Visita à Quinta do Pisão
- Categories Notícias
- Date Julho 11, 2024

No passado dia 12 de junho, todas as turmas da Escola Básica N.º 1 do Cacém, foram fazer uma visita de estudo à Quinta do Pisão, inserida no Parque Natural Sintra-Cascais.
Com uma grande euforia saíram todos os alunos em autocarros por volta das 9 horas e, chegando à quinta, foram para o Centro de Interpretação da Casa da Cal, onde podemos comprar produtos colhidos da horta biológica, mel e compotas caseiras. Lá visitaram a exposição permanente sobre valores naturais e histórico-culturais. Aí receberam as instruções para fazer um peddy-paper e foram à descoberta da fauna e flora, assim como o património edificado.
Viram a gruta de Porto Covo, mais à frente um antigo forno, onde era cozida a rocha calcária. No picadeiro há burros de raça mirandesa, que está em vias de extinção, e cavalos. Ao lado existe uma capela. Seguimos para a horta, onde havia alfaces e ervas aromáticas. Nesta quinta também há produção de mel.
Viram também várias intervenções artísticas:
– “Uma semente cria uma floresta” que tem como ponto de partida um carvalho, executado com uma estrutura de ferro e uma tecelagem de corda, representando uma espécie de casulo, que nos transmite a forma de uma semente ou o ventre da mãe;
– “O Sonhador”, que é uma espécie de caverna, utilizando uma variedade de materiais naturais e de textura, galhos dispostos irregularmente e onde os ramos do pinheiro entram e alguns troncos servem como bancos. É um espaço terapêutico de reflexão e descanso que estimula os sentidos tácteis e olfativos, proporcionando uma experiência única de conexão com a natureza;
– “Rise and Fall”, onde se vê a árvore seca caída no chão de ramos e troncos cortados, esculpida com formas circulares, com centenas de gotas de água gravadas na sua superfície. Esta obra chama a atenção para as questões ambientais urgentes, como a seca e as alterações climatéricas.
Estas Intervenções artísticas procuram sensibilizar para a inteligência do ecossistema, aumentar a consciência ambiental, assim como estreitar laços entre a comunidade e os espaços naturais através da arte.
Ao longo do dia, as crianças brincaram ao ar livre com materiais que a natureza lhes oferecia, proporcionando uma variedade de situações, onde criaram e reinventaram brincadeiras de uma forma mais criativa e de convívio uns com os outros. As crianças reconheceram a importância de sentir a natureza, em vez de apenas falar dela.
Assim como as crianças precisam da natureza, a natureza precisa das crianças!






You may also like

MATRÍCULAS 2025-2026
