Dez 05

Contratação de Escola 2019-2020

Lista Ordenada Final

Horário n.º 38 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

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Dez 03

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que hoje se celebra

Neste Dia Internacional, unimo-nos para promover o direito à igualdade e a participação efetiva das pessoas com deficiência na vida das nossas sociedades.

Hoje, mais de um bilião de pessoas, ou seja, aproximadamente 15% da população mundial, vive com alguma forma de deficiência. Muitas são ainda vítimas de múltiplas formas de discriminação, marginalização, incluindo de violência e opressão.

Devido à persistência de certos preconceitos, as desigualdades perduram, nomeadamente no mercado de trabalho. Por este motivo, a taxa de emprego dos homens (53%) e das mulheres com deficiência (20%) é inferior à taxa de emprego dos homens (65%) e das mulheres sem deficiência (30%). Assim, as pessoas com deficiência têm mais probabilidade de enfrentar situações de pobreza, embora, por vezes, tenham de assumir despesas de saúde elevadas. As crianças com deficiência também são vítimas de desigualdade, fazendo com que não possam, muitas vezes, seguir um percurso escolar adequado.

Contudo, ano após ano, despertam as consciências e evoluem as mentalidades, fruto do trabalho admirável das associações, cujos esforços são incansáveis e devem ser apoiados e encorajados.

É também fruto da mobilização da comunidade internacional, nomeadamente através da adoção, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a 13 de dezembro de 2006 que, no seu preâmbulo reafirma “a universalidade, indivisibilidade, interdependência e correlação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e a necessidade de garantir às pessoas com deficiências o seu pleno gozo sem serem alvo de discriminação”. Esta ambição deve ser a nossa bússola.

O tema escolhido para este ano destaca o papel das pessoas com deficiência e reflete o compromisso que está no cerne da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de “não deixar ninguém para trás”. Contudo, este objetivo só cumprirá o seu pleno significado se mobilizar iniciativas de um vasto número de parceiros. A UNESCO assume o papel que lhe cabe neste compromisso.

O Fórum Internacional sobre Inclusão e Equidade na Educação, realizado pela UNESCO na Colômbia, em setembro de 2019, destacou a necessidade da construção de sistemas de educação mais inclusivos, e o papel da educação no combate ao preconceito e à discriminação.

Neste sentido, a UNESCO põe a sua experiência ao serviço dos Estados-Membros e reforça as suas capacidades com vista à integração das problemáticas relativas às pessoas com deficiência nas suas políticas educativas nacionais, influenciando a formação de professores ou desenvolvendo linhas orientadoras e ferramentas específicas. A nossa Organização acelera ainda a partilha de dados e de boas práticas para uma educação inclusiva, com vista a facilitar a cooperação e a emulação entre os Estados Membros.

A UNESCO não só envida esforços no domínio da educação, como também no domínio da cultura. É este o sentido da nossa ação para garantirmos um melhor acesso, por pessoas com deficiências, à riqueza do património mundial, através, por exemplo, da digitalização de documentos.

É nosso dever construir e alargar a participação das pessoas com deficiência; Consegui-lo, só depende de nós.

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Dez 03

Dia Mundial de Luta contra a Sida – 1 de dezembro

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Sida

1 de dezembro de 2019

Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, a UNESCO, em estreita cooperação com os seus parceiros e com a ONUSIDA, gostaria de sublinhar o quanto a luta contra a SIDA permanece premente.

Nos últimos anos, foram realizados progressos consideráveis. Com efeito, os dados mais recentes da ONUSIDA, relativos a 2018, apresentaram um declínio de cerca de 16% na contração de novas infeções desde 2010 e de mais de 56% nas mortes ligadas à SIDA desde 2004, o ano mais dramático neste domínio.

Estes resultados são fruto de uma ampla mobilização da comunidade internacional e de milhões de cidadãos em todo o mundo.

