Cursos EFA- 25 de abril sempre!
- Categories Notícias
- Date Maio 3, 2024
Os formadores e formandos dos cursos EFA organizaram um conjunto de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas D. Maria II.
Realizou-se um ciclo de cinema com a apresentação e exibição dos filmes “Capitães de Abril”, da realizadora Maria de Medeiros e “Cartas da Guerra”, do realizador Ivo Ferreira, nos dias 6 e 14 de março, promovido pelo Curso G36. A organização e animação do evento (decoração do auditório, receção dos participantes e pausa para café no refeitório) foi da responsabilidade do Curso TIAT 4. Na primeira sessão do ciclo, foram distribuídos a todos os participantes cravos em papel que foram confecionados pela formanda Ana Catarina Gonçalves, do Curso TIAT 4, a professora Isabel Ribeiro recitou um poema da autoria de Sofia de Mello Breyner e no final cantou-se Grândola, Vila Morena . Na segunda sessão o formando Rodrigo Barros, do Curso G37, recitou um poema de sua autoria sobre o significado do 25 de abril para um jovem adulto que já nasceu no final da década de 90.
Até final do ano letivo, estará patente à comunidade escolar uma exposição, no pavilhão E da Escola Secundária de Gama Barros, com vários núcleos expositivos: galeria de poemas, painel cronológico sobre o dia 25 de abril, conjunto de murais pós-revolução, alguns aspetos do Estado Novo (cartazes elaborados pelos formandos), o pós 25 de abril (cartazes elaborados pelos formandos), fotos de alguns militares da Revolução (mini cartazes elaborados pelas formandas do Curso TIAT 4), cartazes sobre os filmes que integraram o ciclo de cinema produzidos pelos formandos e o cartaz muito original de divulgação destas comemorações concebido e elaborado pelo formando Kelvin Pereira, do Grupo G37.
No dia 22 de abril, as formandas do Curso de TIAT realizaram uma declamação de poemas, previamente selecionados e ensaiados, percorrendo as salas de aula onde funcionam os outros cursos do ensino noturno.
Agradecemos a todos os formandos e formadores a entusiástica participação nas atividades e congratulamos todos os formandos diretamente envolvidos na preparação e concretização dos eventos pelo forte empenho e qualidade do trabalho desenvolvido. A cidadania constrói-se todos os dias e este conjunto de atividades serviu para que os formandos reforçassem a consciência de que a liberdade é um direito que temos de defender porque está permanentemente sob ameaça, tanto a nível individual como coletivo. Vivemos um tempo de grande instabilidade, onde os mais elementares direitos são constantemente violados e a passividade dos cidadãos é a melhor aliada do ressurgimento de movimentos antidemocráticos, é preciso estar muito atento.
Citando um excerto do poema As Mãos de Manuel Alegre (O Canto e as Armas,1997):
“De mãos é cada flor, cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
Nas tuas mãos começa a liberdade.”
Um agradecimento especial:
À Direção do Agrupamento, na pessoa da Diretora Maria João Faria e do Professor Luís Cordeiro;
Ao professor Rui Correia, nosso credenciado fotógrafo.
À assistente operacional, D. Sílvia Teixeira, pela sua colaboração na concretização da pausa para o café, no espaço do bar da escola.
Os professores dinamizadores
Celeste Gomes, Isabel Ribeiro, José Gama, Rita Carreira