Évora – Cidade Monumento
- Categories Notícias
- Date Novembro 12, 2024
As turmas do 1.º, 2.º e 3.º anos, do Curso Profissional de Técnico de Turismo, foram a uma visita de estudo a Évora com o intuito de realizarem um passeio turístico por diferentes locais.
Os alunos praticaram a simulação de guias de turismo, em cada um dos pontos visitados na cidade para aprofundarem os seus conhecimentos.
Évora e a região circundante têm uma rica história, que os alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer, nomeadamente a Universidade de Évora que foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Após o retorno das instalações da então universidade portuguesa para Coimbra, em 1537, fez-se sentir a necessidade de uma outra universidade que servisse o sul do país. Logo ao lado da Universidade de Évora, fomos visitar a Igreja do Espírito Santo. É uma igreja magnífica, como tantas outras em Évora, estando ligada à fundação do Colégio do Espírito Santo, da Companhia de Jesus.
De seguida, visitámos a Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Sé Catedral de Évora ou, simplesmente, Sé de Évora.
Também vimos o Templo Romano de Évora, erroneamente conhecido como Templo de Diana, que faz parte do centro histórico da cidade. O templo romano encontra-se classificado como Monumento Nacional, pela Direcção-Geral do Património Cultural. Ao lado do Templo, visitámos a Pousada de Loios, uma das pousadas de Évora.
Fizemos uma pausa para almoçar e continuámos o passeio.
Fomos à Biblioteca de Évora, que foi fundada em 1805 pelo arcebispo D. Frei Manuel do Cenáculo, um clérigo erudito, representante de vulto do Iluminismo Português. A biblioteca acumula dois séculos de história.
Também fomos ao centro de Évora onde está a Praça do Giraldo, que foi construída em 1571/1573. A Praça do Giraldo é um ícone de homenagem a Geraldo Geraldes, o Sem Pavor, pois este conquistou Évora aos mouros, em 1167. Em agradecimento por este enorme feito, D. Afonso Henriques nomeou-o alcaide da cidade e fronteiro-mor do Alentejo, região que ajudaria a conquistar.
Depois da Praça do Giraldo, seguimos para o Teatro Garcia de Resende, situado na Praça Joaquim António de Aguiar. Consiste num teatro de tipologia italiana, baseado nos modelos neoclássicos seiscentistas, sendo considerado como um dos mais representativos deste tipo, não só em território nacional como na Europa.
Para terminar, os alunos visitaram o grande e bonito Jardim Público de Évora, perto do qual se situa a Capela dos Ossos, que só alguns alunos tiveram a oportunidade de conhecer, visto que a entrada é paga.
Os alunos e os professores consideraram esta vista produtiva e interessante.
Aluna: Luna Carvalho (3.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo)