Abr 24

Duas alunas da EBSGB foram premiadas no concurso 19th Kanagawa Biennial World Children’s Art Exibition Office, no Japão

Duas alunas da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, escola sede do Agrupamento D. Maria II, Ana Margarida G. Rocha do 6.º 4.ª e Inês Filipa A.G. Conceição do 8.° 4.ª, foram premiadas no concurso 19th Kanagawa Biennial World Children’s Art Exibition Office, no Japão.
Estiveram a concurso 24.572 trabalhos provenientes de 87 países.

Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Educação Visual, com a supervisão e colaboração das professoras Celeste Duarte e Ana Caixinha.

Candeeiro3

Abril3

Abr 22

Sessão de sensibilização para os malefícios do tabaco e rastreio aos níveis de monóxido de carbono

Está comprovado que o tabaco, particularmente o seu fumo que comporta mais de 4000 substâncias, aumenta a probabilidade de vários cancros, sobretudo do pulmão e da laringe; aumenta a incidência de problemas cardiovasculares e cerebrovasculares; diminui a fertilidade nas mulheres; amarelece os dedos e os dentes; causa o envelhecimento prematuro, como o envelhecimento da pele, acrescenta o risco de outros cancros, como do esófago, língua e estômago, e diminui a longevidade.

Ainda assim há quem insista em fazê-lo. Terão as pessoas gosto em sofrer?

Duas enfermeiras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em parceria com o Projeto Educação para a Saúde, estiveram na escola sede, com as turmas dos 1.º e 2.º PTAS, no passado dia 20 de abril, para debaterem e explicarem os malefícios que o tabaco tem em crianças e adolescentes que fumem.

Os alunos foram igualmente convidados a fazerem um rastreio dos valores de monóxido de carbono do ar expirado e refletirem sobre os comportamentos e os hábitos tabágicos. Hábitos que não salutares.

A sessão foi muito esclarecedora e motivadora e os alunos entenderam a mensagem chave: “o tabaco é lesivo para a maturação e desenvolvimento pulmonar, com efeitos imediatos na capacidade respiratória”.

Foi igualmente salientado que os efeitos do tabaco no cérebro poderão ser especialmente perigosos para as crianças e adolescentes, visto que nessas idades algumas das funções e áreas cerebrais não estão ainda completamente desenvolvidas, estando assim a ser influenciadas e condicionadas pelos efeitos da nicotina, causando dependência desde muito cedo.

Veja as fotos aqui

Abr 20

Visita de estudo à Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

A Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) voltou a abrir as suas portas, no dia 19 de abril de 2017, a todos os que estiveram interessados em conhecerem as suas instalações e os seus serviços, contactarem com os estudantes, professores e funcionários e simularem algumas atividades desenvolvidas nos cursos ao longo dos diferentes anos curriculares.

Esta forma de abrir a escola à comunidade, dando a conhecerem o que fazem a nível nacional e internacional e apresentarem os quatro Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Cardiopneumologia, Fisioterapia e Osteopatia, foi uma oportunidade única de conhecermos e de vivenciarmos o ambiente desta instituição.

24 alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde aceitaram com entusiasmo esta oportunidade e estiveram durante toda a manhã com os alunos e  os professores da instituição a conhecerem, de uma forma interativa e dinâmica, os objetivos, metodologias e saídas profissionais das licenciaturas que a ESSCVP oferece.

Veja as fotos aqui

Abr 19

Newton gostava de ler

Newton gostava de ler é o título de projeto que tem vindo a ser desenvolvido em todas as escolas do 1.º Ciclo do nosso Agrupamento.

Para isso, a professora bibliotecária da EB1 Ribeiro de Carvalho desloca-se às nossas escolas  do 1.º ciclo para realizarmos as nossas experiências. Desta vez deslocou-se às turmas do 1.º ano da EB1 n.º 1 do Cacém, onde os alunos confecionaram o bolo da caneca.

