O Projeto “Liga-te em Rede” no 1.º e 2.º Ciclos (2022-2023)

Ao longo do ano letivo 2022-2023, deu-se continuidade ao Projeto “Liga-te em Rede” em 12 turmas do 1.º Ciclo (2.º ao 4.º Ano) e em 4 turmas do 2.º Ciclo (6.º Ano) do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas D. Maria II, envolvendo um total de 332 alunos e 16 docentes. Este projeto, enquadrado no plano de atividades do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), teve como objetivo o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos das várias escolas do agrupamento.
As sessões realizaram-se com uma periodicidade semanal, em cada turma, perfazendo um total de 20 sessões no 1.º Ciclo e 17 sessões no 2.º Ciclo. As atividades desenvolvidas, pela psicóloga Inês Silva, envolveram: reconhecimento e gestão de emoções; promoção da autoestima; promoção da relação de pares (trabalho em equipa e resolução de conflitos).
Na sua maioria, os alunos reconheceram que o projeto os ajudou em várias dimensões destas competências socioemocionais, destacando ganhos no autoconhecimento emocional (13,95% – 2.º Ano), na autoestima (20,29% – 6.º Ano), no autocontrolo emocional (19,77% – 2.ºAno; 43,84% – 3.º Ano; 50% – 4.º Ano; 28,99% – 6.º Ano), no trabalho em equipa (25,58% – 2.º Ano; 19,18% – 3.º Ano; 29,17% – 4.ºAno; 11,59% – 6.º Ano) e na resolução de conflitos (22,22% – 4.º Ano).
Estes ganhos nestas dimensões foram reforçados pelos professores, os quais identificaram as sessões como palco de oportunidades para que os alunos, através de atividades lúdicas, refletissem sobre si, o que sentem, os seus comportamentos e a consequência dos mesmos para si e para os outros; se colocassem no lugar do outro e se conhecessem melhor.
A participação (ativa) dos professores, durante as sessões, concedeu-lhes também uma oportunidade para conhecerem e compreenderem melhor os seus alunos, o que fortaleceu a proximidade professor-aluno-turma; a aprendizagem de atividades/dinâmicas/estratégias para trabalharem com os alunos e resolverem situações do dia-a-dia.
Assim, os alunos e os professores abraçaram o projeto com muito entusiasmo.
A Psicóloga Inês Silva (SPO)
Alguns Testemunhos:
«Ajudou-me porque as sessões eram calmas.» [Aluno 3.º Ano]
«Aprendi a não ser mau, a trabalhar em equipa, a ajudar os colegas.» [Aluno 3.º Ano]
«Ajudou-me a saber ouvir os outros e respeitar a decisão dos outros.» [Aluno 4.º Ano]
«Ajudou-me a não bater, a ter calma, respirar fundo antes de dizer as coisas.» [Aluno 4.º Ano]
«Aprendi que trabalhar em equipa (às vezes) tem alguns conflitos, mas que isso faz parte. Ajudou-me a controlar algumas emoções.» [Aluno 4.º Ano]
«Aprendi a resolver conflitos e que as coisas não se resolvem a gritar e, sim, a falar com calma.» [Aluno 4.º Ano]
«As músicas sobre a autoestima deram a perceber a todos os alunos que nós somos únicos e devemos ter confiança.» [Aluno 6.º Ano]
«Percebi o quanto sou importante para as pessoas e que sou mais coisas do que pensava.» [Aluno 6.º Ano]










You may also like

Conferência – Dia Olímpico

Associação de Estudantes – Informação aos Alunos
