«

»

Dez 18

Visita de Estudo ao MediaLab

medialab8Visita ao centro educativo do Diário de Notícias – MediaLab. Os alunos do 4.º ano da EB1 do Cacém 1 foram jornalistas por um dia!

Veja aqui as fotos e os textos dos alunos.

No dia 28 de novembro nós, os alunos do 4.º A e 4.º B da Escola n.º 1 do Cacém, fomos ao Diário de Notícias. Quando chegámos à escola tocou e entrámos para a sala de aula. A professora disse para escolhermos os nossos pares, pois o autocarro estava à espera.

Depois de entrarmos no autocarro fomos para Lisboa e parámos no jardim do Parque Eduardo VII para lanchar. Depois de lanchar fomos todos fazer montes com folhas. Quando acabámos de fazer os montes de folhas, saltámos para cima dos montes… (Maria Fontes – 4.º A)

(…) Mais tarde fomos ao MediaLab do Diário de Notícias:  era um sítio tão lindo que até fiquei com a boca aberta. Quando entrei lá dentro vi muitos computadores diferentes. Não tinha imaginado aquilo, fiquei pasmada. Depois tivemos uma surpresa , fomos ver um filme como conseguir fazer um  jornal (…)  (Tatyana – 4.ºA)

(…) Vestiram-nos uns coletes, deram-nos as boas vindas e disseram-nos que íamos ser jornalistas por um dia. Guiaram-nos até ao auditório onde estivemos a ver um filme que falava sobre jornalismo, publicidade mentirosa e como se faz um jornal (…) (Mafalda – 4.ºA)

(…) Mostraram  o que contém a primeira página de um jornal. Há chamadas que são notícias pequenas para chamar a atenção dos leitores, a manchete, que é a situação mais importante num jornal, a barra, que tem noticias pequenas e o destaque fotográfico que é uma fotografia que é uma noticia, mas é transmitida através de uma imagem e de uma legenda.

Quando saímos da sala formos para perto da entrada que tinha do lado esquerdo mesas com computadores diferentes. Nós, jornalistas, sentámo-nos nos bancos e fizemos as nossas primeiras páginas (…)  (Mª Catarina – 4.ºA)

(…) Enquanto as páginas estavam a imprimir fizemos um desenho.

Entretanto as páginas vieram e fizemos todos fila para a entrada e as meninas entregaram-nos um jornal e viemos todos embora. No dia seguinte aparecemos no site deles e também no jornal Diário de Notícias. (Mariana Sousa – 4.ºA).