Jan 14

Vídeo da campanha “Mochila Esperança II”

A campanha “Mochila Esperança II”, que foi lançada pela Associação Apoiar, teve vários colaboradores entre os quais o Grupo EDP, instituição a que o Agrupamento de Escolas D. Maria II teve o prazer de se associar na angariação dos bens solicitados.

Assista ao vídeo desta campanha, aqui

Jan 11

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a Técnicos Superiores

Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 1 (um) posto de trabalho no Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)

Para consulta do Aviso de Abertura, clique aqui

Jan 09

Mergulha no Sintra AmbiQuiz

Na peugada de uma maior consciencialização ambiental dos mais jovens, a Escola Básica e Secundária de Gama Barros mantém-se na competição Sintra AmbiQuiz, enquadrada na Estratégia de Educação Ambiental do Município de Sintra.

Estão de parabéns os alunos e professores participantes, mas muitos mais se podem juntar neste desafio de aprender sobre a sustentabilidade do planeta, de forma divertida.

Estamos em 3.º lugar

Temos 4 alunos entre os 10 primeiros classificados

Temos 2 professores entre os 5 primeiros classificados

Estamos perto de conseguir participar no Projeto Kids Dive!

A classificação da escola pode melhorar rapidamente se também a tua turma aceitar o desafio!

Joga, diverte-te, aprende e ganha prémios!

O Futuro depende daquilo que fizermos no Presente!

Se ainda não estás a jogar o Sintra AmbiQuiz, informa-te junto do teu professor de Ciências Naturais ou do teu Diretor de  Turma.

Jogo onlineSintra AmbiQuiz aqui

Projeto Kids Dive aqui

Professora Alexandra Duarte

Jan 08

A Terra está a mudar… vamos mudar também?

A maioria dos 4 800 a 12 700 milhões de toneladas de plástico que chegam todos os anos ao Oceano tem origem em terra ou nos rios, e os seus efeitos tendem a concentrar-se nas zonas costeiras, que são das regiões da Terra com maior produtividade biológica e maior densidade populacional humana. A atual capacidade de gestão de resíduos já não acompanha o acelerado ritmo de crescimento da produção de plástico, produto derivado de 8% da produção mundial de petróleo e de biodegradação muito lenta.

Em outubro de 2017, um estudo da Seas At Risk revelou números alarmantes sobre o consumo de plástico em Portugal. Anualmente, consumimos 721 milhões de garrafas de plástico, 259 milhões de copos de café descartáveis, 1000 milhões de palhinhas, 40 milhões de embalagens de descartáveis e 10 mil milhões de beatas de cigarros. Apenas 16,5% do total de resíduos produzidos em Portugal são encaminhados para os ecopontos. A redução do consumo de plástico, e o seu correto encaminhamento para reciclagem, é assim um dos grandes desafios do século XXI para um futuro sustentável.

Neste âmbito, realizou-se no dia 16 de dezembro, no auditório da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, a sessão “Consumer.talks – Desplastifica-te!”, promovida pela DecoJovem e desenvolvida no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais do 8.º ano, visando a sensibilização dos jovens para a redução do uso do plástico e a adoção de hábitos de consumo sustentados na política dos 5R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar, Repensar).

Professora Alexandra Duarte

Jan 07

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 44 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

Para consulta do documento, clique aqui

Jan 07

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 43 – Grupo de Recrutamento 520 – Biologia e Geologia

Para consulta do documento, clique aqui

Jan 07

A criança de mãos dadas com o Idoso

No dia 21 de novembro, no âmbito do projeto “A criança de mãos dadas com o Idoso”, estivemos a ilustrar um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, para os nossos amigos do Lar Santa Isabel. Foi um dia incrível. Enquanto estávamos a ilustrar este poema, com toda a ternura e dedicação, começámos a imaginar as expressões de regozijo e alegria que eles demonstrariam quando a nossa professora lhes entregasse as ilustrações. Aguardámos com muita ansiedade pelo dia seguinte e ficámos muito felizes, quando a Professora Paula nos transmitiu a mensagem de afabilidade e meiguice que nos enviaram. Estamos todos desejosos de continuar a partilhar novas experiências com estes nossos novos e extraordinários amigos!

Foto-1

Picture 1 of 7

Jan 07

A vinda de uma Encarregada de Educação à sala de aula

No dia 13 de dezembro, no âmbito do projeto “Um outro olhar /Uma outra escola”, foi dia da mãe da Catarina visitar a nossa turma e descobrirmos um pouco mais sobre o nosso corpo e o seu funcionamento. Primeiro, assistimos ao musical Viagem ao Corpo Humano.  Conseguimos visualizar alguns dos órgãos do corpo humano e, de forma lúdica, compreender as suas funções! Depois, observámos um PowerPoint com os vários sistemas do corpo humano. A sessão foi muito dinâmica e divertida pois permitiu–nos aprendermos brincando! Ao mesmo tempo que testemunhávamos pequenas experiências debatemos e explorámos informação sobre órgãos, vírus e bactérias, entre outras coisas! Foi, sem dúvida, um dia diferente, que nos ajudará a compreender os conteúdos que estamos neste momento a explorar em Estudo do Meio.

Ainda no âmbito deste projeto, recebemos a visita dos nossos colegas e amigos do 3.°A. Adorámos recebê-los, pois eles participaram ativamente nesta aula, revelando interesse e entusiasmo na realização das tarefas propostas. No final da atividade manifestaram que tinham gostado muito desta aula.

Visita-a-sala-de-aula-1

Picture 1 of 8

Jan 07

O Magusto na EB n.º 1 do Cacém

Na EB n.º 1 do Cacém, a atividade do Magusto consolidou uma cultura de escola vocacionada para a integração dos alunos de diferentes culturas e para a cidadania. Os alunos participaram no Magusto degustando castanhas assadas. Para alguns alunos foi a primeira vez que provaram este fruto português e outros aprenderam a descascar castanhas, provaram e gostaram.

Nas salas de aula, realizaram trabalhos relacionados com o tema e ainda aprenderam a usar os pacotes Tetra Pack para comerem castanhas.

O Magusto foi divertido e o verão de S. Martinho aconteceu, o que permitiu aos alunos brincarem no recreio e prolongarem o Magusto.

Magusto-na-EB-1-1

Picture 1 of 6

Jan 07

O Halloween na EB n.º 1 do Cacém

Atualmente, o Halloween é uma festa de outono celebrada com muita animação por crianças e adultos. Os tempos mudam e uma tradição ancestral muito celebrada nos país anglo-saxónico integrou o nosso calendário de festividades.

Na EB n.º1 do Cacém, o resultado da atividade proposta pelos professores de inglês foi de grande êxito. Os chapéus de bruxa elaborados com material reciclável, executados pelos alunos e pais, ficaram fantásticos e assustadores. Estiveram em exposição e foram eleitos pelos alunos, professores e assistentes operacionais os três chapéus mais originais e criativos.

O espaço escolar foi decorado com trabalhos dos alunos e no dia trinta e um de outubro os alunos deram asas à imaginação e vestiram fatiotas assustadoras.

Um momento de dar a conhecer aos alunos originários de outros países esta nova festa da “doçura ou travessura.”.

Halloween-na-EB-1-1

Picture 1 of 9