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Dez 06

Animação Turística

No âmbito do desenvolvimento dos conteúdos programáticos do Curso Profissional de Turismo, professores e alunos dos 1.º e 2.º anos, deste curso, estiveram presentes no Auditório da Escola Básica e Secundária de Gama Barros para assistirem a uma sessão de informação sobre esta temática, dinamizada pela​ Boost Tourism Innovation.

O conceito de Animação Turística é, de uma forma geral, um meio de explorar atividades lúdicas, culturais e/ou desportivas que contribuam para o setor do turismo, tendo assim, como objetivos: estimular a integração dos turistas, proporcionar momentos de descontração e/ou entrete​nimento aos turistas e promover a ocupação dos tempos livres.

A Animação Turística é um elemento fundamental para qualquer produto turístico​, podendo concorrer decisivamente para a diferenciação de um determinado destino turístico​ e, assim, garantir-lhe uma vantagem competitiva face a outros destinos. Por isso, abordar o turismo​, sem apostar na animação turística a jusante do setor, constitui, sem dúvida, um contra senso.

A gama de atividades de Animação Turística é muito ampla. Desde animação desportiva, de natureza, de aventura e/ou de cultura, entre outras, encontra-se dividida em dois grandes grupos:

Animação Sociocultural: Organização de Conferências, Seminários e Colóquios, Concertos Musicais, Representações Teatrais, Festivais de Cinema, Jornadas Gastronómicas e Enológicas, etc.

e

Recreação e Entretenimento: Concursos de Teatro e Literários, Organização de Concursos de Dança e Bailes, Concursos de Gastronomia/Cozinha, Desfiles de Moda, Jantares de Gala, Organização de Concursos, etc.

Com esta iniciativa pretendeu-se dotar os alunos de conhecimento e de competências técnicas que contribuam para a prática de atividades profissionais, relacionadas com a animação turística e organização e gestão de eventos, numa perspetiva atualizada com a utilização das novas tecnologias.

Os alunos ficaram sensibilizados para a importância da animação turística e do turismo de eventos, tendo em consideração a sustentabilidade económica, social e ambiental dos destinos turísticos.

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