Out 26

“Dia Global da Dignidade”

A iniciativa “Dia Global da Dignidade” foi criada pelo Príncipe Herdeiro Haakon, da Noruega, pelo professor Pekka Himanen, da Finlândia, e pelo fundador da organização Operation Hope, o americano John Hope Bryant.

Aqui ficam os princípios da dignidade:

1. Todo o ser humano tem o direito a uma vida digna.

2. Uma vida digna significa poder ter a oportunidade de realizar o seu potencial como ser humano, que se baseia na condição de poder ter acesso a um nível humano e aceitável de cuidados de saúde, educação, rendimento e segurança.

3. Dignidade significa ter a liberdade de tomar decisões sobre a sua vida, e ter esse direito respeitado.
4. A dignidade deve ser o princípio básico de todas nossas ações.

5. A nossa dignidade é interdependente da dignidade dos outros.

No dia 21 de outubro decorreu a comemoração do “Dia Global da Dignidade”. O evento foi promovido pela Direção-Geral da Educação e pela Comunidade Global Shapers: uma rede de jovens que impulsionam o diálogo, a ação e a mudança. Com conhecimento de base, uma perspetiva global e ambição de mudar o mundo, os Shapers  enfrentam as questões mais urgentes do tempo atual. Todos os nossos jovens participantes, bem como a professora Fernanda Sousa e a assistente operacional, D. Cristina, tiveram oportunidade de colocar as suas questões, de darem as suas opiniões e de partilharem as suas experiências, no âmbito do tema “Dignidade”, conceito que deve ser levado à prática, e que nos deve unir, hoje e sempre!

Poderá ver algumas imagens do evento aqui

Out 26

Palestra: “Porque é que a terra precisa do espaço?”

No dia 23 de outubro, no âmbito da iniciativa, O Espaço vai à Escola 2020, promovida pela ESERO Portugal, as turmas do 10.º ano CT1 e 10.º ano CT2 assistiram juntamente com as professoras Rosário Cardoso e Alexandra Duarte, à palestra “Porque precisamos do espaço na Terra?”, proferida, em formato digital, pelo investigador Bruno Carvalho da Ilex Space.  

Nesta palestra o investigador falou-nos do impacto que o espaço tem nas nossas vidas, no nosso dia a dia, fazendo um exercício sobre a sustentabilidade da utilização destas novas tecnologias. Refletimos sobre o facto de apesar de não termos bases na Lua nem em Marte, apesar dos sonhos, dos primórdios da corrida ao espaço não se tenham concretizado, o espaço faz efetivamente parte das nossas vidas. Falámos das aplicações mais óbvias, como as comunicações, a navegação ou o mapeamento, bem como das aplicações que movem cadeias de valor sem as quais a nossa economia, ou mesmo a capacidade de sobrevivência, colapsam como a agricultura ou os serviços financeiros. 

Palestra-Terra1

Picture 1 of 6

Out 24

O trabalho de biólogo e a biologia dos tubarões

O Agrupamento aproveitou a disponibilidade de uma bióloga marinha da “Fundação Maio Biodiversidade – FMB”, ONG sediada na ilha do Maio, em Cabo Verde, para levar aos alunos dos cursos de Ciências e Tecnologias a experiência de campo na área da conservação e biodiversidade.

A bióloga marinha Sara Ratão relatou o seu percurso escolar e profissional e desmistificou alguns mitos associados aos tubarões, alertando para as principais ameaças a estes animais.

As sessões terminaram com perguntas e respostas, onde os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas e preocupações.

Bilogia-Tub1

Picture 1 of 4

Out 22

Procedimento concursal de recrutamento para contratação de Psicólogo

LISTA UNITÁRIA DE CANDIDATOS – Horário n.º 23

Para consulta do documento, clique aqui

Out 21

Sessões sobre “O trabalho do Biólogo e a biologia dos tubarões”

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, a bióloga Sara Ratão vem à nossa escola contar a sua experiência profissional na Organização Não Governamental “Fundação Maio Biodiversidade”, sediada na ilha do Maio, em Cabo Verde.

As sessões vão realizar-se nas salas de aula, com o seguinte horário:

5.ª feira, dia 22 outubro, das 14:30h às 15:20h (10.º CT1, Professora Teresa Lopes) e das 15:30h às 16:20h (11.º CT2, Professora Dulce Espinheiro).

6.ª feira, dia 23 outubro, das 13:30h às 14:20h (11.º CT1, Professora Marlene Serras) e das 14:30h às 15:20h (10.º CT2, Professora Alexandra Duarte).

Se ainda não escolheste a tua área profissional, aproveita esta oportunidade para colocares questões e esclareceres dúvidas.

Out 15

Contratação de Escola 2020-2021

Lista Ordenada Final

Horário n.º 18 – Grupo de Recrutamento 530 – Educação Tecnológica

Para consulta do documento, clique aqui

Out 14

Procedimento concursal de recrutamento para contratação de Psicólogo

LISTA UNITÁRIA DE CANDIDATOS

Para consulta do documento, clique aqui

Out 09

Contratação de Escola 2020-2021

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 18 – Grupo de Recrutamento 530 – Educação Tecnológica

Para consulta do documento, clique aqui

Out 09

Contratação de Escola 2020-2021

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 17 – Grupo de Recrutamento 320 – Francês

Para consulta do documento, clique aqui

Out 07

Eco-Agrupamento D. Maria II

Estamos de PARABÉNS!!! 

Pela quinta vez consecutiva o nosso Agrupamento de Escolas é considerado um ECO-AGRUPAMENTO. Somos os únicos, desde a formação dos Agrupamentos de Escolas (há cinco anos) a ter conseguido a obtenção dos galardões em todas as escolas pertencentes ao Agrupamento D. Maria II:

– Escola Básica e Secundária de Gama Barros (sede do Agrupamento);

– EB Ribeiro de Carvalho;

– EB n.º 1 do Cacém;

– JI Cacém n.º 1;

– EB de Vale Mourão.

A nível nacional, o Concelho de Sintra é o município que apresentou, no ano letivo de 2019/2020, um maior número de escolas galardoadas com cinquenta e seis estabelecimentos de ensino, de um total de 1.574 reconhecidos com o galardão da Bandeira Verde.

Neste ano letivo, vamos continuar a desenvolver o Programa Eco-Escolas, trabalhando temas como a Água (flexibilidade curricular do nosso Agrupamento de Escolas), os Resíduos, a Energia, o Ar, os Espaços Exteriores e a Alimentação. São temas que cada um de nós pode incrementar nos diferentes conteúdos programáticos das nossas disciplinas.

No final de outubro, irei representar o nosso Agrupamento de Escolas numa cerimónia de entrega das cinco Bandeiras Verdes e os respetivos certificados, galardões atribuídos às escolas que cumpriram e desenvolveram os sete passos do Programa Eco-Escolas, permitindo a aquisição de competências na Educação Ambiental por parte dos nossos discentes.

Parabéns a toda a comunidade escolar que tem contribuído bastante para o sucesso deste Programa no nosso Eco-Agrupamento.

6 de outubro de 2020   

A Coordenadora do Eco-Escolas do Eco-Agrupamento

 Maria do Rosário Portugal