«

»

Jan 03

Visita de estudo às grutas de Mira de Aire e Castelo de Leiria

A visita de estudo decorreu no dia 7 de dezembro de 2018, envolvendo os alunos das turmas dos 1.º e 2.º anos do Curso Profissional de Técnico de Turismo (PTT) e 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas (PTIS). A acompanhar os alunos foram as professoras Rosário Portugal, Elsa Barreto, Ana Colaço e Maria João Oliveira. Com a ajuda das três primeiras professoras, os alunos do 2.º ano do PTT organizaram esta visita de estudo/trabalho de campo, auxiliada por um guião/ficha de trabalho, realizada pela professora de Geografia, Rosário Portugal. Tratou-se de uma viagem ao distrito de Leiria com a finalidade de visitar as Grutas de Mira de Aire, o Castelo de Leiria e a própria região de Leiria que se encontra localizada no Maciço Calcário Estremenho, conteúdo programático ministrado na disciplina de Geografia do Curso Profissional de Técnico de Turismo. Um outro objetivo que se pretende igualmente alcançar, foi o de aprender a planificar um itinerário turístico, tão importante para quem frequenta o curso de turismo. Foi um trabalho de campo multidisciplinar, onde se procurou incutir nos discentes a necessidade de se trabalhar em equipa multidisciplinar e a interrelação entre os diversos conteúdos programáticos lecionados nas diferentes disciplinas que compõem o currículo deste curso.

 Nas Grutas de Mira de Aire tivemos um guia turístico bastante simpático que nos forneceu informações, explicações e prestou esclarecimentos acerca das dúvidas colocadas. As informações prestadas minuciosamente referiram-se à sua extensão (11 km), mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente; a todo o processo de descoberta, escavação e de estudo realizado; a temperatura existente dentro das mesmas; o tipo de rocha (calcário) e as formações cársicas (estalactites e estalagmites). Igualmente, pudemos observar a escorrência de águas no subsolo, dando origem a um lençol freático (Rio Negro). Também nos deram a informação sobre as garrafas de vinho da região que aqui estão armazenadas, devido à ótima temperatura que se faz sentir, contribuindo para a maturação do vinho desta região demarcada.

 As grutas foram descobertas em 1947, mas só em 11 de agosto de 1974 é que foram abertas ao público. Em 2010 as grutas de Mira de Aire foram classificadas como uma das 7 Maravilhas de Portugal, pela New 7 Wonders Portugal.

 Mais tarde, dirigimo-nos para a cidade de Leiria, com o intuito de irmos visitar o Castelo desta localidade. Quando chegámos, fizemos uma caminhada até ao Castelo de Leiria, uma vez que o nosso autocarro não podia subir até ao mesmo.

No Castelo de Leiria, pudemos fazer uma viagem no tempo e ilusoriamente adquirir vivências do passado, do Rei e do seu séquito. Como não tínhamos guia turístico, alguns alunos fizeram uma prévia pesquisa, em contexto de aula, e relataram-nos um pouco sobre a história do castelo. Este é caracterizado como sendo um castelo medieval, onde se observa a simbiose entre a beleza do património edificado e o natural. Sobre o castelo formularam-se três lendas, mas a que desperta maior curiosidade nos turistas é a lenda dos corvos. Esta refere-se à batalha realizada pelo Rei Dom Afonso Henriques aquando da defesa desta localidade e ao aparecimento de corvos, bom agoiro para o seu exército que conseguiu vencer esta batalha. Estas aves estão representadas na bandeira da cidade de Leiria.

No final do dia, regressámos à nossa Escola. O balanço que realizámos sobre este trabalho de campo/visita de estudo foi bastante positivo, pois permitiu-nos tomar conhecimento e adquirir na prática conteúdos científicos interessantes e diversos sobre os locais visitados. No final desta atividade, a Professora de Geografia elogiou o ótimo comportamento dos alunos, que souberam cumprir e respeitar as regras elementares de conduta e as instruções dadas ao longo do dia e ao longo das visitas. Houve também um convívio saudável entre os professores e alunos, num ambiente diferente do existente no dia-a-dia escolar.

Com a dinamização/organização desta visita de estudo/trabalho de campo vamos participar num concurso “Prémios APG/Saída de Campo” organizado pela Associação Portuguesa de Geógrafos.

Veja as fotos aqui