Jul 25

Informação sobre resistência aos antimicrobianos

microO Projeto Agrupamento Escola Saudável informa que no âmbito do novo plano de ação para combater a resistência aos antimicrobianos (RAM), uma ameaça crescente que é responsável por 25.000 mortes e 1,5 mil milhões de prejuízos económicos na UE todos os anos, a Comissão Europeia divulga um novo vídeo informativo. Para ver o vídeo clique aqui

O aumento da RAM deve-se a vários fatores, entre os quais a utilização excessiva e inadequada de antibióticos nos seres humanos, ao uso veterinário excessivo  de antibióticos na produção animal, entre outros.

A falta de conhecimento continua a ser um fator fundamental:

  • 57 % dos europeus não sabem que os antibióticos são ineficazes contra os vírus;
  • 44 % não sabem que são ineficazes contra as constipações e a gripe.

(Fonte: Eurobarómetro, junho de 2016)

O vídeo agora produzido pretende sensibilizar o público para um conhecimento informado sobre a RAM e dar a conhecer o Plano de Ação para Combater a Resistência aos Antimicrobianos.

Para mais informações consulte o microsite do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), clicando aqui

Jul 19

Prémios no concurso Atividades Criativas da Geração Depositrão 2017

O JI Cacém n.º 1 e a EBSGB, duas das escolas do Agrupamento D. Maria II, foram premiados no concurso Atividades Criativas da Geração Depositrão 2017 (T-shirts Geração Depositrão e Reportagem REEE, respetivamente).

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão  visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores. Nesta 9.ª edição da Geração Depositrão desafiaram-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida e a participarem num conjunto de desafios incluídos nas atividades criativas.

Premio1Premio2Pode consultar os Premiados Geração Depositrão 2017 Atividades Criativas clicando aqui.

Jul 19

Divulgação do site “Não à Diabetes”

Diabetes

O Projeto “Agrupamento Escola Saudável” convida a visitar e a divulgar o site “Não à Diabetes”, aquiou o site do Serviço Nacional de Saúde, aqui, registar-se, entrar em SIGA e RSP/Calculadora de Risco e preencher o respetivo questionário sobre a diabetes tipo 2.

Jul 08

O nosso Agrupamento ganhou o Prémio “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho

No passado dia 30 de junho, em Coimbra, o projeto Caixa Sismológica, coordenado pela educadora Diva Carvalho, obteve o 1.º prémio no escalão Educação Pré-Escolar.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença dos Exmos. senhores Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ministro da Educação e Presidente da República.

2

Jul 04

Matrículas – Cursos EFA – Básico e Secundário (Noturno)

EFA1

Estão já decorrer as matrículas para os Cursos EFA – Básico e Secundário que se iniciam em setembro de 2017

Para mais informações, clique aqui

Jun 28

A EBSGBarros na página da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

“O conhecimento científico ganha muito quando temos a capacidade para ouvir os não cientistas”

Faculdade

Incrível. Inesquecível. Extraordinário. Educacional. Inovador. Interessante. Instrutivo. Estes são alguns dos adjetivos usados pelos alunos da Escola Secundária de Gama Barros, no Cacém, para descrever a experiência que tiveram com “A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem”.

No vídeo de cinco minutos os estudantes explicaram de forma simples e com recurso a curtas animações científicas os processos associados à existência da maior onda surfada em todo o mundo.

Para os jovens foi uma experiência única. Nunca tinham feito nada assim e foi especialmente cativante pois foram os próprios a explicar a formação da onda. Todos consideram o projeto “brutal” e a família e os amigos enchem-se de orgulho. “Conseguimos ser levados a sério apesar de sermos tão novos”, dizem.

Ao aprenderem uns com os outros, reforçaram o espírito de equipa. Conheceram a Nazaré e viram de perto a onda. Mais tarde quiseram assistir à prova de doutoramento de Mafalda Carapuço, quiseram apoiar. Para eles, a cientista é uma verdadeira inspiração.

Ainda hoje o vídeo “A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem” é tema de conversa. O desafio deste projeto surgiu de forma espontânea. O doutoramento em Geologia de Mafalda Carapuço teve como tema as praias, a sua grande paixão e não se pode falar de praias sem falar de ondas. A primeira apresentação sobre o tema aconteceu num Dia Aberto na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Mafalda Carapuço contou a história da onda da Nazaré de forma muito simples. A partir daí começaram a ter vários pedidos para falar sobre a onda da Nazaré em diferentes contextos. O professor Rui Taborda, um dos orientadores de Mafalda Carapuço, sugeriu que fizessem um filme. Mafalda Carapuço já tinha estado na Escola Secundária de Gama Barros, a convite do professor Adérito Cunha. Como os alunos mostraram imenso interesse pela onda da Nazaré, a escolha foi simples e assim nasceu o filme financiado pelos EEA Grants.

Sandra Lobo, uma das professoras daquela escola, por sinal formada em Ciências, refere que entre os jovens e a cientista criou-se uma relação de encantamento. “Nós aprendemos muito com a Mafalda… A Mafalda marcou-nos… Criaram-se laços e os alunos sentiram-se parte do processo. Houve partilha e este projeto foi um contributo fantástico para a auto estima destes jovens”, conta referindo ainda que o ponto alto foram as filmagens. “Foi um sonho tornado realidade. Uniu alunos, professores e investigadores”, conclui.

Quem também concorda com Sandra Lobo é a colega Lúcia Jorge, outra professora daquela escola e igualmente antiga estudante desta faculdade, referindo que os estudantes que participaram no filme treinaram em casa. No final alguns pais agradeceram.

Mafalda Carapuço sente-se rica com a experiência. “O conhecimento científico ganha muito quando temos a capacidade para ouvir os não cientistas”, diz. Segundo a investigadora os alunos foram uma parte ativa, comentaram o guião e além disso participaram na divulgação de resultados, em encontros científicos, como foi o caso de escola de verão ocorrida na Faculdade, na qual falaram do projeto em inglês e responderam a questões.

“Seja em ciência ou naquilo que quiserem, a dedicação deles superou as expetativas (…) foram eles que deram o mote para que tudo acontecesse.”

Mafalda Carapuço

Para aceder à página da faculdade , clique aqui

Para ver o vídeo, clique aqui

Para saber quais os alunos participantes, clique aqui

Jun 28

Caixa Sismológica – Prémio Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho

O projeto Caixa Sismológica, coordenado pela educadora Diva Carvalho, foi selecionado para estar presente na Mostra Nacional que vai decorrer em Coimbra dias 29 e 30 de junho.

Serão ao todo 100 projetos em exposição, com vista à atribuição dos prémios finais.

O Agrupamento prepara-se para deixar marca no júri nacional, que visitará os stands no dia 30 fazendo-se acompanhar do senhor Primeiro-Ministro e do senhor Presidente da República.

Vamos aprender, brincando com a Ciência!

Veja as fotos aqui

Jun 28

Projeto “Em Contacto” do curso PTAS

CV

Com este projeto, após a conclusão do curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (PTAS), os formandos podem manter-se em contacto com a Direção do Curso, nomeadamente por telefone, email e pessoalmente, para ajuda na elaboração do Curriculum Vitae, das cartas de apresentação e para a preparação de entrevistas.

Jun 18

ECO-CÓDIGO 2017

Cartaz Eco-Codigo 2017

 

Para aceder à Memória Descritiva, clique aqui

Para conhecer o Eco-Código 2016-2017, clique aqui

Jun 18

3.ª edição do MOOC “Coma melhor, poupe mais” – Inscrições abertas

MOOCO Projeto Agrupamento Escola Saudável comunica que estão abertas as inscrições para a 3.ª edição do MOOC “Coma melhor, poupe mais”. Desenvolvido pela Universidade do Porto, em parceria com a Direção-Geral da Saúde/Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e a unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital, o curso tem como público-alvo a população em geral e, utilizando uma linguagem simples e acessível, aborda um conjunto de conceitos básicos e ideias práticas que demonstram que é possível comer de forma saudável e económica.

O MOOC tem início no dia 29 de junho 2017 e tem a duração de 4 semanas.

O registo e a inscrição são gratuitos.

Para participar, terá primeiro de fazer o registo e depois inscrever-se no curso. Para isso, clique aqui

Pagina 1 of 7512345...102030...Fim»