«

»

Fev 24

Visita à cozinha da nossa escola

No dia 10 de janeiro visitámos a cozinha da nossa escola. Já há muito tempo que tínhamos curiosidade em saber como é confecionada a comida que nos servem no refeitório, como conseguem fazer tanta quantidade de comida, onde é armazenada… entre tantas outras curiosidades.

A D. Piedade, cozinheira da nossa escola, começou por nos dar umas toucas próprias para quem circula na cozinha. Estas toucas evitam que os nossos cabelos caiam para a cozinha. De seguida, vimos a panela gigante onde é feita a sopa e tivemos a oportunidade de a passar com uma varinha mágica muito grande. Vimos o forno e a D. Sandra mostrou-nos como é desinfetada a fruta que comemos. Aprendemos que é colocada uma pastilha de desinfetante para que possamos comer a fruta com casca.

A D. Raquel mostrou-nos, de seguida, onde é lavada a loiça, como são armazenados os alimentos e ainda as regras de segurança para guardar detergentes que são inflamáveis e corrosivos. A D. Isabel mostrou-nos uma manta e ficámos a saber que serve para apagar um possível incêndio no fogão.

No fim, deliciámo-nos com um bolo surpresa que as senhoras tinham preparado para nós e dedicámos-lhes as quadras que tínhamos preparado antes, na sala de aula, como forma de agradecimento por nos terem recebido tão bem.

Ficámos também a saber que para fazer tanta quantidade de comida e para que esta seja servida a horas, há entre as senhoras da cozinha uma grande entre-ajuda, trabalho de equipa e organização.

Já na nossa aula, a D. Piedade e a D. Isabel foram dedicar-nos umas quadras acabadinhas de sair do forno para agradecer o bom comportamento e interesse demonstrados pela nossa turma nesta visita.

Foi uma manhã em que ficámos não de barriga cheia, mas de coração cheio!