Out 17

Comemoração do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza

PobrezaNesta terça-feira, dia 17 de outubro, começamos a comemoração do Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, no nosso Agrupamento.

Participa!

Out 16

A chegada ao Jardim de Infância Cacém n.º 1

No dia 13 de setembro de 2017 o portão do Jardim de Infância Cacém n.º 1 abriu para mais um ano de vivências mágicas. Para algumas crianças foi o voltar ao espaço já conhecido, ao encontro dos amigos. Para outras, foi o pisar um novo espaço, o descobrir um amigo.

Neste dia todas as crianças de mãos dadas, com os pais, foram recebidas com muito carinho pelas Senhoras Educadoras e Assistentes Operacionais. Houve espaço e tempo para muitos “abraços coloridos”.

Os Pais foram convidados a partilhar este primeiro dia no jardim-de-infância, onde puderam brincar com os filhos e, assim, tivemos “Crianças Felizes”.

Veja as fotos aqui

Out 16

O Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Música na EB1 Ribeiro de Carvalho

Para assinalar o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Musica a EB1Ribeiro de Carvalho convidou a Academia Sénior da ARPIAC, para estar presente na escola.

A professora Susy foi a responsável pela atuação e trouxe consigo, não só elementos da Academia Sénior da ARPIAC, mas também alguns elementos da Paróquia do Cacém e, juntos, animaram e deliciaram os nossos alunos com as suas lindas melodias.

Os nossos alunos também contribuíram e cantaram algumas canções para os idosos presentes. Sem dúvida um momento cheio de ternura e afeto, partilhado entre todos os presentes.

Para que este momento fique guardado na memória de todos os que nos visitaram, os nossos alunos ofereceram-lhes um crachá alusivo ao Dia, com desenhos dos nossos meninos do 1.º ano e uma tela desenhada e pintada também pelos nossos meninos, desta vez do 2.º ano.

Também é destes momentos que se faz a Escola!

Veja as fotos aqui

Out 12

Dia Mundial do Turismo na Gama Barros

No dia 27 de setembro celebrou-se o Dia Mundial do Turismo cuja data começou a ser comemorada em 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Cientes da importância deste setor de atividade para a sociedade portuguesa as professoras Ana Colaço e Elsa Barreto organizaram, com os alunos das 3 turmas da nossa escola, atividades comemorativas deste setor económico que é essencial para o crescimento do nosso país.

O setor do turismo afirma-se como uma das principais atividades exportadoras nacionais e um dos motores da economia nacional, sendo responsável por 11% do PIB. Com o Turismo as receitas globais aumentaram 3,7%, de 2013 para 2014, e 3,9% em 2016. Nesse mesmo ano registaram-se 1.235 milhões de turistas. Mais 46 milhões do que em 2015.

Este sucesso deve-se a um investimento contínuo na qualificação dos profissionais do turismo, que agora começa a dar os seus frutos. Entre os alunos da área de Turismo em Portugal, a taxa de empregabilidade é de 80%.

O Curso Profissional Técnico de Turismo da Escola Básica e Secundária de Gama Barros proporciona uma interajuda entre os alunos dos vários anos. Essa experiência denomina-se Tutoria -A melhor maneira de aprender é ensinar”.

Todas as turmas do Curso de Turismo saem beneficiadas com esta iniciativa, pois desenvolvem a sua capacidade de comunicação, colaboração, resolução de problemas, criatividade e linguagem própria da área.

O contacto entre os jovens potencia as relações entre os alunos mais velhos (tutores) e os alunos do 1.º ano  que, desta forma, partilham o seu conhecimento entre si.

Foi com este espírito que no dia 27 de setembro se realizaram várias atividades ligadas ao turismo, planeadas pelos 2.º e 3.º anos:

- Palestra sobre a importância do Setor Turístico e apresentação dos alunos tutores;

- Rebenta a pergunta – Acertas na pergunta rebentas o balão e ganhas doces!;

- PicToTur – Fotografias com a moldura do Dia Mundial do Turismo (DMT);

- Quiz – acerta 5 perguntas e ganhas Pastilhas!;

- FlashMob – dança de grupo;

- Hino de Turismo – canção do curso PTT;

- Caça ao Tesouro – Procura e ganha prémios!;

- Lanche oferta aos alunos do 1.º ano.

