«

»

Nov 03

ALUNOS DE PORTUGUÊS VISITAM O MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

No âmbito da disciplina de Português, os alunos das turmas 8.º4.ª e 8.º5.ª, da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, visitaram, no passado dia 14 de outubro, o Museu Nacional do Azulejo.

Tratou-se de uma visita guiada através da qual puderam conhecer as origens do azulejo, desde a sua chegada a Portugal, por volta do séc. XIV, numa época em que os azulejos não apresentavam ainda figuras humanas, e eram apenas constituídos por padrões, onde era usada a técnica da majólica, técnica que prevalece até hoje, que consiste no uso de uma base de barro de 14 por 14 cm, que leva por cima um pó branco, denominado de vidrado estanífero, e é cozido duas vezes.

A seguir foram conhecer a magnífica igreja barroca do museu, instalado no antigo Convento da Madre de Deus, e daí falaram sobre a forma que as pessoas mais conhecem do azulejo, que predominou no séc. XVIII, que consiste num azulejo figurativo, feito por especialistas e apenas com duas cores, o azul e o branco.

Com a evolução do azulejo, este passou a ser usado também em espaços públicos e deixou de ser apenas usado em igrejas e palácios. Por fim, os alunos puderam contemplar o Painel de Lisboa que é a obra mais importante do museu e representa a cidade de Lisboa de uma ponta à outra, antes do terramoto de 1755, percorrendo mais de 14 Km de costa.

A visita terminou com um lanche na parte de fora do museu e um momento de convívio entre os alunos e professores.

Ana Arsénio, n.º 1 e Inês Costa, n.º 13, 8.º 4.ª

Veja as fotos aqui