Regresso às aulas – Início do ano letivo 2023/2024

As férias já começam a “dizer” adeus!
O início do ano letivo 2023/2024 aproxima-se doce e calmamente, com “pezinhos de lã”.
Será retomado todo o trabalho de planificação pelos Grupos Disciplinares conciliando normativos legais e legislação de referência. A destacar: Regulamento Interno do Agrupamento; Decreto-Lei n. 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, ambos de 6 de julho; Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O trabalho dos professores em colaboração com todos os elementos da Comunidade Educativa visa sempre a integração, a Inclusão e a orientação de cada aluno/aluna no caminho ao sucesso escolar e pessoal.
A colaboração, o trabalho cooperativo integrando os pais e encarregados de educação é muito importante e uma mais-valia para o percurso escolar dos alunos.
Os alunos são importantes nesta parceria e deverão colaborar com entusiasmo, pois “o saber não ocupa lugar” e contribui para a sua valorização pessoal, desenvolvendo o pensamento crítico e a criatividade.
O Conhecimento e a Sabedoria ajudam a melhorar o mundo, procurando soluções para os problemas que afetam a nossa “Casa Planetária”, o planeta Terra.
A professora Angelina Fortes, tal como em anos letivos anteriores, preparou a sala – Laboratório de Física para dar as “Boas Vindas” aos alunos. Especialmente, para os alunos que frequentarão pela primeira vez a disciplina de Físico-Química. Contou com a amável ajuda da senhora Manuela Bernardes, Assistente Operacional do pavilhão D, da Escola B/S de Gama Barros.
A Sustentabilidade é um tema sempre presente, até na Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa 2023, foi muitas vezes referida. Assim, estão expostos, sendo reutilizados, cartazes construídos por alunos sob orientação dos seus professores de Física e Química A, num ano letivo longínquo, para uma exposição sobre a Água, bem essencial para a Vida!
Estão expostos cartazes que a professora Angelina Fortes recolheu, ao longo dos anos, em várias formações específicas sobre a Física e a Química. Alguns vieram do CERN – Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear, uma organização europeia para a Pesquisa Nuclear, aquando da frequência de um Curso sobre Física de Partículas. Outros foram facultados em formações apadrinhadas pela ESA – Agência Espacial Europeia – ESERO (European Space Education Resourse Office) Portugal/Pavilhão do Conhecimento – um programa educativo da ESA, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa da Química e por outras instituições científicas. Estão aplicados conhecimentos adquiridos pela professora, também, em ações de formação dinamizadas pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação Educacional.
A exposição conta com alguns modelos referentes à Exploração Espacial, gentilmente, montados, organizados e cedidos pelos professores Filipa Silva e António Fernandes, do Grupo de Recrutamento 510. Estes elementos estão em exposição permanente na sala aula, assim como os cartazes reutilizados de uma exposição anterior sobre o Espaço organizado pelo Grupo Disciplinar 510.
Uma sala de aula é um local de partilha de conhecimento e saberes, em colaboração, cooperação, orientação, estando sempre presente o respeito. O trabalho desenvolvido é imbuído no espírito de Ordem, Disciplina e Método.
O caminho para o Sucesso poderá ser longo e apresentar muitos desafios, mas se todos “colocarmos as mãos na massa” é expectável chegar ao final do ano letivo com uma pauta agradável para cada aluno/aluna.
Bom ano de trabalho para todos!
Angelina Fortes
Grupo de Recrutamento 510
Física e Química












You may also like

Conferência – Dia Olímpico

Associação de Estudantes – Informação aos Alunos
