«

»

Mar 23

A importância do sono e outros factores

“O sono é para o indivíduo o mesmo que dar corda ao relógio.”

Arthur Schopenhauer

No dia 16 de março, decorreu, no auditório da escola sede do nosso agrupamento, uma palestra sobre a importância do sono, de uma alimentação saudável e higiene, para os nossos alunos.

A palestra foi organizada pela professora Angelina Fortes, do Grupo de Recrutamento 510, em colaboração com a equipa do Projeto Educação Para a Saúde, professoras Filipa Macedo e Isabel Dumiense, do Grupo de Recrutamento 520.

Dinamizaram a palestra o enfermeiro José Cardoso e a psicóloga Helena Portugal, ambos do Centro de Saúde do Olival.

Estiveram presentes pais e encarregados de educação da turma 4.ª do oitavo ano de escolaridade e uma encarregada de educação da turma 3.ª do sexto ano de escolaridade. Foram convidados pais/encarregados de educação de outras turmas do oitavo ano de escolaridade. Também estiveram professores e a senhora Subdiretora, professora Maria do Carmo Passos.

Quanto aos hábitos saudáveis referentes ao sono, recordaram-nos que é necessário:

- horário regular de sono; – rotina na hora de deitar;- quarto sossegado e escuro com temperatura amena; – desligar equipamentos eletrónicos;- evitar bebidas e alimentos estimulantes nas horas que antecedem o sono.

Sobre a questão da alimentação saudável é preciso recordar que devemos:

- evitar o sal;- o açúcar e refrigerantes; – beber água em abundância;- consumir frutas e legumes;- evitar carne em excesso.

Relativamente às questões de higiene, foi realçado a necessidade de:

- banho diário; – importância de mudança de roupa e calçado; – tomar banho depois da aula de Educação Física; – cuidar do cabelo para evitar sujidade, gorduras e células mortas, caspa, piolhos e mau cheiro.

No que concerne às mãos é necessário:

- lavar com frequência; – manter as unhas limpas e aparadas.

Relativamente aos dentes:

- escovar pelo menos duas vezes por dia; – usar o fio dentário diariamente; – utilizar os cheques-dentista que são atribuídos conforme o ano de nascimento dos alunos e permitem o tratamento total da boca de uma forma gratuita.

A saúde mental foi referenciada, destacando-se:

- alterações da relações com os pais; – preocupação com a imagem corporal; – papel do grupo de amigos;- necessidade de mais privacidade;- construção da identidade.

É importante dar atenção aos sinais de alerta:

- isolamento social, ausência de relações próximas com amigos; – alterações significativas na alimentação ou no apetite; – preocupação excessiva com a imagem corporal;- desânimo ou tristeza;- recusa em ir à escola ou registo frequente de faltas; – consumo de álcool ou outras substâncias.

Foi um bom momento para troca de ideias e possível esclarecimento de dúvidas.

A senhora Ana de Melo Vieira, uma das encarregadas de educação do 8.º 4.ª fez a seguinte partilha:

“A convite da professora e Diretora de Turma Angelina Fortes, assistimos a uma palestra sobre a alimentação, sono e higiene. O assunto tratado já era do meu conhecimento. Na minha opinião foi bastante explícito e bem apresentado. O problema do sono e da alimentação é grave para todos, e nós pais temos o dever de ensinar aos nossos filhos, desde pequenos, que uma alimentação equilibrada e um bom sono são essenciais para uma boa saúde, para uma boa aprendizagem e o bem estar na sociedade. Temos de educar os nossos filhos no sentido de os consciencializar que a higiene é fundamental para um aspeto saudável e é uma questão de saúde.”

“Uma boa noite de sono é o primeiro passo para um grande dia.”

Michael Rodrigo Job

Fica registado o agradecimento à disponibilidade dos senhores palestrantes e à dos presentes que, depois dos seus compromissos profissionais, ainda conseguiram um tempo para estarem presentes e participarem.

Angelina Fortes, Grupo de Recrutamento 510, Diretora de Turma do 8.º4.ª

Veja as fotos aqui