Projeto – “Jogos com a família (Leitura e Escrita)”
- Categories Notícias
- Date Novembro 8, 2023

No passado dia 24 de outubro de 2023, na escola Básica Ribeiro de Carvalho, iniciou-se o Projeto “Jogos com a família (Leitura e Escrita)”. Este projeto destina- se a envolver as famílias na aprendizagem da leitura e da escrita, dos seus educandos, em contexto escolar de forma sistemática. Para isso, as famílias vêm à escola criar jogos, com os seus educandos, durante o presente ano letivo, mensalmente. Estes “jogos”, serão construídos utilizando maioritariamente material de desperdício. Neste Projeto encontram-se quatro vertentes importantes do PEA que são:
– Combater o insucesso escolar;
– Dinamizar um Projeto colaborativo (professores do 1ºciclo do Agrupamento e professores de educação Especial);
– Promover sistematicamente o envolvimento dos Encarregados de educação/pais/família e entidade/comércio da comunidade, especificamente, o supermercado Intermarché – (neste recolhem-se de tampas de plástico, junto à área da cafetaria, necessárias à construção dos “jogos”);
– Dinamizar Projeto relevante para o Agrupamento, na área do desenvolvimento da leitura e da escrita (Consciência Fonológica).
Objetivos específicos:
– Promover um maior desenvolvimento das competências e pré-requisitos da leitura e da escrita (transversais a todas as disciplinas);
– Promover o envolvimento sistemático dos Encarregados de Educação/família no acompanhamento das aprendizagens e atividades realizadas com os seus educandos, presencialmente, na escola, e com os professores;
– Construir materiais pedagógicos com as famílias, (por exemplo: caixa de leitura) para estimular, ou diminuir dificuldades, na leitura e na escrita, utilizando materiais de desperdício/recicláveis: (caixas de cartão, tampas de plástico, revistas velhas).
No dia 24 de outubro, as famílias (3) construíram cada uma a sua caixa/”jogo de leitura”. Estes jogos tiveram objetivos específicos e diferenciados de acordo com as dificuldades/necessidades específicas dos alunos. O objetivo primordial foi o desenvolvimento da Consciência Fonológica/ Consciência silábica/ Consciência fonémica. Os encarregados de educação e os seus educandos, receberam material apropriado à construção da caixa/”jogo”; especificamente um caderno de linhas; um lápis, uma borracha, imagens recortadas de folhetos de supermercado, velcro, cola, papel autocolante transparente, e orientações em forma de registo com objetivos específicos. Os “jogos” podem ser utilizados na escola e em casa.
A Dinamizadora deste Projeto é a Docente Rita Nobre Machado (Educação Especial).
Participantes: Três Famílias e as professoras Adelaide Francisco, Carina Duarte e Noémia Batista.
Turmas: 2.º A e 2.º B



You may also like

Dia Mundial da Ciência

Empreendedorismo e Sucesso Profissional
