Cidadania ativa no Cabo da Roca
- Categories Notícias
- Date Outubro 28, 2025

Um dos objetivos do Programa Eco-Escolas é sensibilizar e envolver a comunidade educativa na adoção de comportamentos mais sustentáveis. Para tal, temos procurado implementar ações que promovam a participação ativa e a cidadania responsável, que criem hábitos de intervenção e colaboração na comunidade e que melhorem a sustentabilidade de espaços exteriores.
No Cabo da Roca, o chorão (Carpobrotus edulis) é uma planta invasora suculenta, originária da África do Sul, que ameaça as espécies nativas. Inicialmente plantada para fixar os solos arenosos, começou a crescer descontroladamente, formando tapetes espessos que sufocam a vegetação autóctone.
Deste modo, o Programa Eco-Escolas dinamizou uma saída de campo ao Cabo da Roca para que os alunos identifiquem esta espécie invasora e colaborassem na sua remoção manual, arrancando as plantas que, depois de secas, são removidas, evitando que voltem a crescer. Tivemos o apoio da Câmara Municipal de Sintra que, além de disponibilizar o transporte, também forneceu sacos e luvas e que, através dos seus técnicos, forneceu informação sobre a importância que ações deste tipo têm tido na reposição da flora e até na fauna local. O técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas partilhou que já têm sido avistados coelhos-bravos e perdizes, uma vez que já existe alimento no local.
Os alunos do 9.º 2.ª e do 6.º 4.ª, acompanhados pelas professoras Dalila Fernandes, Filipa Silva, Paula Mourão e Sandra Lobo, encararam a tarefa de remoção do chorão com grande entusiasmo e sentido de partilha e responsabilidade. De modo autónomo, foram criados pequenos grupos de trabalho e organizaram-se para conseguirem recolher a maior quantidade possível de chorão, desenvolvendo deste modo o espírito de grupo e de cooperação.
Alguns elementos recolheram lixo, essencialmente plástico, que se encontrava no meio do chorão e que, com o vento, iria com certeza terminar no mar.
Foi uma manhã de trabalho intenso, de alegria e boa disposição, em que os alunos criaram pontes entre si e se sentiram valorizados através da participação nesta atividade.
Filipa Silva
Sandra Lobo






You may also like
Reutilizar sacos de ração seca
Dia do Animal
