e colocar em prática algumas técnicas  anteriormente aprendidas nas aulas.

A ação possibilitou diversificar as aprendizagens, tendo como foco o “saber fazer”, essencial num curso profissional, ao mesmo tempo que desenvolveu competências no âmbito da informação e comunicação.

A área de Turismo possui um forte desejo e campos de atuação diversificados e a participação da Encarregada de Educação consolidou a ideia que o Curso de Turismo tem como principal objetivo a organização, o planeamento, a promoção e a divulgação de eventos, viagens e atividades de negócios e lazer. Referiu que os jovens devem estar preparados para atuar em agências de viagem e hotelaria, além de existir a possibilidade de fazerem planeamentos turísticos e promover eventos. A ideia de que “o sonho comanda a vida” ficou retida na mente dos jovens aquando do seu testemunho do percurso de vida, na profissão que abraçou e que, como referiu, pretende sempre diversificar as áreas de atuação.

Os objetivos foram amplamente atingidos, tendo os alunos participado de forma motivada e ordenada e o seu comportamento alvo de elogio  por parte da encarregada de educação e das professoras presentes.

Veja as fotos aqui

Jun 18

Provas Finais/Exames Nacionais e respetivos Critérios de Correção

Os enunciados e critérios de correção das Provas Finais e dos Exames Nacionais encontram-se disponíveis para consulta na página do IAVE.

Para aceder à página do IAVE, clique aqui

Jun 15

Formação em Contexto de Trabalho

Hoje, foi o início de uma nova aventura para 11 alunos do segundo ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. Iniciaram mais uma etapa da sua vida académica e profissional – a formação em contexto de trabalho em meio hospitalar.

Esta componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, de 220 horas, tem como principal objetivo desenvolver novas competências nos alunos formandos e consolidar as adquiridas em contexto escolar, através da realização de atividades essenciais ao exercício profissional.

Bem cedo os alunos reuniram- se com as professoras orientadoras no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE e, pouco a pouco, foram encaminhados  para os diversos serviços, onde vão estar em contato com as equipas médicas e de enfermagem, para  desenvolverem e demonstrarem as suas competências como futuros técnicos auxiliares de saúde.

Veja as fotos aqui

Jun 14

FESTA DA FAMÍLIA

No dia 16 de maio, como já é tradição, o Jardim de Infância Cacém n.º 1 festejou o dia da Família/ Eco- Escolas.

Num belo dia de primavera, as crianças e as suas famílias puderam usufruir de diversos ateliers: decoração de molduras com colagem; plantações; desenho com giz na parede e com canetas de feltro em painel vertical; um espaço com bolos e sumos; quermesse; música e, ainda, a tradicional foto de família.

Contámos ainda com a animação do palhaço Batatolas, contributo de uma encarregada de educação,….QUE MUITO ANIMOU A FESTA!

Foi uma manhã muito agradável e enriquecedora de convívio para toda a comunidade escolar!

Veja as fotos aqui

Jun 14

Árvore de Natal – Reino de Natal

O Jardim de Infância Cacém n.º 1 conquistou o 1.º lugar no concurso de decoração da árvore solidária do Reino de Natal, em Sintra, com material de desperdício. Esta atividade foi promovida pela C.M.S. em parceria com o Jumbo/Sintra.

Dia 3 de Junho realizou-se a entrega do prémio, que muito nos orgulhou!

Contámos com a presença de representantes da Câmara Municipal de Sintra e do hipermercado Jumbo, bem como do nosso Diretor e da sua adjunta professora Maria João.

Tivemos, ainda, a presença do Rick e do Rock para alegria de todas as crianças do jardim-de-infância.

Agradecemos a todas as famílias que contribuíram para que a nossa árvore fosse, realmente, solidária.

Veja as fotos aqui

Jun 14

PROJETO DE CIÊNCIAS – O Jardim de Infância Cacém n.º 1 desenvolveu, ao longo de todo ao ano letivo, um projeto de ciências intitulado: “Porque é que aconteceu?”.

Este projeto visou desenvolver a curiosidade e o pensamento científico nas crianças desde a idade pré-escolar.

Foram dinamizadas atividades/experiências nas 4 salas do jardim-de-infância. Em colaboração com a professora Angelina Fortes, que leciona Físico-Química na Escola Básica e Secundária Gama Barros, realizou-se uma experiência sobre luz e sombras.

Com a professora Teresa Lopes, as crianças deslocaram-se a uma sala da EBSGB e observaram seres vivos em microscópios e em lupas. A professora Teresa contou com a colaboração das professoras Angelina e Isabel.

Ainda, neste âmbito, foi realizada uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra.

Veja as fotos aqui

Jun 14

Eco-código da EBSGB

Cartaz ,realizado pelos alunos do 6.º 8.ª,. que irá para concurso a nível nacional.

ECOPara visualizar o Eco-código, clique aqui

Jun 14

Projeto “Agrupamento Escola Saudável”

O nosso projeto “Agrupamento Escola Saudável” recomenda vivamente, a alunos (adultos ou jovens), docentes, não docentes, pais e técnicos, o curso: “Coma melhor, poupe mais”.

Agradecemos que, até ao início  do próximo ano letivo, nos façam chegar uma cópia do certificado obtido pela conclusão do curso.

Bom curso!

Podem fazer a inscrição e a frequência clicando aqui

Curso “Coma melhor, poupe mais”

Em tempos de crise, manter uma alimentação com qualidade pode tornar-se mais difícil.  Nestes momentos,  o conhecimento é fundamental para se comer de forma saudável, equilibrada e segura, gastando menos do que se pensa. No dia 20 de junho 2016 é lançado o Curso on-line “Coma melhor, poupe mais”.

Este tipo de curso (MOOC) foi desenvolvido pela Universidade do Porto, em parceria com a Direção-Geral da Saúde  e a unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital.  É dirigido à população em geral, utiliza uma linguagem muito simples e acessível, é gratuito e tem a duração de quatro semanas. Conta entre outros convidados com a colaboração do prestigiado Chef. Hernâni Ermida e pode ser acompanhado em qualquer parte do país ou em qualquer outro local deste que tenha acesso à internet.

O MOOC irá apresentar, através de uma série de materiais (vídeos, textos de apoio, leituras complementares e animações), um conjunto de conceitos e ideias práticas com o objetivo de demonstrar que é possível comer de forma saudável e ao mesmo tempo económica.

O registo e a inscrição são gratuitos.

Jun 13

Festas de final de ano letivo

Terminou mais um ano letivo!

- Passou rápido – dizem os alunos, os pais, os professores e os assistentes operacionais.

O dia foi assinalado de forma alegre, divertida e colorida em todas escolas e no jardim-de-infância do Agrupamento.

Para recordarmos o dia realizámos um pequeno, mas significativo, registo fotográfico.

Veja as fotos aqui

Jun 10

Projeto Eco Escola – Floreiras

Para ver a reportagem, clique aqui

Pagina 1 of 5212345...102030...Fim»