Formação em ubbu – Code to Create
- Categories Notícias
- Date Maio 9, 2024
Uma aventura de ciência de computação e programação, jogos e aulas de código, resolução de problemas e cidadania responsável. A formação foi disponibilizada pela ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática.
Os professores Angelina Fortes, Carlos Ferreira e Mário Andrade aceitaram o desafio para participar na formação colaborando numa descoberta multidisciplinar. Uma condição da formação apelava ao trabalho dos formandos com uma turma real. Assim, com as suas turmas e com os seus alunos:
– Implementaram o pensamento computacional;
– Desenvolveram temas STEAM interdisciplinares;
– Trabalharam capacidades motoras cognitivas;
– Consideraram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
– Sensibilizaram os alunos para o Desenvolvimento Sustentável, respeitando o tema global da Flexibilidade Curricular/Cidadania e Desenvolvimento do nosso Agrupamento.
Na Plataforma ubbu podemos ler:
“Não temos planeta b. Acreditamos que a tecnologia pode ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Assim, desde o primeiro dia, a ubbu assumiu um compromisso: criar um espaço que reflita e afete o mundo real. As nossas aulas incluem conteúdos inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o modelo adotado por todos os estados membros para enfrentar os desafios globais que o mundo enfrenta atualmente.”
“A ubbu é uma ferramenta de aprendizagem que ensina informática e programação a crianças. O nosso objetivo é preparar mentes jovens para o futuro, transformando-as em pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos conscientes e hábeis – tudo isto enquanto se divertem.”.
O trabalho de equipa, a troca de ideias, o esclarecimento de dúvidas fez parte da aprendizagem dos professores para depois trabalhar com os seus alunos. Um elemento importante foi a existência de planos de aula específicos disponibilizados pela plataforma assim como a disponibilidade do formador, Edgar Resende Borges, ao orientar as sessões de trabalho, na orientação das tarefas, ao explicar os conteúdos e ao dar resposta às dúvidas colocadas pelos formandos.
O nível 1 já está concluído para o futuro faltará dar continuidade aos restantes níveis para contribuir para a evolução de cada aluno no caminho ao sucesso.
Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510
Carlos Ferreira, Grupo de Recrutamento 530
Mário Andrade, Grupo de Recrutamento 530