Professoras e alunos consideraram o dia muito produtivo, uma vez que permitiu estabelecer laços entre os envolvidos ao mesmo tempo que se desenvolviam conteúdos da História do Turismo e da Animação Turística. A comunidade escolar mostrou-se recetiva e envolveu-se nas atividades, tendo também a unidade de multideficiência da escola assistido e participado nas suas instalações, na dança planeada pelo Curso Profissional de Turismo.

Notícia elaborada por:

Bruna Fonseca; Diogo Martins; Eduardo Manha; Gonçalo Vaqueirinho; Nina Timbuc, Rúben Dias e Yola Nunes ( 2º PTT)

Veja as fotos aqui

Out 09

“A Terra Treme”

Terra_Treme(clicar na imagem)

Para mais informações, clique aqui

Out 09

“Dia Mundial da Alimentação”

DMA_16OUT_v2Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

A FAO definiu como tema do Dia Mundial da Alimentação 2017:​ ​

“Mud​ar​ o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”

 Neste dia ​e nos seguintes,​ ​iremos realizar muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, no nosso Agrupamento.

​​​Participe!​

Para consultar as atividades que se irão realizar em cada uma das escolas do agrupamento, basta clicar no nome de cada uma delas

 Escola Básica e Secundária de Gama Barros

EB1 Ribeiro de Carvalho

EB1 N.1 do Cacém

EB1/JI de Vale Mourão

JI Cacém N.1

Out 08

Seminário do Dia Europeu das Línguas

Seminario-linguasO Agrupamento de Escolas D. Maria II participou no Seminário do Dia Europeu das Línguas, dinamizado pela Dra. Teresa Moncada do Programa Erasmus+, que decorreu no dia 26 de setembro, no Auditório do British Council. No âmbito da disseminação de boas práticas, a professora Lina Pereira, Coordenadora do Projeto eTwinning:”e-Mag Season 2: travel guide through Europe”, premiado com o Selo Europeu para as Línguas em 2014, divulgou o referido projeto e o guia de viagem multilingue elaborado com os alunos da turma LH2 do 10.º ano. Participaram também no Seminário o Dr. João Borrego, do Projeto PPT – Português para todos da INOVINTER e as Coordenadoras do Europass – Passaporte de Línguas.O “travel guide through Europe” é o resultado de um trabalho colaborativo entre 14 escolas europeias, que contém palavras e expressões básicas em 14 línguas e tem como objetivo principal promover o multilinguismo e preservar a diversidade linguística europeias.

O link do “Travel guide through Europe” está disponível para consulta aqui

O Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos, no nosso Agrupamento, através de atividades variadas: intercâmbio de postais e marcadores de livros, elaboração de livros de histórias multilingues ou banda desenhada criados pelos alunos.

Set 25

Contratação de Escola 2017-2018

Lista Ordenada Final dos Candidatos

Horário n.º 18 – Grupo de Recrutamento: 500 – Matemática

Para consulta do documento, clique aqui

Set 22

Contratação de Escola 2017-2018

Lista Ordenada Final dos Candidatos

Horário n.º 19 – Grupo de Recrutamento: 290 – Educação Moral e Religiosa Católica

Para consulta do documento, clique aqui

Set 21

Dia Internacional da Paz

Dia PazNo dia 21 de setembro celebra-se o Dia Internacional da Paz, instituído em 1981 pela Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de paz no mundo.

O ACM (Alto Comissariado para as Migrações) e o Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso assinalam o Dia Internacional da Paz, celebrado a 21 de setembro, com a iniciativa #FénaPaz #21setembro #DiadaPaz. São 11 testemunhos de jovens de 8 comunidades religiosas sobre o contributo da religião e dos crentes para a Paz.

Celebre connosco! Aceda ao vídeo aqui, e partilhe-o através da nossa página de Facebook aqui.

Divulgue também os hashtags: #FénaPaz #21setembro #DiadaPaz

Pagina 1 of 7612345...102030...Fim»