Jan 18

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), na Escola Sede, no dia 5 de dezembro de 2016 a comunidade educativa (alunos, professores, auxiliares de ação educativa, terapeutas…) foi convidada a participar na construção de um cartaz, exposto no refeitório da Escola Sede.

No dia 7 de dezembro realizou-se uma demonstração de Boccia (desporto adaptado), no ginásio da Escola Sede, das 14h:30m às 15h:30m, com a equipa de Boccia do Centro Nuno Belmar da Costa de Oeiras – APCL.

Veja as fotos aqui

Jan 16

A EB1 Ribeiro de Carvalho iniciou o Projeto de Prevenção Primária do Bullying Escolar

No dia 10 de janeiro, os alunos de 4.º ano desta escola tiveram a primeira sessão do Projeto dinamizada pela Dra. Cátia Vaz que abordou a temática, de uma forma lúdica, com o jogo “ A brincar e a rir o bullying vamos prevenir”.

Os principais objetivos deste projeto passam por: dar a conhecer aos nossos alunos o que é o bullying; quais os tipos de bullying; alertar para o cyberbullying  e que atitudes tomar para prevenir o bullying.

Esta iniciativa foi muito bem acolhida pelos presentes que revelaram grande interesse pelos conteúdos abordados, colocando questões pertinentes e contribuindo, assim, para a dinamização da referida sessão.

Veja as fotos aqui

Jan 16

Na EB1 Ribeiro de Carvalho festejou-se o Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro.

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia e diz-nos que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presentes ao Menino Jesus, ouro, incenso, mirra.

É também, nesse dia, que se cantam as Janeiras, desejando a todos um bom ano.

Na EB1 Ribeiro de Carvalho também festejámos o Dia de Reis.

As crianças de Educação Pré-Escolar e de algumas turmas de 1,º Ciclo, acompanhados dos seus professores, assinalaram o Dia de Reis, cantando as Janeiras em vários espaços da escola.

A sala do JI e os alunos da UAM também se deslocaram à escola sede para cantar as janeiras à Direção do nosso Agrupamento e à sala da UAM da Escola Básica e Secundária de Gama Barros.

Cumpriu-se assim a tradição!

Desejamos a todos um 2017 recheado de muita saúde, paz, amor e alegria!

Veja as fotos aqui

Jan 14

“Selo de Escola Intercultural”

O Agrupamento de Escolas D. Maria II foi distinguido, no dia 12 de janeiro de 2017, com a entrega do distintivo “Selo de Escola Intercultural”.

Uma cerimónia realizada no Salão Nobre do Centro Ismaili de Lisboa, numa iniciativa da Direção-Geral de Educação, do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. e da Fundação Aga Khan.

Muito obrigado a toda a comunidade educativa que contribuiu para esta distinção.

(Seleccionadas 32 candidaturas de Colégios, Escolas Profissionais, Agrupamento de Escolas e Escolas não agrupadas, o Agrupamento D. Maria II obteve, num conjunto de 7 distinções, o Nível III – Avançado).

FullSizeRender

Selo Intercultural

Jan 13

Auto da Barca do Inferno nos Jerónimos

No dia 7 de dezembro de 2016, os alunos de todos os 9.º anos da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra, assistiram à representação do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, no Mosteiro dos Jerónimos.

Chegados a Belém, e curiosos com a arquitetura e a história do Mosteiro, os alunos aguardaram ansiosamente pelo início do espetáculo. De repente, foram surpreendidos por um arauto da época vicentina a chamá-los para um passeio cultural pelos claustros.

A dada altura começou a peça, num ambiente informal, com as barcas metamorfoseadas em escadotes e os atores a representarem no meio dos alunos, interagindo com eles e arrancando-lhes gargalhadas efusivas.

Para concluir uma tarde bem passada, o lanche na escadaria do Mosteiro dos Jerónimos ocorreu em ambiente de confraternização, gentilmente patrocinado pelos Pastéis de Belém, a quem a escola agradece profusamente a delicadeza.

