Dez 13

Para onde vão as tampinhas de plástico que recolhemos na Gama Barros???

Logo-ECOTodos os anos temos o cuidado de recolher/guardar as tampinhas de plástico. Trazemos garrafões e garrafões cheios com este resíduo… Mas para quê??? Alguns farão esta pergunta. Será só lixo que trazemos para a nossa Escola? Outros pensarão que sim. No entanto, com esta eco-atitude, ao fim de alguns anos, conseguimos adquirir uma cadeira de rodas para a nossa Escola, entrámos num concurso “Tampas que dão Rampas” dinamizado pela Câmara Municipal de Sintra e… Agora? Porquê continuar a recolher as tampinhas?

Oh! Já agora que tal sermos solidários e permitirmos que outras pessoas que necessitem venham buscar as tampinhas que nós recolhemos na Escola. É o caso de uma antiga aluna que infelizmente está a precisar delas, para poder adquirir uma cadeira de rodas para seu usufruto como podem comprovar com o pequeno texto escrito pelo marido e que digitalizei.

Tampinhas2Tampinhas que são importantes para algumas pessoas e que não devem ir parar ao lixo nem ao chão… Vamos pô-las no garrafão.

Obrigada a todos que se preocupam e fazem a triagem dos resíduos sólidos urbanos.

Tampinhas

A Coordenadora do Eco-Escolas

Prof.ª Maria do Rosário Portugal

Dez 13

Cerimónia do hastear da Bandeira Verde na Gama Barros

Logo-ECO

No dia 10 de dezembro de 2018, pelas 9 horas e 15 minutos, realizámos a cerimónia do hastear da Bandeira Verde e comemorámos o Dia do nosso Patrono, Gama Barros. Para além desta bandeira também fomos galardoados com a Bandeira do Projeto Etwinning, sendo este o motivo que levou as duas coordenadoras de cada projeto, Rosário Portugal e Lina Pereira respetivamente, a comemorarem numa única cerimónia estes prémios que tanto orgulho nos trazem. A professora Lina Pereira também entregou os certificados e uma pequena lembrança aos alunos por terem participado no desenvolvimento do projeto por ela coordenado.

Estiveram presentes, na cerimónia, três turmas: duas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo, os 1.º e 2.º anos e uma turma do 9.º ano que foram acompanhadas pelos respetivos professores. Antes do início da cerimónia, os alunos do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo assistiram a um filme sobre a poluição nos oceanos devido ao excesso de plástico e de micro plástico. Tivemos igualmente a presença do Professor Adérito Cunha, Representante no Conselho Pedagógico dos projetos desenvolvidos na Escola e do nosso Diretor, Professor António Gouveia, que discursou sobre o propósito desta cerimónia. Neste discurso foi enfatizado as preocupações constantes da nossa escola em incutir as boas práticas ambientais aos nossos discentes, contribuindo para o seu desenvolvimento como cidadãos conscienciosos.

Mantendo o mesmo slogan: Vamos todos colaborar para o ambiente melhorar e, mais um ano, a Bandeira Verde hastear!

Os meus agradecimentos ao Professor Jorge que acompanhou o 2.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo e aos alunos que têm contribuído para o sucesso no desenvolvimento do Eco-Escolas na Escola Básica e Secundária de Gama Barros.

A Coordenadora do Eco-Escolas,

                                                                             Professora Maria do Rosário Portugal

Veja as fotos aqui

Dez 11

Alunos de Artes Visuais premiados no concurso normas de manuseamento de “Materiais Perigosos”

No dia quatro de dezembro, decorreu no Auditório da Escola Sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II, Escola Básica e Secundária de Gama Barros, o evento da entrega de prémios e certificados de participação aos alunos do 10.º AV1, por terem participado no concurso normas de utilização de “Sustâncias Perigosas”, promovido pela Associação Empresarial de Sintra.

O Júri premiou três posters realizados pelos alunos: Anita Isabel Nunes Fernandes, José Bernardo Gil Fernandes e Guilherme Romão Cesário, os quais foram distinguidos, respetivamente, com os 1.º, 2.º e 3.º prémios.

Os alunos supracitados recebem um Certificado de Menção Honrosa, um prémio simbólico e a garantia da divulgação do seu trabalho no Jornal Economia Local.

Serão realizados cinquenta exemplares do poster que ficou em primeiro lugar, os quais, posteriormente, serão oferecidos à escola para serem distribuídos.

Todos os alunos receberam um certificado de participação bem como pequenas lembranças.

Obrigada à Associação Empresarial de Sintra.

Parabéns aos alunos!

A professora de Desenho A: Celeste Duarte

Veja as fotos aqui

Dez 04

Apresentação do Livro “Afinal, ainda Há Heróis”

Teve lugar no dia 24 de outubro, na EB1/JI de Vale Mourão, a apresentação do livro “Afinal, ainda Há Heróis” de João Pedro Condesso.

O cantor Gerson Santos foi o autor das músicas que acompanham o livro e contou-nos a história com as lindas canções, acompanhado com a mascote desta história maravilhosa.

Uma história passada no Reino dos Balões, onde um Rei decretara um dia, a substituição de todos os animais de estimação por robôs de estimação (por estes serem, por vezes, maltratados e abandonados).

Afinal, ainda Há Heróis que, todos os dias, salvam os animais e os tratam com muito amor.

Adorámos conhecer esta história e divertimo-nos muito!