São também fruto da mobilização das numerosas redes de entreajuda e das comunidades como associações juvenis, sindicatos de professores, grupos de pais, professores, círculos familiares e de amigos, líderes religiosos e comunidades locais. Todas estas comunidades e todas as pessoas que vivem com o VIH ou são afetadas pelo vírus desempenham um papel fulcral, cada uma à sua escala.

Graças aos esforços conjuntos, foi possível ajudar mais de 23 milhões de pessoas, em todo o mundo, a terem acesso ao tratamento do VIH em 2018.

É este papel muito pouco conhecido do grande público que o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA destaca este ano; é um merecido reconhecimento das mulheres e dos homens que disponibilizam o seu tempo livre para lutar contra o VIH, levando a cabo ações pedagógicas ou de apoio terapêutico, quando necessário, ou para ver reconhecido  o direito de todas as pessoas que vivem com o VIH de irem à escola ou de trabalharem.

Uma luta eficaz contra a SIDA pressupõe uma estreita cooperação com estes atores de primeira linha. É por este motivo que a UNESCO trabalha tanto para apoiar e acompanhar a ação dessas comunidades no terreno, nomeadamente no domínio-chave da educação. Pois a luta contra a SIDA não se reduz a uma luta terapêutica e científica, é também uma questão crucial de educação.

O programa emblemático da UNESCO “Os nossos direitos, as nossas vidas, o nosso futuro” também conhecido pela sua sigla inglesa “O3” é uma iniciativa fundamental neste domínio. A nossa Organização desenvolve atualmente uma ação concreta em 31 países da África Subsariana para promover o acesso a uma educação completa em matéria de saúde reprodutiva para cerca de 20 milhões de jovens. Este programa ambiciona também alcançar cerca de 30 milhões de pessoas, seja através de atividades de envolvimento da comunidade ou através das redes sociais.

É com esse mesmo objetivo em mente que a UNESCO auxilia políticas educativas nacionais em todo o mundo, nomeadamente através da disponibilização aos Estados-Membros das Orientações técnicas internacionais sobre a educação sexual,que enfatizam os vários vínculos existentes entre a educação completa em matéria de saúde reprodutiva, a promoção da igualdade de género e saúde e a educação para a saúde e o bem-estar.

É no dia-a-dia, de mãos dadas com os principais interessados e com os seus cuidadores, que devemos agir. Este é o objetivo do programa de Aprendizagem Positiva que a UNESCO está prestes a entregar aos jovens que vivem com VIH, para que este corresponda o mais possível às suas necessidades e expetativas.

Fornecer às pessoas com VIH os meios para agirem é uma das formas de ajudá-las a viver uma vida plena nas melhores condições de saúde possíveis.

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Dez 03

Agrupamento D. Maria II distinguido com o Selo Europeu para as Línguas 2019

O nosso Agrupamento está novamente de parabéns! A Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação atribuiu o Selo Europeu para as Línguas ao Projeto: “A trip to our cultural heritage”, dinamizado pela professora Lina Pereira.  Foram  5 as  Instituições distinguidas com este Selo, que premeia as iniciativas inovadoras na Área de Ensino/Aprendizagem das Línguas e o Agrupamento D. Maria II recebe o prémio pela 3.ª vez.

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar no dia 10 de dezembro, pelas 10 horas, na Universidade de Évora. Obrigada ao Diretor do Agrupamento, Professor António Gouveia, que sempre nos apoiou nestas iniciativas e a todos os alunos e professores que participaram no projeto.

Dez 02

Visita ao Templo da Poesia

Na manhã do dia 30 de outubro, a turma 6.º 7.ª, acompanhada da professora de Educação Musical Cecília Amaral e da professora de Inglês e Diretora de Turma Rosário Santos, realizou uma visita de estudo ao Templo da Poesia, em Oeiras. Os alunos participaram numa exposição interativa de instrumentos musicais contemporâneos, criados e desenvolvidos nos últimos vinte anos, por Victor Gama. Foi uma oportunidade única de os alunos experimentarem novas sonoridades, tocando instrumentos contemporâneos, e de conhecerem um processo de criação inédita, que junta tradição, design, música e tecnologia. Foi realmente uma experiência diferente, aquela que o 6.º 7.ª vivenciou, e houve alunos que revelaram uma criatividade que nem sempre é visível em sala de aula.

