Fev 11

Contratação de Escola 2015-2016

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 52 – Grupo de Recrutamento: 520 – Biologia e Geologia

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Fev 11

A GAMA BARROS no PÓDIO é em 1ºLUGAR !

A Gama Barros tem autênticos campeões!!!

Parabéns a todos os participantes no Corta Mato de Apuramento para o Corta Mato Nacional. Esta prova realizou-se no dia 4 de fevereiro, na Academia da Força Aérea e contou com a participação de 61 alunos, nos escalões de Infantis A, Infantis B, Iniciados, Juvenis, Juniores e Desporto Adaptado, Feminino e Masculino. Foram uns autênticos campeões, e tiveram direito a um lugar no pódio e tudo! Ganhou a medalha do 1º lugar, no escalão de Juniores Femininos, a aluna Elizângela Oliveira, e também trouxeram medalhas todos os participantes no Desporto Adaptado.

Neste Corta Mato participaram todos os apurados no Corta Mato Escolar, que se realizou no dia 17 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, e que contou com a presença de 463 alunos, incluindo cerca de 40 alunos do 4.º Ano, da EB1 Ribeiro de Carvalho.

O grupo de Educação Física agradece a colaboração dos professores e assistentes operacionais envolvidos, dos estagiários de Educação Física e às empresas que realizaram o transporte. Agradece também o apoio da Direção e dos Encarregados de Educação que autorizaram a participação dos nossos alunos nesta atividade.

Parabéns também aos elementos da organização, pelo excelente trabalho.

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Fev 11

Sessão de sensibilização para o “ Consumo do Sal ”

Com o intuito de alertar para os efeitos prejudiciais do consumo excessivo de sal na saúde a Associação Portuguesa de Dietistas (APD), a convite do professor António Ratão, dinamizou, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2016, 3 sessões de sensibilização para o “Consumo de Sal”. A dietista Dra. Liliana Oliveira, da APD, convidou as três turmas do Curso profissional Técnico Auxiliar de Saúde a refletirem sobre o consumo de sal e/ou sódio no dia a dia.

É reconhecida a importância que o sódio tem no organismo humano (transmissão do influxo nervoso, função cerebral, funcionamento dos músculos,…), mas o seu consumo exagerado tem implicações diretas no funcionamento e no volume sanguíneo, contribuíndo para o aumento da pressão arterial e, consequentemente, origina a Hipertensão Arterial.

A OMS recomenda um nível de consumo de sal da população de menos de 5 grama por pessoa por dia, para a prevenção da doença cardiovascular (DCV). Em Portugal, a quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela OMS, tornando-se, por isso, urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação.

Estivemos com muita atenção a vários aspetos referidos sobre a relação entre o consumo de sal e as doenças cardiovasculares (principais causas de mortes em Portugal), as estratégias de redução de sal na confeção, a importância de leitura de rótulos, entre outros.

Esta sessão de sensibilização para um consumo mais reduzido de sal irá, certamente, tornar-nos mais conscientes para esta problemática no exercício da nossa profissão.

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Fev 11

A EB1 Ribeiro de Carvalho assinalou o Dia da Não Violência e da Paz nas Escolas

Este ano, na EB1 Ribeiro de Carvalho, não quisemos deixar passar esta data tão importante não só para as nossas crianças, mas também para todos nós.

Na nossa biblioteca escolar, a professora Gracinda explorou duas histórias: “O Livro da Paz” de Todd Parr para os 1.º e 2.º anos e “Uma questão de azul escuro” de Margarida Fonseca Santos para os 3.º e 4.ºanos.,

De seguida, todas as turmas elaboraram cartazes que foram expostos no gradeamento da escola.

Estas atividades conduziram-nos a pensar e a refletir sobre esta temática.

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Fev 11

Dia da Não Violência e da Paz

A abordagem à temática da Não Violência e da Paz em espaço escolar foi o tema trabalhado ao longo da semana de 25 de janeiro a 29 de janeiro, envolvendo todas os alunos e as respetivas famílias.

As atividades planeadas foram diversificadas e abrangeram várias vertentes disciplinares.

