O Oceano e a Saúde
- Categories Notícias
- Date Junho 9, 2026

No passado dia 1 de junho e no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos, a nossa escola teve o privilégio de receber a Professora Tina Keller-Costa, do Instituto Superior Técnico, que nos brindou com o seminário intitulado “O Oceano e a Saúde”. Esta sessão abordou a estreita ligação entre a saúde humana e o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Ao longo da apresentação, foi explorado o conceito de One Health, que destaca a interdependência entre a saúde ambiental, animal e humana, bem como a sua integração em iniciativas globais, como a Década do Oceano.
Foi salientado que o oceano desempenha um papel fundamental na manutenção da vida no planeta, regulando o clima, produzindo oxigénio, fornecendo alimentos e proporcionando oportunidades de lazer e bem-estar. No entanto, estes serviços essenciais encontram-se ameaçados por problemas como a poluição, o aquecimento das águas e a perda de biodiversidade marinha.
Foram ainda abordadas questões atuais e preocupantes, nomeadamente a poluição por microplásticos, a proliferação de algas tóxicas e o aumento de microrganismos patogénicos marinhos, como as bactérias do género Vibrio. Estes fenómenos, agravados pelas alterações climáticas, comprometem a qualidade da água e a segurança alimentar.
O seminário destacou também a importância da investigação científica e da biotecnologia azul, no desenvolvimento de novos fármacos e de soluções sustentáveis para os desafios do futuro, inspirando os alunos a compreender que proteger o oceano é, igualmente, proteger a nossa própria saúde.
Participaram nesta iniciativa as turmas do 8.º 1.ª, 9.º 3.ª e 9.º 4.ª, bem como alguns docentes que se associaram a este momento de aprendizagem e partilha de conhecimentos.


You may also like
Projeto “Fast Heroes”
APRENDER A DEMOCRACIA E A CIDADANIA EM CONTEXTO REAL
