Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2021

Vai realizar-se a edição de 2021 do OPE da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, com a imprescindível colaboração do Conselho Geral, da Direção do Agrupamento, das(os) Diretoras(es) de Turma e das alunas(os) do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Depois das cadeiras e mesas para as salas de aula, dos cacifos e das melhorias nos WC dos pavilhões com salas de aulas, que ganharam as edições anteriores, chegou agora a vez de vencer uma proposta para outra melhoria na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, que o Diretor do Agrupamento irá implementar, tal como as anteriores.

Parabéns a todos os que contribuírem para mais este ganho da nossa Comunidade Educativa.

Professor Adérito Cunha

(O Coordenador Local da Medida)

Contratação de Escola 2020-2021

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 38 – Grupo de Recrutamento 410 – Filosofia

Para consulta do documento, clique aqui

Contratação de Escola 2020-2021

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 37 – Grupo de Recrutamento 320 – Francês

Para consulta do documento, clique aqui

Exposição sobre o Turismo de Saúde e Bem-Estar

O mundo mudou e os critérios para viajar também; as condições dos serviços de saúde de determinado destino vão começar a estar no topo dos critérios de quem viaja, muitos deles com uma vertente que se correlaciona com o ecoturismo e o turismo de natureza, indo ao encontro daquilo que é o atual perfil do turista, que privilegia o sossego e o contacto com a natureza nos seus períodos de lazer. 

Uma mensagem forte sobre a importância do “Turismo de Saúde e Bem-Estar”, associada a fins terapêuticos de equilíbrio psicofísico nesta fase de pandemia, e como reforço da capacidade imunológica, são as estratégias a desenvolver a curto-médio prazo no nosso país.

Na atualidade, a qualidade e a segurança do Turismo de Saúde e Bem-Estar constitui um fator decisivo na escolha de um destino turístico. O Turismo de Saúde e Bem-Estar é um produto turístico composto de grande complexidade, que abrange vários subprodutos: Turismo Médico, Turismo Estético, Talassoterapia, Termalismo, SPAs, Climatismo, Health & Wellness Resorts e Residências Assistidas, com apoio médico e cuidados de saúde.

Foi com base desta temática, que os alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo realizaram uma exposição nas salas E9 e E10, onde habitualmente têm as atividades letivas.

Turismo-1

Picture 1 of 6

Ciclo de Partilhas Escolares | Webinar “Educação Ambiental”

A professora Filipa Silva foi uma das oradoras convidadas a participar no webinar, organizado pelo ISCTE em parceria com a DGE, subordinado ao tema “Educação Ambiental”. O ciclo de partilhas escolares  foi realizado no dia 06 de janeiro, através da plataforma zoom, tendo a docente divulgado alguns trabalhos colaborativos realizados neste âmbito no Agrupamento.

O webinar teve transmissão em direto no YouTube e pode ser visitado aqui

Atividades Desenvolvidas pelos Grupos de Recrutamento de Inglês e de Alemão da EBSGB

Apesar do momento crítico e atípico que temos vindo a vivenciar, os professores e os alunos dos grupos de recrutamento de Inglês e de Alemão, da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, não cruzaram os braços. Adaptaram as atividades que costumavam realizar com os alunos, em que o resultado final era exposto para toda a comunidade educativa, em atividades em contexto de sala de aula e online.

Assim sendo, a fim de comemorar o Halloween, dia 31 de outubro, as professoras do 3.º ciclo do ensino básico proporcionaram aos seus alunos atividades variadas: visionamento de filmes alusivos ao tema, jogos, fichas de trabalho e atividades lúdicas em parceria com a BE/CRE e dinamizadas pela professora bibliotecária, Filomena Lima. Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico, para além das atividades propostas pelas docentes, elaboraram máscaras “assustadoras”, que foram sujeitas a uma avaliação inicial pelas suas professoras, tendo sido selecionadas as melhores. Posteriormente procedeu-se a um concurso, tendo sido atribuídos prémios às quatro melhores máscaras.

