Ago 26

Contratação de Escola 2016-2017

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 1 – Técnicos Especializados – Psicólogo

Para consulta do documento, clique aqui

Ago 02

“O que vai mudar na nossa alimentação à medida que o planeta aquece”

Cinco sugestões nutricionais para lidar melhor com o calor

Um artigo de Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção Geral da Saúde.

Para aceder a este artigo, clique aqui

Jul 27

Atividades e Prémio Eco-Escolas

ECOParticipação da Gama Barros na Global Action Day, clique aqui

Para ver a lista de prémios, clique aqui

Jul 16

Desafio #BeActive

És fotógrafo e desportista ou meramente praticante de atividade física e gostas de fotografia e/ou vídeo?

Este concurso é para ti.

A Comissão Europeia promove mais uma edição da Semana Europeia do Desporto e o  IPDJ assume, mais uma vez,  a coordenação nacional desta iniciativa. Este ano, em Portugal a Semana Europeia do Desporto terá lugar entre 24 a 30 de setembro próximo.

Fazendo parte integrante do calendário desta iniciativa está a decorrer o concurso de fotografia #BeActive!

Assim, de 27 de junho até 27 de agosto de 2016, qualquer interessado, desportista ou meramente praticante de atividade física  pode participar do Desafio #BeActive.

Como concorrer:

Basta mostrar  ao mundo como opta por ser ativo | #BeActive e tentar ganhar um dos incríveis prémios para desportistas ou praticantes de actividade física.

Para tal, partilha fotos ou vídeos nos  teus canais nas redes sociais e convida os teus amigos a fazê-lo também. Usa sempre #BeActive e #IPDJ

Regista-te aqui e envolve-te no desporto ou na atividade física pelo menos uma vez, fotografa ou filma e partilha.

Publica pelo menos 1 foto ou um vídeo no Facebook, Instagram ou Twitter usando a hashtag #BeActive.

COLABORA: PARTICIPA, SÊ ATIVO/A!!

Jul 16

Prova de Aptidão profissional – 3º PTM

Curso Profissional Técnico ​de MARKETING

A Prova de Aptidão Profissional, habitualmente designada por PAP, integra-se na avaliação curricular e consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa apresentação ou numa atuação demonstrativa de saberes e competências profissionais adquiridas ao longo dos três anos de formação​ do curso​. A turma do 3.º ano do Curso Profissional de Marketing defendeu a sua prova nos dias 13 e 14 de julho perante um júri composto pelas professoras Elsa Barreto, Ana Colaço e Filomena Pereira e convidado o professor António Silvano.​

Esta prova revestiu a forma de um projeto de conceção pessoal, assente em situações concretas, e foi o prolongamento enriquecido das ações já desenvolvidas na formação em contexto de trabalho onde os alunos mostraram um empenho excelente, traduzido numa avaliação média de 16 valores, sendo de destacar que cinco alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 18, tendo, inclusive, sido convidados a ficar a trabalhar nas organizações onde estagiaram.

O empenho, o entusiasmo e a dedicação ao longo da formação em contexto de trabalho verificou-se também na elaboração e defesa da Prova de Aptidão Profissional, tendo as professoras considerado que a grande maioria dos alunos adquiriram conhecimentos e competências para uma melhor inserção no mercado de trabalho que se traduziu numa avaliação média de 17 valores. Os discentes tomaram consciência que a formação ao longo da vida é fundamental para a progressão na carreira e para a construção do futuro.

Sabe-se que o jovem almeja a sua inserção no mercado de trabalho. Porém, muitas das vezes isso não é uma tarefa fácil. A inclusão no âmbito profissional proporcionou crescimento, aprendizagem, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal, características que, sem sombra de dúvida, os alunos do Curso Profissional de Marketing adquiriram e por conseguinte possuem. À Diretora de Curso e a todos os professores que abraçaram esta turma ao longo dos três​ anos de formação resta-lhes dizer: Parabéns! Que a nova caminhada, que agora se inicia, seja repleta de dedicação, sucessos e felicidade.

