«

»

Out 12

Dia Mundial do Turismo na Gama Barros

No dia 27 de setembro celebrou-se o Dia Mundial do Turismo cuja data começou a ser comemorada em 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Cientes da importância deste setor de atividade para a sociedade portuguesa as professoras Ana Colaço e Elsa Barreto organizaram, com os alunos das 3 turmas da nossa escola, atividades comemorativas deste setor económico que é essencial para o crescimento do nosso país.

O setor do turismo afirma-se como uma das principais atividades exportadoras nacionais e um dos motores da economia nacional, sendo responsável por 11% do PIB. Com o Turismo as receitas globais aumentaram 3,7%, de 2013 para 2014, e 3,9% em 2016. Nesse mesmo ano registaram-se 1.235 milhões de turistas. Mais 46 milhões do que em 2015.

Este sucesso deve-se a um investimento contínuo na qualificação dos profissionais do turismo, que agora começa a dar os seus frutos. Entre os alunos da área de Turismo em Portugal, a taxa de empregabilidade é de 80%.

O Curso Profissional Técnico de Turismo da Escola Básica e Secundária de Gama Barros proporciona uma interajuda entre os alunos dos vários anos. Essa experiência denomina-se Tutoria -A melhor maneira de aprender é ensinar”.

Todas as turmas do Curso de Turismo saem beneficiadas com esta iniciativa, pois desenvolvem a sua capacidade de comunicação, colaboração, resolução de problemas, criatividade e linguagem própria da área.

O contacto entre os jovens potencia as relações entre os alunos mais velhos (tutores) e os alunos do 1.º ano  que, desta forma, partilham o seu conhecimento entre si.

Foi com este espírito que no dia 27 de setembro se realizaram várias atividades ligadas ao turismo, planeadas pelos 2.º e 3.º anos:

- Palestra sobre a importância do Setor Turístico e apresentação dos alunos tutores;

- Rebenta a pergunta – Acertas na pergunta rebentas o balão e ganhas doces!;

- PicToTur – Fotografias com a moldura do Dia Mundial do Turismo (DMT);

- Quiz – acerta 5 perguntas e ganhas Pastilhas!;

- FlashMob – dança de grupo;

- Hino de Turismo – canção do curso PTT;

- Caça ao Tesouro – Procura e ganha prémios!;

- Lanche oferta aos alunos do 1.º ano.

Professoras e alunos consideraram o dia muito produtivo, uma vez que permitiu estabelecer laços entre os envolvidos ao mesmo tempo que se desenvolviam conteúdos da História do Turismo e da Animação Turística. A comunidade escolar mostrou-se recetiva e envolveu-se nas atividades, tendo também a unidade de multideficiência da escola assistido e participado nas suas instalações, na dança planeada pelo Curso Profissional de Turismo.

Notícia elaborada por:

Bruna Fonseca; Diogo Martins; Eduardo Manha; Gonçalo Vaqueirinho; Nina Timbuc, Rúben Dias e Yola Nunes ( 2º PTT)

Veja as fotos aqui