Mar 23

A importância do sono e outros factores

“O sono é para o indivíduo o mesmo que dar corda ao relógio.”

Arthur Schopenhauer

No dia 16 de março, decorreu, no auditório da escola sede do nosso agrupamento, uma palestra sobre a importância do sono, de uma alimentação saudável e higiene, para os nossos alunos.

A palestra foi organizada pela professora Angelina Fortes, do Grupo de Recrutamento 510, em colaboração com a equipa do Projeto Educação Para a Saúde, professoras Filipa Macedo e Isabel Dumiense, do Grupo de Recrutamento 520.

Dinamizaram a palestra o enfermeiro José Cardoso e a psicóloga Helena Portugal, ambos do Centro de Saúde do Olival.

Estiveram presentes pais e encarregados de educação da turma 4.ª do oitavo ano de escolaridade e uma encarregada de educação da turma 3.ª do sexto ano de escolaridade. Foram convidados pais/encarregados de educação de outras turmas do oitavo ano de escolaridade. Também estiveram professores e a senhora Subdiretora, professora Maria do Carmo Passos.

Quanto aos hábitos saudáveis referentes ao sono, recordaram-nos que é necessário:

- horário regular de sono; – rotina na hora de deitar;- quarto sossegado e escuro com temperatura amena; – desligar equipamentos eletrónicos;- evitar bebidas e alimentos estimulantes nas horas que antecedem o sono.

Sobre a questão da alimentação saudável é preciso recordar que devemos:

- evitar o sal;- o açúcar e refrigerantes; – beber água em abundância;- consumir frutas e legumes;- evitar carne em excesso.

Relativamente às questões de higiene, foi realçado a necessidade de:

- banho diário; – importância de mudança de roupa e calçado; – tomar banho depois da aula de Educação Física; – cuidar do cabelo para evitar sujidade, gorduras e células mortas, caspa, piolhos e mau cheiro.

No que concerne às mãos é necessário:

- lavar com frequência; – manter as unhas limpas e aparadas.

Relativamente aos dentes:

- escovar pelo menos duas vezes por dia; – usar o fio dentário diariamente; – utilizar os cheques-dentista que são atribuídos conforme o ano de nascimento dos alunos e permitem o tratamento total da boca de uma forma gratuita.

A saúde mental foi referenciada, destacando-se:

- alterações da relações com os pais; – preocupação com a imagem corporal; – papel do grupo de amigos;- necessidade de mais privacidade;- construção da identidade.

É importante dar atenção aos sinais de alerta:

- isolamento social, ausência de relações próximas com amigos; – alterações significativas na alimentação ou no apetite; – preocupação excessiva com a imagem corporal;- desânimo ou tristeza;- recusa em ir à escola ou registo frequente de faltas; – consumo de álcool ou outras substâncias.

Foi um bom momento para troca de ideias e possível esclarecimento de dúvidas.

A senhora Ana de Melo Vieira, uma das encarregadas de educação do 8.º 4.ª fez a seguinte partilha:

“A convite da professora e Diretora de Turma Angelina Fortes, assistimos a uma palestra sobre a alimentação, sono e higiene. O assunto tratado já era do meu conhecimento. Na minha opinião foi bastante explícito e bem apresentado. O problema do sono e da alimentação é grave para todos, e nós pais temos o dever de ensinar aos nossos filhos, desde pequenos, que uma alimentação equilibrada e um bom sono são essenciais para uma boa saúde, para uma boa aprendizagem e o bem estar na sociedade. Temos de educar os nossos filhos no sentido de os consciencializar que a higiene é fundamental para um aspeto saudável e é uma questão de saúde.”

“Uma boa noite de sono é o primeiro passo para um grande dia.”

Michael Rodrigo Job

Fica registado o agradecimento à disponibilidade dos senhores palestrantes e à dos presentes que, depois dos seus compromissos profissionais, ainda conseguiram um tempo para estarem presentes e participarem.

Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510, Diretora de Turma do 8.º4.ª

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Mar 21

A 16.ª edição do Moche Tour – Agarra a Vida esteve na EBSGB

No primeiro dia de primavera de 2017, num dia ventoso mas repleto de emoções, a comunidade escolar da Escola Sede do Agrupamento presenciou, durante cerca de duas horas, a demonstração de desportos radicais, como o Skate, BMX e Patins em Linha.  O MOCHE TOUR –  Agarra a Vida  vai já na sua 16.ª ediçao a “viajar” pelas escolas de Portugal mostrando, através destes desportos radicais, que é “ possível correr riscos, passar momentos divertidos  com os amigos e sentir a adrenalina de uma forma saudável, sem necessitar de drogas”.

