«

»

Dez 03

Exposição – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

exp_violencia1A Biblioteca Escolar/CRE assinala, mais uma vez, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A exposição resulta de uma proposta apresentada, à professora bibliotecária, Maria Filomena Lima, pela Professora de História e elemento da equipa da Biblioteca Escolar, Célia Costa, e contou com a colaboração de três alunas do 12.º LH1: Bárbara Teixeira, Inês Coutinho e Sara Sousa.

No Prefácio à Coletânea de Histórias de violência baseadas na vida de seis mulheres, intitulada “Isto não é um conto”, António Barreto afirma: “(…) Não há evidência empírica,  muito menos números que mereçam confiança, mas o que se vê é pouco. O que se sabe ou o que é visível é apenas uma parte muito pequena desta sórdida história que é a da violência masculina contra as mulheres e as crianças da família. Quem é violento não diz nem confessa. Quem é vítima tem medo de dizer. Quem é agredido tem vergonha de revelar. Quem vê ou sabe não tem coragem para denunciar. Quem ouve falar acha muitas vezes normal. Quem regista não presta atenção. Quem investiga arranja quase sempre desculpas. Quem julga tem pretextos e escapatórias. Quem estuda dissolve na sociedade as culpas individuais. (…)”.

O nosso objectivo é precisamente mostrar, dar a conhecer, denunciar, chamar a atenção, sensibilizar para esta realidade chocante que é a de um número crescente de agressões contra as mulheres, e para um número crescente de mulheres que morrem na sequência dessas agressões. Durante o processo de conceção da própria exposição, vimo-nos confrontados com o número de mulheres assassinadas que não parava de aumentar, e que alterávamos todos os dias, ao ponto de decidirmos que nos ficaríamos pelos dados de que dispúnhamos na noite de 24 de novembro de 2012.

Visite a nossa exposição in loco, até ao dia 4 de janeiro de 2013, ou nosso blogue em http://kasimporquesimgb.blogspot.pt/ .