Veja as fotos aqui

Abr 19

Visita de Estudo ao Mosteiro dos Jerónimos e ao Museu da Marinha

No passado dia 22 de fevereiro os nossos alunos do 4.º ano de escolaridade foram visitar o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Marinha.

Nessa maravilhosa visita de estudo os alunos tiveram a oportunidade de contactar presencialmente com uma das épocas mais extraordinárias da nossa história, os Descobrimentos.

Tiveram também a oportunidade de apreciar presencialmente o estilo de arte surgido nessa altura, e que só existe em Portugal, o estilo Manuelino.

Veja as fotos aqui

Abr 17

Embelezar a escola

Com o objetivo de tornar o exterior da EB1 n.º1 do Cacém ainda mais bonito, no dia 4 de abril, alunos e professores realizaram um conjunto de atividades onde plantaram malmequeres, bolbos de dálias, estrelas do Egipto, entre outros.

A atividade foi uma excelente iniciativa para sensibilizar os nossos alunos a preservarem o meio ambiente.

Veja as fotos aqui

Abr 17

Semana da Leitura na EB1 n.º 1 do Cacém

Integrado no Projeto “Ler é Voar” realizou-se, na EB1 n.º 1 do Cacém, a Semana da Leitura. Realizaram-se várias atividades, de entre as quais destacamos: a “Biblioteca ao ar livre” e o Concurso de Leitura.

Durante esta semana os alunos participaram ativamente em todas as atividades, desenvolvendo assim o gosto pela leitura e escrita.

Veja as fotos aqui

Abr 17

Exposição de Marionetas do Mundo e workshops temáticos

Os alunos da EB1 n.º 1 do Cacém visitaram a exposição Marionetas do Mundo e participaram em workshops temáticos.

As sessões foram realizadas no MU.SA – Museu das Artes de Sintra (exposição de marionetas) e no espaço Hipopótamos na Lua, na Casa do Chá e Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero (workshops), sendo cada grupo dividido alternadamente entre os dois espaços.

Os workshops em que os alunos participaram foram os seguintes:

9 de março – Workshop “Pergunta! Exclamação! ponto: Pedra! Papel? Tesoura (ou, as musas de um contador de histórias), por André da Loba;

10 de março – Workshop “Acho que Posso Ajudar a desenhar o vento”, por David Machado e Mafalda Milhões.

Veja as fotos aqui

Abr 17

Semana das Ciências

De 20 a 24 de fevereiro decorreu, na EB1 n.º 1 do Cacém, a Semana das Ciências com a preciosa participação da professora da escola sede do nosso Agrupamento, Angelina Fortes.

Durante esta semana os nossos alunos realizaram experiências muito enriquecedoras, promovendo a sua curiosidade sobre o mundo que os rodeia.

Veja as fotos aqui

Abr 09

Exposição “Holocausto” da Escola Básica e Secundária de Gama Barros no Espaço Memória dos Exílios (Estoril)

Está patente no Espaço Memória dos Exílios, a convite da Coordenadora deste espaço, Dra. Helena Graça, a exposição “Holocausto” da Escola Básica e Secundária de Gama Barros. Esta exposição foi inteiramente concebida e executada por alunos da escola e por professores da equipa da Biblioteca Escolar da Escola/Centro de Recursos Educativos. A exposição “Holocausto” pretende, através de fotografias e de algumas peças, como uma réplica, em ferro, do Pórtico do Campo de Concentração de Auschwitz, e de um brainstorming concebido com palavras, em chapa de ferro, alusivas ao tema, sensibilizar a comunidade para os horrores que foram perpetrados contra a humanidade nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Situado no centro do Estoril, no piso superior da Estação dos Correios, o Espaço Memória dos Exílios, inaugurado em fevereiro de 1999, tem como objetivo principal a evocação de memórias associadas ao facto de o Estoril ter acolhido milhares de refugiados durante alguns conflitos bélicos, nomeadamente durante a Segunda Guerra Mundial.

Está, ainda por definir, a data da sessão inaugural desta exposição que, no entanto, já está aberta ao público.

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 7012345...102030...Fim»