Mai 24

Atendimento Psicológico na Sede do IPDJ

cuida-teO Instituto Português do Desporto e da Juventude abre uma valência de atendimento psicológico, dirigido a jovens dos 12 aos 25 anos, gratuito e confidencial, no seu Gabinete de Saúde Juvenil da Sede, no âmbito do “Programa Cuida-te”.

O atendimento, que funciona à 4.ª feira, das 13:00h às 16:00h, pode ser marcado presencialmente, na Loja Ponto JA da Sede do IPDJ, via Linha da Juventude | 800 20 30 50, pelo telefone +351 210 470 000 ou ainda através do e-mail: cuida-te@ipdj.pt.

Mai 23

Obesidade infantil e nos adultos

imageO Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) disponibilizou dois infográficos sobre a obesidade, no âmbito Dia Nacional e Europeu da Obesidade, que se assinala a 19 de maio.

Na população infantil em 2016, das 6745 crianças observadas, 11,7% eram obesas e 30,7% apresentavam excesso de peso (incluindo obesidade). A obesidade foi mais frequente em crianças com 8 anos de idade e o excesso de peso no sexo feminino.

Nos últimos oito anos (2008-2016), verificou-se uma redução de 3,6% na obesidade (15,3% em 2008; 11,7% em 2016) e 7,2% no excesso de peso (incluindo obesidade) (37,9% em 2016 e 30,7% em 2008).

Pode saber mais aqui

Mai 23

O nosso abril azul

O mês de abril é assinalado como o Mês Internacional da Prevenção de Maus-Tratos na Infância. Na EB de Vale Mourão também foi colocado um laço ao peito.

Sensibilizámos as nossas crianças para este tema explicando que há meninos e meninas que não têm uma família ou que, quando a têm, muitas vezes não lhes é dado o amor que merecem receber e que nenhuma criança, independentemente das circunstâncias, deve ser vítima de maus tratos vindos de quem quer que seja.

Contámos a origem da campanha e explicámos que a cor azul do laço não foi escolhida ao acaso. Por detrás da cor existe uma história. Esta campanha do laço azul iniciou-se em 1989 e quem a criou tinha como objetivo sensibilizar para a não violência remetendo o azul para os corpos batidos e as nódoas negras. O azul simbolizava a cor das lesões como uma chamada de atenção constante para a defesa e proteção das crianças vítimas de maus tratos.

Na EB de Vale Mourão, na despedida deste mês, cada menino recebeu um balão azul e, com todos, fez-se um laço humano cheio da cor azul, em sinais de esperança. Esperança, para que todas as crianças sejam felizes e bem tratadas.

Veja as fotos aqui

Mai 23

Dia Internacional da Família

Na linda manhã de 15 de maio, com um sol bem risonho, o Jardim de Infância Cacém n.º 1 recebeu as famílias das crianças para passarem momentos inesquecíveis, ao lado de toda a equipa pedagógica. A equipa pedagógica planeou com muito carinho esta festa para comemorar, mais uma vez, o Dia Internacional da Família. Foi num ambiente acolhedor que as famílias foram recebidas ao som da canção “Gosto muito da minha família” entoada pela pequenada e um fadinho cantado por uma mãe acompanhada, à guitarra, pelo avô.

Seguiu-se o momento do “hastear da bandeira” incluído no Projeto Eco-Escolas e, logo depois, demos as “boas-vindas” ao nosso Sobreirinho.

Durante toda a manhã realizámos, em conjunto, atividades em diversos ateliers dinamizadas pelas educadoras e pelas assistentes operacionais partilhando momentos de afetividade, de proximidade, de harmonia e de carinho.

O desafio, de todos juntos passarmos bons momentos, foi registado com fotografias repletas de sorrisos.

Veja as fotos aqui

Mai 23

A primavera chegou

A primavera chegou e, com ela, algum sol também nos aqueceu o coração.

Os alunos da EB de Vale Mourão, juntamente com as suas famílias, trouxeram maravilhosos trabalhos feitos com materiais recicláveis para com eles enfeitarem vários painéis na escola.

A nossa escola ficou ainda com mais cor!

Veja as fotos aqui

Mai 23

O dia da Poesia

Escrever faz bem e ler também!

Os nossos alunos escreveram poemas que enrolaram com uma fita colorida.

Dois alunos de cada turma foram, com os respetivos professores titulares de turma, oferecê-los a um café do nosso bairro. O objetivo era presentear cada pessoa que bebesse um café com um sabor a poesia e, assim, lembrar a importância que as palavras têm.

Os nossos meninos deram as suas palavras com a esperança de fazer sonhar alguém.

Veja as fotos aqui

Mai 22

A história de alguém que se esquecia das coisas

Em março, a convite da Associação de Pais, a EB de Vale Mourão recebeu a visita da escritora Ana Paula Guerreiro, autora do livro infantil “A Bela Esquecida”.

Os nossos alunos presentearam a escritora com vários desenhos sobre a personagem principal, que ficou de sorriso no rosto quando viu as várias Belas do seu livro a  enfeitaram as paredes do ginásio onde contou a história.

Nós, por cá, gostamos sempre de receber palavras e de oferecer abraços.

veja as fotos aqui

Mai 21

Selo de Prata

O Agrupamento D. Maria II, Sintra, foi premiado com o Selo de ​Segurança Digital de Prata, como reconhecimento do trabalho desenvolvido nesta área.

Mai 19

Campanha de sensibilização do Programa Nacional de Vacinação

Campanha Vacinas

“Vale a pena vacinar!” é o conceito que preside à campanha de sensibilização do Programa Nacional de Vacinação​,​ apresentada pela Direção-Geral da Saúde.

“Não arrisque. Vacine-se a si e aos seus filhos” é o apelo lançado aos cidadãos.

Pode saber mais aqui​

Mai 19

“The Days of the Germanic Languages / Die Tage der Germanistischen Sprachen / Os Dias das Línguas Germânicas”

Mais uma vez, os alunos dos 2.° e 3.° ciclos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros contribuíram e colaboraram nesta iniciativa,  dinamizada pelos professores de Inglês e de Alemão, apresentando uma exposição diversificada,  onde a imaginação e a criatividade proliferaram.

Orientados pelos seus professores,  os alunos realizaram excelentes trabalhos, focando aspetos culturais da Europa Germânica.

Muito obrigada a todos os que colaboraram nesta iniciativa.

Para o ano há mais, com novos projetos e novas ideias!

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 9112345...102030...Fim»