Na Biblioteca Escolar falou-se dos símbolos da Paz e leram-se textos alusivos ao tema, apresentaram-se desenhos e frases, que alertaram os alunos para a temática. As famílias colaboraram com a execução de uma pomba.

Na sexta-feira, o professor Manuel Abrantes apresentou atividades de prevenção da agressividade. No recreio da escola os alunos ataram uma fita branca no gradeamento, deram as mãos e cantaram o refrão da canção “Canta, canta amigo canta.”

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Fev 11

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Final Ordenada dos Candidatos

Horário n.º 51 – Grupo de Recrutamento: 530 – Educação Tecnológica

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Fev 03

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Inicial Ordenada dos Candidatos

Horário n.º 51 – Grupo de Recrutamento: 530 – Educação Tecnológica

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Jan 30

Contratação de Escola 2015-2016

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 51 – Grupo de Recrutamento: 530 – Educação Tecnológica

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Jan 29

Viagem ao ambiente da Corte Portuguesa – Palácio de Queluz

Os alunos do 1.º ano do Curso de Turismo e do 3.º ano do Curso de Marketing, acompanhados pelos professores Elsa Barreto, Ana Aurora Colaço, Filomena Pereira e Honório Marques, tiveram o prazer de visitar este espaço emblemático assinalando todos os recantos do Palácio de Queluz, viajando no tempo e no espaço, anotando os aspetos mais significativos e vivenciando, em grupo, o seu riquíssimo património.

Seguimos para a Pousada de Queluz / Lisboa – D. Maria I. O edifício, denominado “Torre do Relógio”, foi antigamente a área de aposentos do pessoal ao serviço da Corte Real, que então utilizava o palácio como residência de Verão.

O Palácio Nacional de Queluz, ao nível da história portuguesa, é um ícone padrão da corte Portuguesa nos séculos XVIII e XIX, denominado como “Versailles” português, constituindo também um património de referência na arquitetura e no paisagismo portugueses.

A ostentação e a riqueza de detalhes do palácio impressionam qualquer visitante e, após palmilhar todo o percurso interno do palácio, a visita seguiu-se na área externa, onde há um grande e belo jardim.

A participação dos alunos nesta visita foi muito boa, colaboraram de forma assertiva e entusiástica nas atividades propostas pelos professores e permitiu o desenvolvimento do projeto de tutoria, onde os alunos do 3.º ano, designados por alunos-tutores,  acompanharam e comunicaram com os seus colegas do 1.º ano de forma sistemática, planeando e concretizando as ações a desenvolver. Possibilitou, também, o convívio entre alunos, ou até mesmo entre alunos e professores dado o carácter motivador que constitui a saída do espaço escolar.

A visita  proporcionou ​a concretização de saberes através de atividades e tarefas multidisciplinares, a articulação escola-meio e a formação pessoal e social dos alunos que manifestaram entusiasmo, tendo os professores considerado que estas atividades constituem um recurso dotado de inúmeras potencialidades educativas.

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Jan 26

Rastreios visuais no Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra

No âmbito da promoção da saúde visual dos alunos do concelho de Sintra, especificamente o Plano de Rastreios Visuais Gratuitos em Escolas, realizaram-se entre as semanas de 23 a 27 de novembro e 11 a 21 de janeiro, rastreios da acuidade visual gratuita em todas as escolas do Agrupamento, pela empresa ESSILOR.

Estatísticas recentes afirmam que em cada cinco crianças, que frequentam a escola, uma tem problemas de visão e um em cada três pais nunca levou o seu filho para realizar um rastreio visual.

Como 80% de toda a informação que recebemos é percebida através da visão é importante, na idade escolar, a despistagem de anomalias visuais (distúrbios da visão que impedem a imagem de se formar nítida na retina): a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo (mais comuns entre os nossos jovens). Uma boa visão pode ajudar a combater o insucesso escolar.

O objetivo desta ação qualitativa por parte da empresa ESSILOR visou despistar anomalias de acuidade visual, através de vários testes à visão efetuados.

A adesão a esta ação foi positiva, tendo participado um total de 852 alunos (367 alunos nos  jardins de infância e escolas  básicas do 1.º ciclo e 485 alunos da escola sede) e ainda 66 adultos da comunidade educativa.

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