Mai 05

Cursos EFA – Secundário (Noturno)

Estão já decorrer as matrículas para os Cursos EFA – Secundário.

Para mais informações, clique aqui

Mai 03

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Final Ordenada dos Candidatos

Horário n.º 56 – Grupo de Recrutamento: 300 – Português

Para consulta do documento, clique aqui

Mai 03

“Dia Aberto” na Universidade New Atlântica

No passado dia 29 de abril 2016 a Universidade New Atlântica esteve de portas abertas para todos os que a quiseram visitar.

O Curso Profissional de Técncio Auxiliar de Saúde aceitou o convite e 37 alunos (dos 1.º e 2.º anos) e 3 professores, foram conhecer um pouco da vida académica desta Universidade.
Os alunos assistiram e realizaram alguns workshops na área da saúde e tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu da Fábrica da Pólvora e os espaços envolventes.

Veja as fotos aqui

Abr 29

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Inicial Ordenada dos Candidatos

Horário n.º 56 – Grupo de Recrutamento: 300 – Português

Para consulta do documento, clique aqui

Abr 28

Sessão de sensibilização para “Prevenção do consumo de substâncias psicoactivas – o tabaco”.

O projeto “ Live it Up” associou-se mais uma vez à Escola Básica e Secundária de Gama Barros, para a realização de uma sessão de sensibilização dedicada à “Prevenção do consumo de substâncias psicoactivas – o tabaco”.

A sessão teve lugar na sala B2 da escola na tarde do passado dia 22 de abril 2016 e teve como oradora  a  jovem estudante universitária de medicina Beatriz  Nunes.

A iniciativa foi pensada numa perspetiva de prevenção primária do problema do tabagismo e procurou divulgar informação sobre o consumo do tabaco e as repercussões no organismo humano associadas a este hábito.

Esta sessão realçou a importância da prevenção das patologias pulmonares associadas ao consumo do tabaco e a importância de escolhas saudáveis nos adolescentes.

Os jovens estudantes do primeiro ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde revelaram muito interesse e participaram, com entusiasmo, na sessão e entenderam que devem deixar de ser “ controlados pelo tabaco”.

Veja as fotos aqui

Abr 26

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Final Ordenada de Candidatos

Horário n.º 55 – Grupo de Recrutamento: 110 – 1.º Ciclo

Para consulta do documento, clique aqui

Abr 24

Visita à Quinta do Pisão

No âmbito da disciplina de Geografia A e do Eco-Escolas os alunos das turmas LH1, LH2 e SE do 11.º ano foram ao Parque Natural Sintra-Cascais, Quinta do Pisão. A visita foi organizada pela professora Rosário Portugal no dia 13 de abril de 2016, com a saída da escola às 8:30h e chegada às 12:30h. Também tivemos a agradável companhia da professora Ana Isabel Ramos que, muito gentilmente, nos acompanhou.

No início da visita pudemos encontrar alguns burros lanudos, que estão em vias de extinção. Segundo o nosso guia, José Romana, realizam-se passeios onde as crianças têm a possibilidade de montar os burros e percorrerem a Quinta do Pisão. Para além dos burros lanudos a Quinta tem também cavalos. Encontrámos também alguns animais em estado selvagem, na medida em que a sua vivência está em perfeita harmonia com a Natureza. Podíamos avistar, com atenção, algumas aves de rapina como as águias-de-asa-redonda, as cobras-de-ferradura e os coelhos-bravos.

Quanto às árvores, encontrámos várias espécies invasoras tal como as acácias exóticas que, aos poucos e poucos, se procuram exterminar. No entanto, também tivemos a oportunidade de observar uma grande diversidade de flora autóctone  como o abrunheiro-bravo, o carvalho-cerquinho e o freixo de folha estreita.

Na Quinta pudemos observar a prática da agricultura biológica, isto é, a que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Soubemos que todos os visitantes podiam colher diretamente produtos da terra, existentes na Quinta, e adquirir os mesmos. É uma fonte de receita para a Câmara Municipal de Cascais e para o consumidor que, para além de economizar “uns trocados”, também se alimenta com produtos biológicos de alta qualidade, pois estes são certificados, consoante a época de colheita. Como exemplos de produtos vendidos na Quinta, temos as ervas aromáticas (alfazema, alecrim…), mel (apicultura da própria quinta), marmeladas, compotas caseiras, alguns vegetais como alfaces, nabos, couves… e lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão.

Não se esqueçam. Na próxima oportunidade que tenham, visitem este espaço sempre aberto ao público e às escolas. Localiza-se na Estrada EN9-1 (Junto à Barragem do Rio da Mula) com entrada gratuita.

(notícia elaborada pela aluna Mariana Cunha, n.º15 do 11.º LH2)

Veja as fotos aqui

Abr 22

Contratação de Escola 2015-2016

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 56 – Grupo de Recrutamento: 300 – Português

Para consulta do documento, clique aqui

Abr 22

Sessão de sensibilização para a “adição / dependências”

O Projeto Educação para a Saúde, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra, organizou na passada sexta-feira, dia 15 de abril, uma sessão informativa de partilhas, reflexão e esclarecimento sobre as Dependências das Drogas e do Álcool.

 O objetivo desta ação de sensibilização passou por esclarecer a “Adição”, enquanto doença; proporcionar através de partilhas informação sobre comportamentos de risco e promover e incentivar os comportamentos saudáveis na escola.

 A sessão informativa contou com a presença da Associação para o Tratamento das Toxicodependências – ATT FAROL -, que proporcionou, aos alunos dos 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, testemunhos, partilhas e reflexões e procurou esclarecer as dúvidas destes jovens alunos quanto à temática.

Veja as fotos aqui

Abr 21

Contratação de Escola 2015-2016

Lista Inicial Ordenada dos Candidatos

Horário n.º 55 – Grupo de Recrutamento: 110 – 1.º Ciclo do Ensino Básico

Para consulta do documento, clique aqui

Pagina 1 of 4812345...102030...Fim»