Veja as máscaras aqui

No dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos do 12.º ano de escolaridade, turmas LH1 e CT2, apresentaram PowerPoints, na sala de aula, referindo instituições e ativistas de renome que defenderam a liberdade e lutaram pela igualdade e pelos direitos humanos (Harriet Tubman, Rosa Parks, Martim Luther King Jr, Nelson Mandela, Eleanor Roosevelt, etc.). Realizaram ainda trabalhos onde referiram os “30 Artigos constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, cartazes e flyers, que foram expostos num placard, no pavilhão principal, para assinalar o dia.

Dia-Internacional-dos-Direitos-Humanos-5

Picture 1 of 6

Para comemorar a época natalícia, os alunos de todos os ciclos elaboraram cartões e mensagens positivas. Algumas dessas mensagens foram expostas no pavilhão H. Os alunos de Alemão, 10.º ano de escolaridade, turma LH2, decoraram bolas de Natal, com mensagens em Alemão e em Português. A professora de Alemão, Filomena Ferreira, em colaboração com a professora do ensino especial, Maria José Teixeira, montaram uma árvore de Natal com essas mensagens.

Mensagens-de-Natal-3

Picture 1 of 3

Todas as atividades foram realizadas com grande empenho e dedicação por parte de professores e alunos, não deixando de assinalar datas e comemorações importantes, desenvolvendo aspetos culturais em toda a comunidade escolar.

Congresso ERASMUS+ Students´ Meeting

A Escola Básica e Secundária de Gama Barros esteve presente na abertura do congresso ERASMUS+ Students´ Meeting

A professora Filipa Silva foi convidada para fazer a palestra de abertura do congresso Erasmus+Students, organizado pelo Colégio Militar, que decorreu no dia 16 de dezembro.

A professora fez a divulgação do trabalho Sintra, Ciência, Água para uma plateia de seis escolas de vários países europeus.

A notícia do congresso pode ser consultada aqui

Contratação de Escola 2020-2021

Lista Ordenada Final dos Candidatos

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 410 – Filosofia

Para consulta do documento, clique aqui

Contratação de Escola 2020-2021

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 410 – Filosofia

Para consulta do documento, clique aqui

CANDIDATURA ÀS BOLSAS SOCIAIS EPIS 2020

Realizou-se ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro o processo de candidatura e de apuramento para a 10.ª edição das Bolsas Sociais EPIS 2020.

Segundo informação constante do concurso e obedecendo aos critérios do regulamento da 10.ª edição, o júri foi constituído pelo Professor Doutor Pedro Martins, Presidente do Conselho Científico da EPIS, a Dr.ª Mariana Parra da Silva e o Dr. Manuel Louro, da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Dr.ª. Conceição Santos, da Direção de Serviços de Educação da Região Centro (DGEstE), a Dr.ª Filomena Pereira e a Dr.ª Fernanda Croca, da Direção-Geral de Educação, o Dr. Jorge Quintas, da Fundação Amélia de Mello, o Dr. Rui Santos, do Banco Santander, a Dr.ª Fátima Loureiro, Dr.ª Ana Rovisco e Dr. Tiago Silva, do Grupo Jerónimo Martins.

O nosso Agrupamento, após o processo de candidatura, foi distinguido com um prémio, na denominada CATEGORIA 2 – Jovens Especiais Banco Santander – Boas práticas de escolas na promoção da inserção profissional e/ou ocupacional de jovens com necessidades de educação especial através dos Planos Individuais de Transição (PIT).  O júri reconheceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os alunos com Planos Individuais de Transição, entre os 15 e os 18 anos, por forma a serem asseguradas as condições necessárias e suficientes para poderem estagiar em empresas. Foi também reconhecido o objetivo deste projeto que é garantir que os alunos possam adquirir noções de uma atividade profissional, hábitos de trabalho, pontualidade, assiduidade, competências sociais e regras de higiene e segurança no trabalho, como efeito da própria experiência em ambiente de trabalho.

Estamos todos de Parabéns!

Para saber mais sobre a Associação EPIS, clique aqui

Links úteis sobre a EPIS:

Sítio

Facebook

Instagram: #associacaoepis