«

»

Jul 23

“Scriptum in Petris”

Capa_Scriptum

Scriptum in Petris é a mais recente obra sobre Calçada Portuguesa, do Escritor, Designer e Doutorando Ernesto Matos. Esta obra, de grande qualidade gráfica, reúne a sensibilidade artística, poética e filosófica de participantes de faixas etárias muito diversificadas.

Participaram neste livro sete alunos do Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais (12.º Ano AV1), do Agrupamento de Escolas D. Maria II: Ana Marcelo, André Peixoto, Denis Tutas, Cristina Batula, João Feio, Joana Valente e Pedro Ribeiro, bem como a respetiva professora de Oficina de Artes e Diretora de Turma, Celeste Duarte.

A participação no livro realizou-se no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, tendo sido um projeto que passou por quatro fases: planeamento, desenho de análise a grafite duma pedra de calçada, ilustração da ideia transmitida pela pedra e, por fim, um pequeno poema alusivo à pedra.

Na passada quinta-feira, dia 19/07, o autor do livro deslocou-se à Escola Sede do Agrupamento, Escola Básica e Secundária de Gama Barros, para oferecer um exemplar da referida publicação a cada aluno, ao Senhor Diretor, à professora da disciplina e à Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.

Durante o momento de entrega de livros, o Senhor Diretor elogiou o trabalho de todos os participantes envolvidos no projeto e agradeceu a oportunidade dada aos alunos de poderem ver publicados os seus desenhos, perfeitamente conjugados com os seus inspirados poemas. O autor da obra fez, entretanto, uma breve análise desta sua publicação, tendo sido visível o seu sentimento de realização, harmoniosamente completado com a alegria manifestada por todos os presentes no evento: Diretor do Agrupamento, alunos, Diretora de Turma e professora da disciplina, Encarregadas de Educação presentes e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento.

Tendo presente a consciência da importância das oportunidades proporcionadas nas escolas, salienta-se o facto de este tipo de iniciativas ter um impacto positivo na autoestima dos alunos, já que se tratam de atividades que catapultam para a posterioridade a marca, o testemunho e o “cartão de identidade” de cada pessoa, na sua peculiar individualidade.

Os alunos foram sensibilizados para a grandeza e para o valor desta oportunidade que lhes foi disponibilizada e mostraram sentirem-se gratos/gratificados pelo facto de, com o consentimento dos respetivos Encarregados de Educação, terem aceite participar, sabendo, assim, dar o valor à referida iniciativa. No final, revelaram orgulho pelo seu trabalho e por terem merecido esta original /especial/particular distinção.

Entre outros autores participantes, destaca-se António Correia, poeta, contista, cronista, e romancista, que foi membro do Conselho Consultivo do Governo de Macau e Deputado à Assembleia Legislativa do mesmo país. Esta figura de destaque foi agraciada, em 15/09/2000, com a Ordem de Mérito, no Grau de Grande-Oficial, pelo então Presidente da República Portuguesa.

Apresentamos o nosso reconhecido agradecimento ao autor Ernesto Matos, aos alunos e aos seus Encarregados de Educação, aos quais, neste ano terminal do Ensino Secundário, se formulam sinceros votos das maiores felicidades.

Poderá ver os trabalhos dos alunos aqui

Veja as fotos aqui