Sintra, Cultura e Ciência ao Serviço do Turismo
- Categories Notícias
- Date Abril 24, 2026

No âmbito das atividades letivas, os alunos do Curso Profissional de Turismo realizaram uma visita de estudo a Sintra, um local de elevado valor histórico, cultural e científico, proporcionando uma experiência educativa rica, diversificada e alinhada com o seu percurso formativo.
A visita incluiu o Palácio Nacional de Sintra (Palácio da Vila), onde os alunos demonstraram grande entusiasmo e curiosidade. Entre os espaços que mais os encantaram destacam-se a Sala dos Brasões, pela sua simbologia heráldica e ligação à nobreza portuguesa, a Sala das Pegas, marcada pela sua decoração singular e pelas histórias que encerra, bem como a cozinha do palácio, que permitiu conhecer aspetos do quotidiano da vida na corte. Ao longo do percurso, foi possível compreender como diferentes estilos artísticos e influências históricas se cruzaram ao longo dos séculos.
A atividade contemplou igualmente uma visita ao Museu de História Natural, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a evolução do mundo, desde os seus primórdios. Este momento suscitou particular interesse no período dos dinossauros, bem como na exposição de pedras preciosas e minerais, permitindo uma verdadeira viagem no tempo e despertando a curiosidade científica dos participantes.
Toda a visita decorreu em regime inter e intradisciplinar, integrando diversos conteúdos e áreas do saber, numa dinâmica característica do Curso Profissional de Turismo. Esta abordagem permitiu articular conhecimentos de História, Património, Ciência e Turismo, reforçando aprendizagens e competências essenciais à formação académica e profissional dos alunos.
A visita de estudo revelou-se uma experiência extremamente positiva, contribuindo para a valorização do património, o contacto direto com diferentes realidades culturais e científicas, e o enriquecimento do percurso formativo dos alunos.
A professora
Elsa Barreto







You may also like
Adolescência – Caminhos e Desafios
Mãos Especiais, Plantas Iguais
