Nov 14

Visita de estudo à Oficina da Ciência de Sintra

As turmas de 3.º ano da EB Ribeiro de Carvalho visitaram, no dia 30 de outubro, a Oficina de Ciência de Sintra.

Neste espaço, os alunos realizaram um conjunto de atividades dinâmicas e interativas, que convidavam à descoberta da Ciência de uma forma simples e intuitiva.

Foi uma manhã diferente onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, de conhecer e de aprender.

Veja as fotos aqui

Nov 14

Halloween na EB Ribeiro de Carvalho

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado na noite de 31 de outubro. Os símbolos deste dia são as abóboras, as bruxas, as aranhas, os morcegos e as velas, entre outros.

O Dia das Bruxas é celebrado um pouco por todo o mundo, mas é uma data especial em países como os Estados Unidos da América, a Irlanda, o Canadá e o Reino Unido.

Na EB Ribeiro de Carvalho, nas aulas de Inglês, os alunos ficaram a conhecer aspetos de uma cultura diferente, aumentaram o seu vocabulário e, em casa, com a ajuda das famílias, desenvolveram a sua criatividade construindo objetos relacionados com a temática, que depois estiveram expostos no nosso polivalente.

Veja as fotos aqui

Nov 14

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém na EB Ribeiro de Carvalho

No âmbito do concurso “Põe a tua terra nos píncaros”, a turma do 4.º C da EB Ribeiro de Carvalho decidiu participar, homenageando os bombeiros da nossa terra. Desta forma, convidaram os bombeiros a visitarem a nossa escola para lhes falarem um pouco sobre a sua missão.

No dia 29 de outubro, recebemos a visita de dois elementos da corporação: a Vânia e o Fábio, que mostraram e explicaram como funciona um carro dos bombeiros e, de seguida, responderam às perguntas que os alunos colocaram.

Queremos deixar um agradecimento especial aos bombeiros da nossa terra e agradecer também a simpatia e disponibilidade que estes dois elementos tiveram para com os nossos alunos.

Veja as fotos aqui

Nov 14

Semana da alimentação

No Jardim de Infância Cacém n.º 1 decorreu, entre os dias 15 e 19 de outubro, uma semana temática sobre “Alimentação Saudável”.

No sentido de sensibilizar as crianças para a prática de uma alimentação saudável, foram dinamizadas várias atividades. Desde a magia do conto, à poesia, aos jogos sensoriais, atividades de expressão plástica, escrita e matemática, confeção de doce de abóbora, batidos de fruta e espetadas de frutas, que as crianças degustaram num momento de socialização entre as quatro salas. Este tema foi explorado nos vários domínios, tendo como base de partida os saberes de cada criança.

Ao longo do ano letivo, as educadoras e assistentes operacionais, em colaboração com as famílias, vão desenvolvendo no jardim de infância, o hábito de um lanche saudável.

O nosso avô Joaquim também colabora com o seu saber na horta pedagógica, que tem ajudado as crianças a perceberem como nascem e crescem os legumes.

E é assim que, de brincadeira em brincadeira, vamos aprendendo as coisas sérias!

Veja as fotos aqui

Nov 14

A Terra Treme

O Jardim de Infância Cacém n.º 1, no dia 5 de novembro pelas 11:05h, participou no exercício “A Terra Treme”. Esta iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, tem como objetivo alertar e sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos a adotar.

E às 11:05h tocou a campainha. Era o sinal!

Lá fomos todos para debaixo das mesas, onde nos agachámos, segurámo-nos a uma perna (da mesa) e tapámos a cabeça. Cumprimos um minuto inteirinho nessa posição!

A Terra “tremeu” as crianças, as educadoras e as assistentes operacionais executaram os três gestos que podem salvar vidas: baixar, proteger o corpo e aguardar o fim do sismo.

Depois, de forma calma e ordeira todos se dirigiram para o ponto de encontro. As educadoras contaram as crianças e não faltava nenhuma. Estávamos todos a salvo!

Foi tudo a “fingir”, mas todos levámos o exercício muito a sério!

Veja as fotos aqui

Nov 14

Projeto padrinhos/afilhados

No dia 31 de outubro, os alunos do 2.º A da Escola Básica Ribeiro de Carvalho foram conhecer os seus afilhados à sala da educadora Paula.

Foi muito divertido! Contaram uma história, ofereceram um mocho feito por eles e ainda docinhos para lhes adoçarem a boca.

Os alunos do 2.º A gostaram muito deste convívio e de conhecer os seus “pequeninos” afilhados.

Mais aventuras e partilhas terão ao longo deste ano letivo.

A turma do 2.º A da EBRC

Veja as fotos aqui

Nov 14

A EB Ribeiro de Carvalho comemorou o São Martinho

No dia nove de novembro, comemorámos o São Martinho na nossa escola.

Foram várias as atividades realizadas:

Algumas turmas visualizaram, com sombras chinesas, a Lenda de São Martinho, outras pintaram a história em banda desenhada, cantaram canções alusivas à data acompanhadas pela professora Isabel Novais, professora da disciplina de Música, e outras fizeram caixinhas e cartuchos para colocarem as castanhas.

No exterior, apesar da ameaça da chuva, ainda conseguimos fazer o nosso magusto onde todos comemos castanhas assadas e cozidas e bebemos um sumo.

Passámos uma tarde diferente das outras, mas muito divertida!

Veja as fotos aqui

Nov 13

Chegou o Outono

Os alunos do 2.º ano, da turma A da Escola Básica Ribeiro de Carvalho, ao longo do mês de outubro, comemoraram a chegada do outono realizando diversos trabalhos alusivos ao tema.

Com eles decoram a sala de aula, que ficou muito bonita com as cores quentes desta estação.

A turma do 2.ºA da EBRC

Veja as fotos aqui

Nov 13

A EB Ribeiro de Carvalho recebeu as autoras do livro “Alerta Premika! Risco online detetado”

As turmas de 4.º ano da EB Ribeiro de Carvalho receberam a vista da autora Cláudia Manata, que lhes veio apresentar o livro “Alerta Premika! Risco online detetado”.

Numa das sessões, também contámos com a presença da coautora do livro, Raquel Palermo.

Este livro aborda a relação dos jovens com as redes sociais, as vantagens da Internet e os seus perigos.

“A história é construída, passo a passo, com base em escolhas que levam a diferentes desenlaces. Ao longo da narrativa, o leitor depara-se com várias escolhas e, cada escolha, leva a fins diferentes despertando no leitor a vontade de recomeçar, indo por outro caminho”.

No decorrer das sessões, os nossos alunos tiveram a possibilidade de conhecer um pouco da história, participar ativamente nela e refletir sobre a temática da Internet.

Veja as fotos aqui

Nov 08

«O corpo é que paga»

cuida1

A equipa sul da Associação USINA  veio realizar  a peça de teatro debate «O corpo é que paga», sobre a temática da nutrição e do exercício físico,  com turmas de 9.º ano do nosso Agrupamento, no âmbito do programa Cuida-te 2018 do I.P.D.J.

O objetivo foi contribuir para a melhoria da saúde, alertando para várias situações suscetíveis de originarem problemas de saúde, com a reflexão e o debate sobre importantes medidas de prevenção, apresentadas pelos atores da USINA e por alguns dos alunos presentes, como sendo atores também.

Esta sessão de teatro debate foi promovida pelo Projeto Ciência, Ambiente, Tecnologia e Sociedade.

Pagina 1 of 10012345...102030...Fim»