Orçamento Privativo 2022

Queres melhorar alguma coisa na tua escola?

O Orçamento Participativo (OPE) está de volta, pelo sexto ano consecutivo. Apresenta uma ideia/ proposta que releve para a Inclusão e Bem-estar, com ações de melhoria. Reúne apoio e, como se trata de um processo democrático, consegue os votos dos colegas.

Vamos colocar a nossa escola em movimento. PARTICIPA no Orçamento Participativo na EBSGB..

LOGO-OPE-2022

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.

Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.

O OPE-Inclui faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA) e consta do eixo Ensinar e Aprender, domínio 1.3 – Recursos Educativos, com ações específicas complementadas por roteiros descritivos e por webinars.

Para consultares as Regras clica na imagem ao lado

Para consultares a Calendarização clica na imagem ao lado

Para mais informações sobre o OPE, clica aqui