Formação para professores em linguagem de programação – ubbu – nível II
- Categories Notícias
- Date Janeiro 6, 2025
Entre os meses de outubro e novembro de 2024, decorreram as cinco sessões do Curso de Formação “ubbu-nível II e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares”.
O curso foi orientado pelo formador Filipe Mendes da ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática.
As sessões decorreram nas modalidades síncrona e assíncrona. Nas sessões síncronas, foram disponibilizados esclarecimentos, informações simples, claras, objetivas e importantes, assim como materiais para que no tempo assíncrono os formandos realizassem as atividades propostas.
É de destacar que cada formando teve, pelo menos, uma turma real para aplicar nas suas aulas as atividades adaptadas ao plano curricular do nível de ensino dos alunos, com um plano de aula específico para cada aula, disponibilizada pela Plataforma ubbu.
Verificou-se uma progressão curricular e elevada evolução do nível I para o nível II. Cada professor consegue acompanhar e monitorizar o trabalho e a evolução de cada aluno.
Participaram no curso os professores Angelina Fortes, com a sua turma de continuidade do nível I, o 8.º 7.ª e Mário Andrade com as turmas 5.ª e 7.ª do 6.º ano de escolaridade. O trabalho em parceria colaborativa, desenvolvido entre estes professores, foi muito importante para o desenvolvimento dos projetos com os alunos.
Da metodologia de trabalho implementada, podemos destacar:
- Desenvolvimento de projetos com desafios;
- Aplicação da Matemática, pensamento crítico e criatividade;
- Utilização da grelha cartesiana, ângulos e rotações;
- Utilização de simulações;
- Recordar e aplicar o Desenvolvimento Sustentável e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvendo a vida animal nos seus habitats, o que está alinhado com domínios da Flexibilidade Curricular e com a Cidadania e Desenvolvimento;
- Conhecer a linguagem usada pelos computadores para interpretar a informação;
- Conhecer personagens históricas, como Ada Lovelace e o seu impacto no mundo da programação.
O que está de acordo com o referido em documentos de referência, como por exemplo no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória:
“Os alunos desenvolvem ideias e projetos criativos com sentido no contexto a que dizem respeito, recorrendo à imaginação, inventividade, desenvoltura e flexibilidade, e estão dispostos a assumir riscos para imaginar além do conhecimento existente, com o objetivo de promover a criatividade e a inovação.”
Aguardamos pelo Projeto ubbu nível III que, certamente, contribuirá para a evolução dos professores e dos seus alunos!
Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510
Mário Andrade, Grupo de Recrutamento 530