Veja as fotos aqui

Dez 04

A EB Ribeiro de Carvalho participou no Lisbon & Sintra Film Festival 18

No dia 20 de novembro, algumas turmas da EB Ribeiro de Carvalho assistiram a uma sessão de cinema promovida pelo LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival 18, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

O LEFFEST apresentou a sessão especial A MAGIA DO CINEMA, na qual ficámos a conhecer a origem dos desenhos animados com as incríveis curtas-metragens dos Estúdios Bray.

Ficámos a saber que “a história do desenho de animação é anterior à do cinema e teve início com a criação de dispositivos óticos que davam a ilusão de movimento, tendo sido entre 1910 e 1940 que o interesse pela animação começou a tomar forma, com a criação de estúdios autónomos. A revolucionária aparição dos Estúdios Bray, por volta de 1913, marca a história dos desenhos animados como prática de entretenimento”.

Foi uma manhã diferente onde os alunos ficaram a conhecer um pouco da história dos desenhos animados.

Veja as fotos aqui

Dez 04

O S. Martinho no Jardim de infância Cacém n.º 1

Uma, duas, três castanhas,

Eu te vou dar,

Uma, duas, três castanhas,

Para brincar.

Castanhas quentinhas,

Ao lume a estalar,

Nós vamos comê-las,

Até nos fartar!

Em ambiente de festa, o Jardim de Infância Cacém n.º 1, no dia 12, pelas 14:45h, juntou os familiares e as crianças, para comemorarem o dia de São Martinho. Os familiares foram recebidos com canções alusivas ao dia e com muitos sorrisos estampados nos pequenos rostos. Educadoras de infância, assistentes operacionais, familiares e crianças degustaram as castanhas assadinhas, acompanhadas do belo suminho e colocadas nos cartuchos que as crianças fizeram com muito carinho. Foi um momento de convívio muito agradável.

Veja as fotos aqui

Dez 04

Halloween na EB de Vale Mourão

Na última semana de outubro, o átrio da nossa escola foi “assombrosamente” decorado para celebrar o Halloween. Toda a comunidade escolar esteve envolvida nesta fantasmagórica atividade, organizando uma exposição com trabalhos elaborados pelos nossos alunos e pelos seus familiares. Apesar de gostarmos de travessuras, somos também responsáveis para com o ambiente e, por isso mesmo, usámos material reciclável para os nossos ornamentos decorativos. Foi uma semana repleta de verdadeiros momentos de terror!! Estamos todos de parabéns pela criatividade e pela originalidade dos nossos trabalhos!

Veja as fotos aqui

Dez 04

S. Martinho em Vale Mourão

No dia 9 de novembro, a Escola Básica de Vale Mourão foi palco da tradicional comemoração do “S. Martinho” e da “Feira de outono”.

Os alunos, em contexto de sala de aula, realizaram múltiplas atividades relacionadas com o outono, com as castanhas e com o dia de S. Martinho. Foram exploradas histórias, poesias, contos, bandas desenhadas e lendas, memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas e canções. Elaboraram-se ainda diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com a temática.

Na hora do lanche todas as crianças, em convívio, comeram castanhas assadas e beberam sumo.

Findas as atividades letivas a festa continuou, com a colaboração da Associações de Pais e Encarregados de Educação, envolvendo toda a Comunidade Educativa.

Os pais puderam comer castanhas e adquirir alguns produtos, elaborados pelos seus educandos, disponíveis na feira de outono: bijuterias, produtos têxteis, reciclados e os incontornáveis doces caseiros.

A atividade contou com a participação de toda a comunidade escolar, alunos, docentes, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação.

Esta atividade, que pretende manter vivas as tradições, usos e costumes, registou uma enorme afluência da comunidade educativa, com muita animação e dezenas de pessoas a visitarem a escola.

Veja as fotos aqui

Dez 04

Dia da Alimentação

No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia da Alimentação. As crianças e os alunos da EB de Vale Mourão realizaram várias atividades com o objetivo de estimular o gosto por uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, promover momentos de convívio saudáveis e felizes.

Em contexto de sala de aula realizaram-se várias atividades de expressão plástica e de culinária (confeção de sumo de fruta natural, gelatina, salada de fruta e bolos).

As crianças do jardim-de-infância foram ao supermercado comprar iogurtes naturais para a realização da atividade: “iogurtaria”.

Concluiu-se, este dia, com um saboroso lanche partilhado e um bom convívio entre todas as crianças e alunos da escola.

Veja as fotos aqui

Dez 04

A EB Ribeiro de Carvalho aderiu ao Dia Nacional do Pijama

A nossa escola associou-se, mais uma vez, à iniciativa do Dia Nacional do Pijama, que se comemorou no dia 20 de novembro.

Nesse dia, algumas turmas da escola, professores e assistentes operacionais deixaram em casa as suas roupas habituais e vestiram o pijama, peça de vestuário que simboliza o aconchego do lar.

Este dia, que coincide com o Dia Internacional dos Direitos da Criança, tem um significado muito importante, pois assinala os direitos que todas as crianças deviam ter: crescer numa família, com amor e em segurança.

Durante todo o dia, os nossos alunos realizaram um conjunto de atividades pedagógicas e divertidas, sempre numa perspetiva solidária.

O nosso agradecimento aos alunos e suas famílias que se associaram a este evento e a esta causa, juntando os seus mealheiros para ajudar quem mais precisa.

Veja as fotos aqui

Pagina 1 of 10212345...102030...Fim»