Mai 21

Projeto DOSEADOR DE SAL – Apresentação aos docentes do Agrupamento

Chegou ao fim a fase de Desenvolvimento deste projeto, concorrente à 13.ª Edição do Prémio “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho.

Convidam-se todos os docentes do Agrupamento a estarem presentes numa das sessões de divulgação do trabalho desenvolvido (24 e 25 de maio).

O coordenador do projeto

 António Ratão

apresentacao_DoseadorSal_MAI2016

Mai 18

Sessão de Sensibilização “ bem me quer?… mal me faz! Perigos e Proteção” com a CPCJ de Sintra Oriental

No passado mês de abril de 2016, foram lançadas, pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), iniciativas no âmbito da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude.

Esta iniciativa pretendeu consciencializar:

 - a comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância;

 - a família, para o exercício de uma parentalidade positiva;

 - a criança/jovem, para os seus Direitos.

Nesse âmbito, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Sintra Oriental e Escola Básica e Secundária de Gama Barros, em parceria com o Projeto Educação para  a Saúde (PES),  promoveram uma sessão de sensibilização para Perigos e Proteção das Crianças e Jovens.

As turmas dos 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde aderiram ao desafio lançado pelos 3 elementos da equipa técnica da CPCJ e discutiram abertamente os seus receios, angústias e medos, perante uma sociedade cada vez mais insegura.

 Assuntos como “violência e abuso sexual”, “maus tratos físicos”, “negligência” e “indiferença afetiva” foram abordados e exemplos reais foram discutidos e analisados, pelos alunos formandos do PTAS, no Auditório da escola sede, no passado dia 15 de maio de 2016.

Veja as fotos aqui

Mai 17

Matrículas 2016 – 2017

Documentos necessários para realizar a matrícula, clique aqui

Informações sobre procedimentos e prazos, clique aqui

Mai 16

Sessão de Apresentação “O Bullying na Gama Barros”

Bullying Gama BarrosA

Mai 16

“Dia Aberto” na Escola Superior de Saúde de Alcoitão

No passado dia 12 de maio 2016, a  Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) esteve de portas abertas. O curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, aproveitou o convite feito, para conhecer este estabelecimento de ensino universitário.

A ESSA é um estabelecimento de ensino superior particular que resultou da conversão, em 1994, da Escola de Reabilitação de Alcoitão.

“O Dia Aberto na ESSA “ visou o contato direto entre os docentes e alunos da ESSA e os alunos formandos dos 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde.

De uma forma interativa e dinâmica foi dado a conhecer a todos os alunos participantes os objetivos , as metodologias pedagógicas e as saídas profissionais dos Cursos de Fisioterapia, de Terapia Ocupacional e de Terapia da Fala.

Veja as fotos aqui

Mai 09

Concurso de Soletração na EB1 n.º 1 do Cacém

Na EB1 nº 1 do Cacém, no decorrer da semana da leitura, realizou-se também, um Concurso de Soletração.

No concurso participaram três alunos de cada turma e, de acordo com o ano de escolaridade, iam soletrando palavras de forma correta. Os júris da atividade foram a professora Ana Luísa, a professora Amália e o professor Carlos.

No final, os vencedores foram: Guilherme Gomes do 1.º A; Mariana Beco do 2.º B; Maria Lopes do 3.º B e Alexandre do 4.º A.

Todos os alunos que participaram receberam um diploma de participação e uma caneta ou um bloco. Os vencedores receberam também livros que foram entregues numa pequena cerimónia.

Veja as fotos aqui

Mai 09

A apanha das favas na horta da nossa escola

Na EB1 n.º 1 do Cacém os alunos, com ajuda dos seus respetivos professores, aproveitaram o terreno circundante e meteram mãos à obra…. Fizeram uma horta pedagógica. Para isso contaram com a ajuda de voluntários para tirar as ervas daninhas e desbravar a terra. Na horta já estão plantados morangueiros, tomilho, poejo, beterraba, tomateiros, pimentos, alfaces, salsa, hortelã, camomila e caril.

O dia 21 de abril foi o dia dos alunos apanharem as favas e de as descascarem. A professora Anunciação e a professora Amália levaram os seus alunos a realizarem a tarefa. No dia seguinte iria haver um almoço com as favas da escola.

Foi engraçado, e muito divertido, aprender a apanhar e a descascar favas…! O ar do campo é sempre delicioso!

Veja as fotos aqui

Mai 09

Comemoração do dia da Mãe na EB1 n.º 1 do Cacém e entrega dos prémios do Concurso de Soletração

No dia 27 de abril comemorou-se, na nossa escola, o Dia da Mãe e a entrega dos prémios do Concurso de Soletração.

As mães dos alunos, ou um outro familiar mais próximo, foram convidados a dançar, juntamente com os seus filhos ou familiares, a dança de hip-hop, com a ajuda do professor Rodrigo.

Seguiu-se então o momento de dança. Num ambiente muito agradável, os convidados adoraram e os alunos ficaram muito felizes por partilhar esta experiência com pessoas tão importantes na vida deles.

Seguiu-se a entrega dos prémios do Concurso de Soletração realizado nesta escola.

Os alunos Guilherme Gomes do 1.º A; Mariana Beco do 2.º B; Maria Lopes do 3.º B e Alexandre do 4.º A, vencedores do concurso, receberam livros como presente e agradeceu-se o mérito a sua participação.

Veja as fotos aqui

Mai 07

Workshop “Favas Saloias Salteadas – saudável, saboroso e barato” – 21 de abril de 2016

Cartaz_FavasSalteadasOrganizado pelo projeto “Doseador de Sal”, em colaboração com o projeto “Educação para a Saúde” e a Unidade de Apoio à Multideficiência, este evento comemorativo de 2016 – Ano Internacional das Leguminosas e 2016-2025 Década de Ação sobre Nutrição, proclamados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, consistiu na confeção e degustação de dois pratos de favas idênticos: um deles sem adição de sal; o outro com o equivalente a 1,3 grama de sal por refeição.

A confeção decorreu na Unidade de Apoio à Multideficiência e a degustação no Auditório.

O coordenador do projeto “Doseador de Sal” enquadrou o evento no tema das Leguminosas e deu a conhecer o “estado da arte” do projeto.

No final, pediu-se aos presentes que identificassem qual das versões de favas tinha maior quantidade de sal. As respostas foram contraditórias. De comum ficou o intenso sabor e agradável aroma das favas saloias salteadas.

Veja as fotos aqui

Mai 05

Cursos EFA – Secundário (Noturno)

Estão já decorrer as matrículas para os Cursos EFA – Secundário.

Para mais informações, clique aqui

Pagina 1 of 4912345...102030...Fim»