Projeto – “Jogos com a família (Leitura e Escrita)” – Continuação
- Categories Notícias
- Date Janeiro 18, 2024
No passado dia 16 de janeiro de 2024, na escola Básica Ribeiro de Carvalho, demos continuidade ao Projeto “Jogos com a família (Leitura e Escrita)”, tal como já tinha acontecido no passado mês de outubro. Este Projeto mantém o objetivo de envolver as famílias na aprendizagem da leitura e da escrita dos seus educandos, em contexto escolar e de forma sistemática.
Objetivos específicos:
– Promover um maior desenvolvimento de pré-requisitos e competências de leitura e da escrita (transversais a todas as disciplinas);
– Promover o envolvimento sistemático dos Encarregados de Educação/família no acompanhamento das aprendizagens e atividades realizadas com os seus educandos, presencialmente, na escola, e com os professores titulares de turma;
– Construir materiais pedagógicos com as famílias, (por exemplo: caixa de leitura) para estimular/desenvolver a consciência fonológica (consciência silábica), utilizando materiais reutilizáveis.
No passado dia 16 de janeiro, duas famílias construíram cada uma a sua caixa/“jogo de leitura”. O objetivo primordial foi o desenvolvimento da Consciência Fonológica/Consciência silábica. Foram exploradas palavras com tipologia CV/CV. Foi dado aos encarregados de educação um quadro silábico com as consoantes aprendidas em sala de aula, e também um documento /registo de orientação para que se assinalem os progressos do aluno, em casa. Na próxima sessão, que será no mês de fevereiro, os documentos atrás referidos, serão analisados em conjunto com a professora Rita Nobre. Ressalva- se que, os materiais construídos nesta sessão, ou em outras, poderão ser utilizados em casa ou na escola.
Relembro que os encarregados de educação e os seus educandos, receberam material apropriado à construção da caixa/“jogo”; especificamente: um caderno de linhas, um lápis, uma borracha, imagens recortadas de folhetos de supermercado, velcro, cola e papel autocolante transparente.
A Dinamizadora deste Projeto é a Docente Rita Nobre Machado (Educação Especial).
Participantes: Duas famílias e as professoras Adelaide Francisco (Educação Especial), e Ermelinda Costa Turma: 1.º C.
Gostaria de deixar aqui três notas importantes:
– A ajuda da Assistente Operacional Lurdes Batista, tem sido imprescindível. Esta senhora tem sido incansável, no que diz respeito à organização dos materiais necessários em cada sessão;
– A colaboração das funcionárias do café do Intermarché, que gentilmente guardam as tampas de plástico, que utilizo na construção da caixa/jogo de leitura, e que posteriormente me dão;
– A colaboração positiva dos encarregados de educação dos alunos desta escola.