Alunos do 12.º AV1 Participam em Sessão Sobre Criação de Uma Linguagem Artística
A Escola Secundária Gama Barros acolheu no passado dia 28 de maio uma sessão destinada ao 12.º AV1, subordinada ao tema “Criação de uma Linguagem Artística”.
A iniciativa teve lugar no auditório e contou com a presença de um ex-aluno do curso de Artes Visuais, João Feio, que está agora envolvido na área da produção sonora, e Ânia Pais, uma artista cuja linguagem criativa se manifesta nas suas diversas instalações.
A sessão começou com uma breve introdução do percurso académico de ambos, seguida por uma questão aos alunos sobre os seus futuros rumos. Com esta base, deu-se início a uma conversa sobre diversos tópicos, nomeadamente, a importância da Arte, o seu potencial enquanto linguagem, e a sua origem subjetiva e interior.
Foram apresentadas várias obras realizadas pelos mesmos, algumas em colaboração. É exemplo disto a obra “Habitar o Entre”, onde se observa uma pequena árvore com tecido nos seus ramos e uma iluminação em tons de azul-escuro. Acompanhada por crípticos efeitos sonoros, esta instalação mostra-se enigmática, transmitindo um senso de mistério e desconforto.
Como exemplos de trabalhos individuais, pode ser mencionada a obra “In Perpetuum”, de Ânia Pais, uma instalação que apresenta faixas de tecido desfiado pendurado na cisterna da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Quanto ao trabalho de João Feio, foi mostrado um vídeo de uma performance intitulada “ocorrências” onde se observa um objeto a balançar num movimento pendular, produzindo som ao mesmo tempo.
De seguida, os alunos dirigiram-se à sala de aula e participaram num workshop de desenho gestual, onde teriam de fazer um registo do rosto dos dois artistas (em vezes distintas) em 4-2 minutos cada.
Assim foi concluída a sessão, que se transformou numa valiosa conversa sobre o vasto mundo da arte e o papel do artista na sociedade.
Sofia Gomes, Nº 17, 12.º AV1