Para muitos foi o primeiro contacto com o Mosteiro dos Jerónimos e com os deliciosamente famosos pastéis de Belém, ambos um sucesso a aliar à diversão e aprendizagem proporcionadas pela representação da peça de Gil Vicente.

“Temos que cá voltar!”  foi o comentário final mais ouvido.

Veja as fotos aqui

Jan 11

CUIDADOS COM O FRIO

O Projeto ​​Agrupamento Escola Saudável comunica a toda a Comunidade Educativa o seguinte ​aviso ​da Direção Geral de Saúde.

Este inverno proteja-se contra o frio.

Veja tudo em minuto e meio, clicando aqui

Jan 06

Festa de natal no Jardim de Infância Cacém n.º 1

Para o encerramento do primeiro período, e imbuídos do espírito natalício, realizou-se um pequeno convívio, extensivo às famílias, com a colaboração das monitores que desenvolvem a sua atividade no serviço de AAAF e da professora de inglês.

As crianças cantaram canções (em português e inglês) alusivas ao Natal e tiveram a oportunidade de mostrar alguns dos seus trabalhos elaborados com a ajuda da comunidade escolar.

Foram surpreendidas com a presença do Pai Natal que lhes ofertou uma lembrança com a brilhante ajuda de um dos seus duendes que muito animou a festinha.

Veja as fotos aqui

Jan 06

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Todos têm uma história! E o Elmer, um elefante diferente, não foge à regra.

Com a ajuda da docente da Educação Especial, Rita Nobre, as crianças do JI Cacém n.º 1 visionaram a história do Elmer, recordando as pessoas com deficiência.

Exploraram a temática com intervenções de casos reais que conheciam, exploraram-no em contexto de sala através da representação gráfica, e a família colaborou na decoração de pequenos pedaços de tecido (com frases ou desenhos alusivos ao tema) que, depois de unidos, na decoração de árvores de natal, tornaram-se “todos diferentes, mas todos iguais”!

Veja as fotos aqui

Jan 04

Comemoração da Semana da Pessoa com Deficiência na EB1 Ribeiro de Carvalho

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se a 3 de dezembro. Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Como vem sendo hábito, a EB1 Ribeiro de Carvalho tem participado num conjunto de iniciativas que promovem a inclusão. Este ano dinamizou-se, na Biblioteca, o Projeto     “ Histórias para todos”, em que algumas turmas apresentaram e partilharam com os alunos da UAM, as histórias que construíram na sala de aula.

Houve também um pequeno bazar de calendários feito pelos alunos da Unidade e realizou-se ainda a atividade “Ver sem ver – a vida na ponta dos sentidos…” onde os alunos vivenciaram a dificuldade da pessoa invisual quando se desloca no espaço escolar.

Veja as fotos aqui

Jan 04

Festinha de Natal das crianças do JI da EB1 Ribeiro de Carvalho

No dia 15 de dezembro realizou-se a Festinha de Natal das crianças do Jardim de Infância da EB1 Ribeiro de Carvalho.

A festa iniciou-se com uma mensagem de Boas Festas pelo Sr. Diretor do Agrupamento, professor António Gouveia.

De seguida, as crianças cantaram várias canções de Natal, uma delas em Inglês, realizaram um pequeno circuito de Educação Física, receberam um miminho dos seus colegas e padrinhos do 2.º A e ainda receberam uma visita especial: O Pai Natal que chegou com um grande saco cheio de prendinhas.

A festa terminou com um lanche convívio com as famílias.

Esta atividade teve como objetivos: preservar a tradição do Natal, promover o espírito natalício, promover o convívio entre a comunidade escolar /família, identificar o Natal como a festa da família.

Foi, sem dúvida, um dia alegre, cheio de magia, cor, música e iluminado de muito amor.

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 6412345...102030...Fim»