«

»

Dez 22

A EB1 Ribeiro de Carvalho participou no Concurso “Este Natal ser guloso, dá prémios”

A turma do terceiro ano C, da Escola Básica Ribeiro de Carvalho, participou no Concurso da Geração Depositrão “Este Natal ser guloso, dá prémios”, promovido pela Guloso e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.

Numa primeira fase, fez-se a recolha de embalagens dos pacotes de leite escolar por algumas turmas da escola. Após a recolha, foram discutidas as propostas dos alunos para a construção de uma árvore de natal com embalagens de cartão, prioritariamente com as embalagens dos pacotes de leite. Tomada a decisão unânime sobre a ideia mais votada iniciou-se a recolha e a organização dos materiais necessários para construir a estrutura da árvore. Nesta etapa foram utilizados os seguintes materiais: tubo de cartão, pacotes de leite, tinta verde e cola.

Numa segunda fase, foram pensados os enfeites para decorar a estrutura da árvore, também estes construídos com pacotes. Foram utilizados pacotes de tomate guloso, copos de plástico, cartolina preta e algodão para bonecos de pai natal e embalagens cortadas em tiras finas para as “bolas” que, não ficando como inicialmente idealizadas, também foram utilizadas como enfeites. Para a construção das estrelas foi utilizada uma estrutura em arame e uma tira de pano pintado.

Numa terceira fase, procedeu-se à elaboração da base para a árvore, usando embalagens de pacotes de sumo de 1 L e cartolina EVA brilhante.

Construídos os elementos principais do projeto (estrutura da árvore, base para a estrutura e enfeites), os alunos fizeram a recolha de enfeites de natal já não utilizados das suas casas e acrescentaram-se alguns detalhes na decoração da árvore.

Em todas as fases de construção deste projeto foram utilizados como materiais complementares, tesouras e colas.

Terminado o projeto, a árvore ficou exposta na entrada da escola.

Durante esta atividade foi possível articular e integrar outros conhecimentos às disciplinas curriculares, nomeadamente no que se refere à reutilização dos resíduos e à diminuição da poluição que afeta o nosso planeta, bem como sensibilizar as famílias, através dos alunos, para a importância da reciclagem.

                                                                            Turma do 3.ºC – Professora Ana Lúcia

Veja as fotos aqui