Nov 16

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 32 – Grupo de Recrutamento 520 – Biologia e Geologia

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 15

Uma árvore pelo clima

Cientes de que as alterações climáticas constituem uma ameaça global, e exigem medidas ambientalmente responsáveis, os alunos do 10.º ano das turmas CT1 e CT2 plantaram uma árvore na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no dia 28 de outubro, pelas 15:30h e ajudaram a tornar a nossa escola mais verde. A árvore escolhida foi um loureiro, bem conhecido pelas suas propriedades aromáticas, medicinais e ornamentais. Participaram nesta iniciativa as professoras Lina Pereira, Coordenadora do Projeto eTwinning e do Clube Europeu, Marlene Serras, Diretora da Turma CT2 do 10.º ano e Cristina Feliciano, Coordenadora do Projeto Estufa, com a colaboração dos professores Manuel Sousa e António Ratão. Esta atividade insere-se também na iniciativa PlantED do Projeto Internacional Climate Action, no qual a nossa escola está a participar. O Projeto foi lançado em outubro de 2019, pelo 3.º ano consecutivo e é apoiado, entre outros, pela Fundação das Nações Unidas, National Geographic e BBC e patrocinado pela Dra. Jane Goodall, que apela à plantação de árvores, porque além de capturarem CO2, também ajudam o solo a capturar quantidades significativas de carbono, aliviando os efeitos das alterações climáticas.

Esta atividade foi muito bem acolhida pelos alunos e uma excelente oportunidade para estes participarem ativamente na tomada de decisões tão pertinentes no mundo atual. O Workshop dinamizado por uma representante da Associação Zero veio também complementar a necessidade de adoção de medidas de adaptação às alterações climáticas na família e comunidade.

Disponibilizamos o link para acesso a mais informações sobre o Climate Action Project e uma citação retirada desse mesmo projeto, aqui

“The best time to plant a tree was 20 years ago. The second best time is now.”

(Chinese Proverb)

Pelo-clima-1

Picture 1 of 10

Nov 15

A Maior Lição do Mundo

A Maior Lição do Mundo consiste numa oportunidade anual para apresentar ou relembrar aos alunos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando colocar as crianças e os jovens no centro do desenvolvimento, promovendo-se, deste modo, o seu envolvimento enquanto cidadãos. Desde o ano letivo de 2015/2016, têm sido muitos os alunos e os professores que, em todo o país e no mundo, têm estado envolvidos nesta iniciativa.

As escolas que adiram a esta iniciativa poderão aceder a toda informação, incluindo o Regulamento do Concurso, aqui

Nov 15

MOOC – Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade

O MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade está estruturado em cinco módulos nucleares e incide nas seguintes temáticas: Desenho Universal para a Aprendizagem – Acessibilidade Digital – Tecnologias e Produtos de Apoio – Software e Recursos Livres – Tecnologias Móveis e APPs.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de analisar a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem, experimentar ferramentas TIC livres, produzir recursos educativos, partilhar ideias e atividades com os seus pares.
A conceção do curso foi orientada para os professores em geral, encontrando-se aberto à comunidade educativa.

Esta formação não está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Pode ver o vídeo de apresentação do MOOC Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade aqui

Inscrições: até dia 17 de janeiro 2020. Pode fazer a sua inscrição aqui

Contacto para dúvidas: mooc-tia@min-educ.pt.

Nov 14

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 31 – Grupo de Recrutamento 550 – Informática

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 14

“Mauerfall” (Queda do Muro)

No passado dia 9 de novembro, fez 30 anos que o muro de Berlim foi derrubado, depois de 28 anos de existência (13 de Agosto de 1961 – 9 de novembro de 1989). A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã.

Para recordar/comemorar esta data, a professora de Alemão do 11.º LH2, Filomena Ferreira, entrou em contacto com o Instituto Alemão de Lisboa, a fim de promover um workshop “Mauerfall” (Queda do muro). Esta atividade, realizada no dia 12 de novembro, na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, tendo como oradora Helena Dawin, foi extremamente interessante e dinâmica. Houve apresentação de pequenos filmes, realização de jogos e interação em alemão. Todos os alunos se mostraram interessados e participativos em todas as atividades propostas.

Mauerfall-1

Picture 1 of 7

Nov 14

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horários n.º 34, 35 e 36 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

Para consulta do documento, clique aqui

Nov 13

Pelo Programa Nacional de Vacinação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemorou os 40 anos da erradicação da varíola. 

A 5 de novembro de 1979, um comité internacional independente declarou o Mundo livre de Varíola. Esta foi uma das doenças mais devastadoras da humanidade e foi a primeira e única a ser erradicada até hoje através da vacinação.

A OMS estima que a erradicação da varíola tenha salvo 200 milhões de vidas, através de campanhas de vacinação combinadas com medidas de vigilância, prevenção e controlo, além da colaboração sustentada de diversos países e organizações internacionais.

Este é o exemplo que se tem seguido ao longo destes 40 anos, com o objetivo de erradicar mais doenças evitáveis pela vacinação.

Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação, complementado com outras medidas de saúde pública, contribuiu também para este sucesso mundial. Estas medidas tornaram possível a  eliminação da poliomielite, do sarampo e da rubéola em Portugal.

Até à erradicação das doenças, é preciso continuar a “Vacinar, Vacinar, Vacinar”!

Nov 11

Halloween

No passado dia 31 de outubro festejou-se o dia de Halloween. Este ano, os senhores professores de Inglês decidiram fazer uma exposição com chapéus de bruxa.

Desafiaram os alunos e as respetivas famílias a criarem chapéus com materiais reciclados. Todos estão de parabéns, pois os trabalhos superaram, em larga escala, as nossas expectativas.

Durante a manhã, na EB de Vale Mourão os alunos vieram mascarados a rigor e juntaram-se algumas turmas no ginásio onde houve lugar a músicas alusivas aos Halloween, bem como coreografias, brincadeiras e muita diversão para celebrar este dia de tradição inglesa.

Halloween-1

Picture 1 of 6

Nov 11

Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica de Vale Mourão

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, todos os alunos da Escola Básica de Vale Mourão comemoraram esta data com muita alegria e entusiasmo.

Os alunos juntaram-se por anos de escolaridade e elaboraram uma receita saudável para partilharem com os restantes alunos da escola. As receitas preparadas foram muito variadas: gelatina com fruta, pão, doce de tomate caseiro, bolo mármore e bolo de laranja.

Na sala de aula cada turma assistiu a um divertido filme sobre a alimentação. Partilharam-se experiências sobre hábitos alimentares.

Este dia foi vivido de forma muito especial, pois todos alunos aprenderam mais sobre alimentação de forma engraçada e saborosa.

Texto elaborado pela turma A do 4.º ano

D-M-A-1

Picture 1 of 7