Veja as fotos aqui

Jul 13

Cursos EFA – Secundário (Noturno)

Estão já decorrer as matrículas para os Cursos EFA – Secundário que se iniciam em setembro de 2016

Para mais informações, clique aqui

Jun 24

A família na escola

Dia 15 do mês de junho, sob a orientação da professora Ana Paula Luz e a participação das professoras Ana Colaço e Elsa Barreto esteve na nossa escola a Encarregada de Educação da aluna do Curso Profissional de Turismo, Beatriz Silva, com a finalidade de ser entrevistada pelos alunos, uma vez que exerce a sua profissão na área do Turismo.

Esta atividade permitiu estabeler a ligação entre escola-família e serviu para responder a dúvidas dos discentes e globalizar as diferentes funções que poderão desempenhar no futuro aquando inseridos no mercado de trabalho. Permitiu  aos alunos um contacto direto e simulatório de uma entrevista e colocar em prática algumas técnicas  anteriormente aprendidas nas aulas.

A ação possibilitou diversificar as aprendizagens, tendo como foco o “saber fazer”, essencial num curso profissional, ao mesmo tempo que desenvolveu competências no âmbito da informação e comunicação.

A área de Turismo possui um forte desejo e campos de atuação diversificados e a participação da Encarregada de Educação consolidou a ideia que o Curso de Turismo tem como principal objetivo a organização, o planeamento, a promoção e a divulgação de eventos, viagens e atividades de negócios e lazer. Referiu que os jovens devem estar preparados para atuar em agências de viagem e hotelaria, além de existir a possibilidade de fazerem planeamentos turísticos e promover eventos. A ideia de que “o sonho comanda a vida” ficou retida na mente dos jovens aquando do seu testemunho do percurso de vida, na profissão que abraçou e que, como referiu, pretende sempre diversificar as áreas de atuação.

Os objetivos foram amplamente atingidos, tendo os alunos participado de forma motivada e ordenada e o seu comportamento alvo de elogio  por parte da encarregada de educação e das professoras presentes.

Veja as fotos aqui

Jun 18

Provas Finais/Exames Nacionais e respetivos Critérios de Correção

Os enunciados e critérios de correção das Provas Finais e dos Exames Nacionais encontram-se disponíveis para consulta na página do IAVE.

Para aceder à página do IAVE, clique aqui

Jun 15

Formação em Contexto de Trabalho

Hoje, foi o início de uma nova aventura para 11 alunos do segundo ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. Iniciaram mais uma etapa da sua vida académica e profissional – a formação em contexto de trabalho em meio hospitalar.

Esta componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, de 220 horas, tem como principal objetivo desenvolver novas competências nos alunos formandos e consolidar as adquiridas em contexto escolar, através da realização de atividades essenciais ao exercício profissional.

Bem cedo os alunos reuniram- se com as professoras orientadoras no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE e, pouco a pouco, foram encaminhados  para os diversos serviços, onde vão estar em contato com as equipas médicas e de enfermagem, para  desenvolverem e demonstrarem as suas competências como futuros técnicos auxiliares de saúde.

Veja as fotos aqui

Jun 14

FESTA DA FAMÍLIA

No dia 16 de maio, como já é tradição, o Jardim de Infância Cacém n.º 1 festejou o dia da Família/ Eco- Escolas.

Num belo dia de primavera, as crianças e as suas famílias puderam usufruir de diversos ateliers: decoração de molduras com colagem; plantações; desenho com giz na parede e com canetas de feltro em painel vertical; um espaço com bolos e sumos; quermesse; música e, ainda, a tradicional foto de família.

Contámos ainda com a animação do palhaço Batatolas, contributo de uma encarregada de educação,….QUE MUITO ANIMOU A FESTA!

Foi uma manhã muito agradável e enriquecedora de convívio para toda a comunidade escolar!

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 5212345...102030...Fim»