«

»

Dez 20

Dia Internacional dos Direitos Humanos celebrado na Gama Barros

AMI-0AMI-1A 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Apoiantes de todo o mundo, durante este mês, escrevem milhões de cartas, envolvendo-se na defesa daqueles cujos direitos humanos básicos são atacados e desrespeitados. A Escola Básica e Secundária de Gama Barros tem participado na Maratona de Cartas e este ano teve uma visita especial.

Vitalina Koval, uma ativista LGBTI da Ucrânia, foi convidada pela Dra. Luísa Marques e, estando o nosso Agrupamento envolvido no projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”, coordenado pela professora Isabel Costa, veio apresentar o seu testemunho perante uma audiência de jovens estudantes e professores.

Vitalina foi perseguida, ameaçada e agredida, por participar em marchas a favor da igualdade para todos os cidadãos do seu país. É uma jovem determinada e persistente, que nos confessou que “defender os direitos humanos não é um ato heroico, mas algo que está bem próximo de cada um de nós. Basta estarmos atentos à nossa volta e vermos quem precisa do nosso apoio para atuarmos.”

Veja as fotos aqui