Jul 02

Multiculturalidade na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

No passado dia 3 de junho, teve lugar, na nossa escola, uma festa no âmbito da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM). Esta iniciativa foi organizada pela coordenadora de PLNM, a professora Fernanda Gomes, com a ajuda da estagiária Soraia Almeida, os professores de PLNM e de um grupo de alunos do 12.º ano das turmas LH1 e LH2.

Para abrir a festa, alguns alunos do 5.º ano da turma 2.ª apresentaram uma coreografia, coordenada pela professora Cláudia Vaz. Posteriormente, alunos de várias turmas, do 5.º ao 12.º ano, declamaram poemas do seus país de origem.

No final da primeira parte da sessão, um antigo aluno da escola, Bruno Borges, deu-nos o seu testemunho, que nos falou da influência desta disciplina, PLNM, no seu percurso escolar. A nossa estagiária, Soraia Almeida, explicou aos presentes qual o objetivo do seu trabalho com os alunos que frequentam as aulas de PLNM.

Para finalizar, pais, professores e alunos saborearam, num pequeno lanche, comidas típicas de diferentes países, como, por exemplo: Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Ucrânia, Moldávia, Roménia, Rússia e até de Portugal.

Rute Gomes, 12.º LH2

Veja as fotos aqui

Jun 10

Championnat d’Orthographe – 2014/2015

ELIMINATÓRIA FINAL – ALUNOS VENCEDORES

Para consulta da lista, clique aqui

Jun 07

Programa de Férias

Programa de Férias – Arco Íris A.T.L.

A Associação Esfera Solidária (IPSS) organiza e promove todos os anos campos de Férias de Verão, destinados a jovens entre os 6 e os 13 anos.

Para mais informações clique em Brochura 1 e Brochura 2

Jun 05

ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE GAMA BARROS ACOMPANHAM “MODELOS DE REFERÊNCIA DA DIÁSPORA AFRICANA”

Um grupo de alunos do 12.º ano das turmas LH1 e LH2 da Escola Básica e Secundária de Gama Barros assistiu à conferência “Modelos de referência da diáspora africana”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). A iniciativa teve lugar no âmbito das comemorações do Dia Internacional de África e realizou-se no passado dia 25 de maio, tendo os alunos sido acompanhados pela professora Fernanda Gomes e pela estagiária Soraia Almeida.

Foram oradores, na referida conferência, o atleta português do lançamento do peso, Marco Fortes, que falou do seu percurso de vida e da importância do desporto para a inclusão social; o músico e professor, Babará Bangoura, que encantou a plateia com a sua execução de Djembé, demonstrando dessa forma que a música não possui fronteiras e é um excelente meio de comunicação; o criador Valério Lopes, empresário de sucesso na área das novas tecnologias e produtor de um excelente documentário sobre Amílcar Cabral e, por fim, a atriz e apresentadora, Cláudia Semedo, que tão bem definiu a arte como uma arma contra o preconceito e defendeu a importância do cinema para a inclusão social.

Perante tantos e tão excelentes testemunhos de sucesso, os alunos saíram da FLUL com mais otimismo e vontade de construir um futuro melhor.

Veja as fotos aqui

Jun 02

ECOESCOVÃO da EB1 n.º 1 do Cacém

Este projeto foi-nos proposto pela MOMS e, apesar de se alargar a toda a comunidade escolar, foram os alunos do 1.º ano que executaram a construção do ECOESCOVÃO, visto já se encontrarem envolvidos no projeto SOBE.

Foram utilizados materiais recicláveis, nomeadamente um cesto plástico antigo, onde eram armazenadas cartolinas e materiais escolares, bem como excedentes de folhas de esponja EVA, nas cores roxo e magenta.

As professoras cortaram as tiras que foram posteriormente entrelaçadas pelos alunos de ambas as turmas. A tampa do cesto foi forrada com o mesmo material e foi colocado dentro do mesmo um saco.

Este projeto foi realizado em contexto de sala de aula, no âmbito da Oferta Complementar.

Foram depois impressos e plastificados os posters facultados pela MOMS.

Este trabalho foi realizado em parceria com ambas as turmas do 1.º ano, auxiliadas pelas professoras titulares de turma, Marta Pereira e Rute Sampaio.