Este  projeto de responsabilidade social, que apela e defende estilos de vida saudáveis sem recurso a substâncias viciantes, premiou frases dos alunos da EBSGB e ainda permitiu que cerca de 100 jovens formandos dos cursos profissionais de informática, saúde e de turismo debatessem a temática dos riscos associados ao consumo de drogas contribuindo, pela consciencialização, para o minimizar dos comportamentos de risco nos jovens.

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Mar 21

As crianças do Jardim de Infância da EB1 Ribeiro de Carvalho foram ao cinema

No dia 16 de Fevereiro fomos ao Festival de Curtas Metragens de Sintra, no Centro Olga Cadaval.

Estávamos tão entusiasmados com a visita de estudo que alguns de nós nem dormimos bem!

Vimos com muita atenção todos os filmes apresentados e desenhámos o nosso preferido!

Queremos repetir a experiência…

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Mar 21

Na EB1 Ribeiro de Carvalho assinalou-se o Dia da Paz e da Não Violência.

No dia 30 de janeiro, a nossa escola assinalou o Dia da Paz e da Não Violência colocando em prática uma das propostas do projeto “Bullying? Aqui Não”, que está a ser desenvolvido com os alunos do 4.ºano, numa parceria com o IAC – Instituto de Apoio à Criança.

Assim, foram os alunos de 4.ºano que dinamizaram as sessões para os colegas. Foi sem dúvida uma atividade muito interessante e com os alunos de 2.º e 3.ºano foi possível estabelecer conversas produtivas, não só sobre a temática da Paz, mas alargando já um pouco para a questão do bullying. Como é evidente, para as turmas da Educação-pré escolar e do 1.ºano a temática foi trabalhada mais no sentido de uma escola de Paz, sem violência.

Foi sem dúvida um dia muito intenso e o resultado do trabalho realizado posteriormente na sala de aula deu origem a vários cartazes que estão expostos no nosso polivalente.

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Mar 21

Crepes de chocolate na UAM. Uma aula diferente!

No dia 10 de fevereiro de 2017, a turma do 4.ºC, da EB1 Ribeiro de Carvalho, foi à Unidade de Multideficiência para fazer crepes com chocolate.

Iniciámos a atividade com a leitura dos ingredientes e colocámo-los, de seguida, na  mesa de trabalho.  Depois, passámos à ação!

Utilizámos a batedeira manual, a qual serviu para juntar os ingredientes, e também estreámos a máquina de crepes. A professora Sara e quatro alunos foram ao supermercado (Minipreço) para comprar chocolate para juntarmos aos crepes. No final provámos os crepes com e sem chocolate.

Estavam deliciosos e o trabalho de equipa foi fantástico!

Em jeito de conclusão podemos afirmar que, no final, os crepes saíram deliciosos. Cozinhámos e também aproveitámos para, numa aula de Português, rever o texto instrucional e, na Matemática, rever as frações, o litro, a circunferência (raio e diâmetro) e as noções de dobro, triplo e de metade.

Notícia elaborada pelos alunos do 4.º C da EB1 Ribeiro de Carvalho

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Mar 19

Tertúlia da Solidariedade

“o olhar triste e cansado procurando alguém

e a gente passa ao seu lado a olhá-lo com desdém

sabes eu acho que todos fogem de ti pra não ver

a imagem da solidão que irão viver

quando forem como tu

um velho sentado num jardim”,

Mafalda Veiga, “Velho”

Nas aulas de Cidadania e Sociedade Atual (CSA), a turma 4.ª do 8.º ano de escolaridade, no decorrer deste ano letivo, tem tratado temáticas imbuídas no espírito dos Direitos Humanos.

Tendo como ponto de partida a letra e música de “Velho” de Mafalda Veiga, os alunos elaboraram um trabalho de pesquisa sobre o abandono dos idosos. Posteriormente, decorreu um debate em aula.

O Dr. Herculano Silva, Presidente da ARPIAC, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Agualva-Cacém, esteve por duas vezes com a turma. Falou-lhes sobre a solidão e como combatê-la, o isolamento e o trabalho levado a cabo com os idosos pela associação nas várias valências existentes e leu um poema de uma poetisa brasileira, Fernanda de Castro.

Ainda tratando a mesma temática, a Irmã Fernanda Caetano, Hospitaleira do Sagrado Coração de Jesus, dinamizou uma atividade prática denominada “Encurtar distâncias”.

O Irmão Vitor Lameiras, provincial da Ordem Hospitaleira de São João de Deus em Portugal, referiu-se à hospitalidade e à cidadania. Deixou uma mensagem: “Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti!”.

O objetivo foi sempre a preocupação para com os idosos, as suas necessidades de afecto, companhia e de partilha. Também se pretendeu desmistificar a ideia de que por se ser idoso já não se é útil, antes pelo contrário, há toda uma experiência de vida, muito importante, que pode e deve ser partilhada com os mais novos.

