«

»

Dez 03

“O dia em que a barriga rebentou”, de José Fanha

barriga9Foi com muita alegria que recebemos, mais uma vez, alunos da Escola Básica Ribeiro de Carvalho, na nossa biblioteca. As turmas 1.º A e 1.º B, acompanhadas das respetivas professoras, assistiram, e participaram com entusiasmo, num teatrinho de fantoches, resultado de uma adaptação da história “O dia em que a barriga rebentou”, de José Fanha.

As personagens do livro, no original os pássaros Bisnaus, “Uns grandes maraus, porcalhões e muitíssimo comilões (…)” foram transformadas pela professora bibliotecária, Filomena Lima, numa família de porcos, muitíssimo porcalhões. E foi assim que os alunos da Ribeiro de Carvalho alunos conheceram o Porcão Zuco-Tuco Paspalhão, a sua esposa, Dona Porca Zeca-Teca Paspalhona e os respetivos filhos, Porquinha Zica-Tica Patarica e o herói da história, o nosso amigo, Reco Zeco-Teco Patareco, dono de uma grande barriga, fruto dos seus maus hábitos alimentares que o conduzem a uma situação grave de Obesidade.

Depois do teatro seguiram-se algumas atividades lúdicas com a roda dos alimentos, a roda diária da alimentação, um jogo das diferenças, de entre outras.

Aqui ficam alguns registos fotográficos desses momentos e alguns dos desenhos elaborados por estes alunos na sequência desta visita à nossa biblioteca…