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Nov 30

Contratação de Escola 2019-2020

Aviso de Abertura de Concurso

Horário n.º 38 – Grupo de Recrutamento 420 – Geografia

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Nov 30

7.ª Edição do Concurso Sitestar.pt

Já foi lançada a sétima edição do concurso SiteStar, promovido pela DECO e pela DNS.PT, com o apoio da Direção-Geral da Educação e de outros parceiros.

Esta iniciativa pretende promover a literacia digital dos jovens, incentivando à criação de um site sob o domínio .pt, para a promoção e divulgação de projetos relevantes, de acordo com as suas áreas de interesse, de forma criativa, inovadora e segura, promovendo uma cidadania mais ativa e inclusiva.

Estes sites devem integrar uma das seguintes categorias: Escola mais Digital; Faz a Diferença; Jovens com Talento.

Podem participar neste concurso alunos com idades entre os 13 e os 18 anos, a frequentarem escolas nacionais do ensino público ou privado, ou outras entidades que envolvam os jovens, desde que aderentes à rede DECOJovem.

Os prazos para as diferentes etapas deste concurso são:

  • Até 17 de dezembro 2019 – inscrição das equipas, constituídas por 3 elementos, e apresentação da ideia para o site;
  • 14 de janeiro 2020 – Divulgação das propostas de site selecionadas;
  • 30 de março 2020 – Submissão do site e do vídeo de apresentação; 
  • 15 de abril 2020 – Divulgação dos nomeados;      
  • 30 de março 2020 – Submissão do site e do vídeo de apresentação; 
  • 17 de maio 2020 – Divulgação dos nomeados.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 7 de junho de 2020.

Para mais informações, pode consultar o site da iniciativa aqui

Nov 28

Selo Escola SaudávelMente

Foi com muito orgulho que regressei da Figueira da Foz onde fui receber o diploma, a bandeira e o selo Escola SaudávelMente atribuídos ao nosso Agrupamento. Fomos distinguidos pela Direção-Geral de Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o selo Escola SaudávelMente, pelas boas práticas em saúde psicológica, sucesso educativo e inclusão no nosso Agrupamento.

Obrigada a todos os meus colegas docentes, não docentes, alunos e elementos da Direção, que viabilizaram esta distinção, por partilharmos o mesmo objetivo de uma Escola SaudávelMente.

A Psicóloga

Carla Marques

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Nov 27

Visita ao Museu de História Natural de Sintra

O projeto “Passeios Culturais” convida todos os formandos EFA e seus familiares para uma visita ao Museu de História Natural de Sintra, a realizar no sábado, dia 7 de dezembro.

O encontro ocorrerá na estação da CP de Sintra (final da linha) às 14:30h. Seguiremos a pé até ao Museu, passando pelos Paços do Concelho e caminhando pela Rua da Ribeira.

O fim da visita está previsto para as 17:00h. Seguiremos depois a pé pela Volta do Duche, de regresso à estação da CP.

Estão previstos outros passeios para este ano letivo, que oportunamente serão dados a conhecer.

Nov 27

Guião de Boas Práticas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica nas empresas

Decorreu no passado  dia 22 de novembro, pelas 11 horas, na sede da Vodafone em Lisboa, a cerimónia de apresentação do Guião de Boas Práticas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica nas empresas

O Agrupamento D. Maria II, Sintra, esteve representado pelo professor Adérito Cunha, Representante de Projetos de Desenvolvimento Educativo no Conselho Pedagógico do Agrupamento, que se encontra disponível para colaborar em ações relacionadas com  o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro),  na Comunidade Educativa.