«

»

Jun 07

Roteiro de 2 dias pela cidade do Porto!

Cidade com um magnífico centro histórico protegido pela UNESCO e a presença do rio e do mar, terra de gente bairrista, orgulhosamente “tripeira” e hospitaleira, o Porto tem um brilho único que a transforma num dos mais interessantes destinos turísticos de Portugal.

Conscientes da importância turística da segunda cidade de Portugal, as professoras, Ana Colaço e Elsa Barreto com a colaboração da professora Patrícia Proença e do professor reformado José Pedrosa​, acompanharam os alunos do Curso Profissional de Turismo a uma visita já tão desejada à cidade do Porto.

Também conhecida como Oporto, a cidade é marcada por séculos de história e também pelo desenvolvimento industrial. O centro histórico, localizado na Ribeira, foi construído nos montes em frente ao Rio Douro e que mais tarde serviu de inspiração ao cantor Rui Veloso na sua música intitulada ” Porto sentido”.

O World of Discoveries, um Museu Interativo e Parque Temático dedicado aos Descobrimentos portugueses, localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto foi uma surpresa relativamente à aquisição de conhecimentos relacionados com aquela temática.

Ponte D. Luís, Vila Nova de Gaia, Estação de São Bento, Café Majestic, Câmara Mun​i​cipal, Av. dos Aliados, Sé Catedral, e o mais recente aberto Hard Rock Café Porto.

Sabedores dos atrativos que podem ser diferentes segundo a tipologia turística, os professores, em colaboração com os alunos, dinamizaram circuitos com vista a existir uma perspetiva geral de atração turística, conseguindo desta forma desenvolver competências no âmbito da Comunicação, utilizando conceitos de economia na caracterização do setor turístico e de marketing na promoção de produtos turísticos e de informação aos turistas sobre o património histórico.

É essencial destacar que a descontração que uma visita proporciona torna todo o processo de aprendizagem relacionado com a mesma mais leve.

Depois, ficam as recordações. Os retratos que os jovens captam, quer em fotografia, quer mentalmente. São as recordações que predominam nas suas mentes na viagem de vinda e são essas mesmas recordações que vão ficar para sempre no seu interior.

Veja as fotos aqui