A professora Maria José Teixeira, da Unidade de Apoio à Multideficiência teve a amabilidade de convidar os religiosos para uma visita à referida Unidade e preparou, com os seus alunos, uma lembrança para os visitantes.

Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510, Diretora de Turma do 8.º 4.ª

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Mar 17

Visita do Exmo. Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, à EB1 Ribeiro de Carvalho

A EB1 Ribeiro de Carvalho, uma das escolas do Agrupamento D. Maria II, recebeu, no dia 13 de março de 2017, a visita do Exmo. Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A visita teve como objetivo assistir a uma ação de campanha eleitoral, realizada pelos alunos, relativa à iniciativa “Miúdos a Votos”, que a Rede de Bibliotecas Escolares está a desenvolver em conjunto com a revista Visão Júnior, com a intenção de eleger os livros favoritos das crianças e dos jovens portugueses.

Neste dia, os nossos alunos ajudaram a valorizar os sucessos alcançados pela iniciativa que contou com 15 462 alunos participantes, na primeira fase. Através da leitura, e de atos plenos de cidadania, os nossos alunos escreveram uma página de sucessos que os ajudarão, mais tarde, a percecionar e a intervir fomentando e promovendo hábitos de participação nas vidas das nossas comunidades.

Para eles um imenso obrigado!

Obrigado a todos pelo envolvimento!

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Mar 16

Contratação de Escola 2016-2017

Lista Ordenada Final dos Candidatos

Horário n.º 33 – Grupo de Recrutamento: 300 – Português

Para consulta do documento, clique aqui

Mar 15

Visita de estudo à Vila de Sintra – 12 de março de 2017

Os Formandos do Curso EFA NS Dupla Certificação – Técnico/a de Informação e Animação Turística – T.I.A.T. 2 da Escola Básica e Secundária de Gama Barros – realizaram esta visita, tendo em conta que o Turismo é uma importante atividade baseada no desenvolvimento sustentado de muitas regiões, a nível nacional, e que o espaço geográfico em que a nossa escola está inserida tem um papel acrescido neste setor.

Assim, é importante um olhar para o turismo do concelho, em particular na forma como as atividades do turismo aí se integram. Nesta perspetiva, os nossos formandos foram elaborar um levantamento das estruturas que servem e são servidas pelos turistas, verificando a sua intervenção no espaço e no ambiente.

Este trabalho será um novo ponto de partida para a progressão da sua formação, com o objetivo imediato de aprenderem o desenvolvimento do turismo de proximidade.

Docente Aldina Sousa

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Mar 15

Visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR COLARES 1

No dia 3 de Março, sexta-feira, o 10.º SE e o 11.º SE foram visitar a ETAR de Colares 1.

À entrada deparámo-nos com um acumulado de contentores. Centenas de contentores depositados ao longo da ETAR com o objetivo de esta se emancipar da SUMA, que na altura fazia a recolha do lixo. Esta atividade irá ser efetuada pelos SMAS, razão pela qual os Ecopontos se encontram armazenados neste local da ETAR.

O primeiro processo que observámos foi a chamada “Obra de Entrada”, que tanto é constituída por uma grelha mecânica como por uma grelha manual. Dá-se a elevação das águas residuais para dois desarenadores gravíticos, que se encontram associados a um canal onde é efetuada a medição do caudal, através de um medidor específico. As areias são removidas a partir da abertura de uma válvula para a caixa de drenagem.

Em seguida, observámos o processo de decantação primária em dois tanques cilíndrico-cónicos. O descarregador periférico é utilizado na entrada das águas residuais. Estes decantadores contêm raspadores de fundo e de superfície. As lamas decantadas são extraídas para uma fossa através da gravidade para, posteriormente, serem vendidas aos agricultores que as utilizarão como fertilizantes naturais, adubando os seus solos agrícolas.

O processo seguinte é realizado em tanques de arejamento. O arejamento é efetuado em tanques de betão. Neste tanque podemos encontrar o medidor de oxigénio que controla a turbina.

Os decantadores secundários são similares aos decantadores primários, mas possuem um raspador de fundo.

O tanque de cloragem foi o próximo processo a assistir onde se injeta cloro na água, de modo a este proceder à oxidação da matéria orgânica e matar as bactérias.

Os digestores anaeróbios têm forma cilíndrica, onde as águas primárias e secundárias permanecem por um período de dois meses.

Por fim, assistimos ao processo de desidratação mecânica de lamas.   A lama, que se encontra em estado líquido, é desidratada com a ajuda de coagulantes. Após este processo, as lamas vão para a caleira e, em seguida, são transferidas para a ETAR.

As lamas são, depois, enviadas para a agricultura.

Notícia elaborada por:

Laura Serrão, n.º 9, 10.º SE

Pedro Silva, n.º 11, 10.º SE

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