Veja as fotos aqui

Jun 02

O hastear da Bandeira Eco-Escolas na EB1 n.º 1 do Cacém

No passado dia 7, os alunos da EB1 n.º 1 do Cacém hastearam, com muito orgulho, a bandeira Eco-Escolas.

A professora de música, Joana Pedro, tocou e cantou com os alunos uma canção alusiva à preservação do meio ambiente.

A comunidade escolar empenhou-se, ao longo do ano letivo, na recolha de tampas, rolhas e pilhas. O projeto Geração Depositrão tem vindo a recolher eletrodomésticos inutilizados.

A escola aderiu este ano ao projeto da MOMS (Miúdos Otimistas, Miúdos Saudáveis), com a recolha de escovas de dentes para a reciclagem, a par com o projeto de higiene oral SOBE.

Os alunos do 1.º ano construíram o EcoEscovão que será levado a concurso.

Veja as fotos aqui

Mai 28

Fórum de Atividades ESOL

No passado sábado a Escola Secundária Gama Barros recebeu pelo segundo ano o Fórum de Atividades ESOL.

O evento levado a cabo pela Associação Esfera Solidária IPSS, em parceria com o Agrupamento D. Maria II, permitiu o acesso a toda a comunidade educativa e teve uma adesão significativa de cerca de 275 visitantes.

Com uma oferta ampla e variada de atividades, como workshops de inglês, música, defesa pessoal, primeiros socorros, torneios desportivos, atividades de expressão plástica, modelagem de balões…entre tantas outras, toda a família pôde participar.

Novamente um Fórum de Atividades de sucesso, com movimento, cor, alegria e boa disposição.

Veja as fotos aqui

Mai 28

A escritora Isabel Alçada visita a EB Ribeiro de Carvalho

No passado dia 21 de abril a nossa escola teve o privilégio de receber a visita da escritora Isabel Alçada. Foram realizadas três sessões na nossa Biblioteca Escolar: duas para os alunos do 4.º ano e uma para os alunos do 1.º ano.

Os alunos dos 4.º A e B realizaram um Kahoot sobre a obra “Uma viagem ao tempo dos castelos”, enquanto os alunos do 4.º D apresentaram uma dramatização, fantástica, sobre a vida na época dos castelos.

Os alunos do 1.º ano realizaram alguns jogos interativos sobre a obra trabalhada “A joaninha vaidosa”.

Todos os alunos realizaram, em sala de aula, trabalhos relacionados com a autora ou sobre as obras trabalhadas.

A escritora aproveitou ainda para dar a conhecer aos alunos algumas das suas histórias.

Mais um bonito momento de promoção do livro e da leitura na nossa escola. Obrigado a todos os professores e alunos pelo empenho e dedicação.

Veja as fotos aqui

Mai 28

Visita de Estudo ao EVOA

A turma do 4.º A e a turma do 3.º C da EB1 Ribeiro de Carvalho realizaram uma visita de estudo ao EVOA.

O EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves) situa-se na Lezíria de Vila Franca de Xira, dentro da Reserva Natural do Estuário do Tejo.

O objetivo desta visita era a aprendizagem através dos sentidos, das particularidades e da riqueza do Estuário do Tejo, da Lezíria e das espécies que aí vivem.

Quando os alunos chegaram, foram divididos em grupos de quinze e acompanhados por um monitor para realizarem as atividades. O primeiro jogo foi o da macaca e estava relacionado com aves e a preservação do Ambiente. De seguida, apanharam água do ribeiro e, com lupas, observaram os seres vivos.

Também visitaram uma exposição e viram vídeos para identificar sons de algumas aves.

No fim, os alunos fizeram uma caminhada e foram observar, com binóculos e ao telescópio, algumas espécies que se encontravam ao longe.

Esta visita foi muito importante porque permitiu conhecer mais sobre a biodiversidade existente na Reserva Natural do estuário do Tejo.

O nosso muito obrigado ao Programa Educativo da Brisa que proporcionou aos nossos alunos esta visita, bem como a disponibilização do transporte.

Veja as fotos aqui

Mai 27

Projeto CT com TIC

Projeto CT com TIC

Para vizualizar o Website deste projeto, clique aqui

 

Veja também a nossa página de “Projetos e Cubes”. Basta fazer clique aqui

Pagina 1 of 3412345...102030...Fim»