Árvore de Natal Temática e Presépio – A Água e a Alimentação

importância da Água na vida do planeta é elevada, dado que é uma substância essencial para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. Preservar o ciclo vital da água é preservar a Natureza. Em muitas regiões da Terra, o ciclo natural está a sofrer muitas alterações. A desflorestação e o corte desordenado de árvores fazem com que a água precipitada em forma de chuva escorra mais rapidamente, reduzindo a infiltração no solo e a sustentação dos cursos de água. Isto acaba por provocar o desaparecimento de água levando a períodos de seca.

A preservação dos rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida. A distribuição da água pelo planeta não é regular. Em muitos lugares ela é escassa, dificultando o seu aproveitamento pela Humanidade.

A água funciona como um solvente no funcionamento de todos os sistemas e órgãos, como meio de transporte e na regulação da temperatura corporal.

Segundo a Nova Roda dos Alimentos, a água não se encontra inserida em nenhum grupo individualizado, mas sim de forma destacada no centro da mesma. É também representada em todos os grupos pois para além de ser um dos constituintes de cada género alimentício é também muitas vezes necessária na confeção dos mesmos. Sendo esta imprescindível à vida  é fundamental que seja ingerida em abundância diariamente.

Embora a melhor forma de ingerir água seja “ao natural”, pode também recorrer-se a outras bebidas desde que sem adição de açúcar, álcool ou cafeína (sumos de fruta e alguns chás), a sopas, legumes e frutas.

Vários estudos sobre a importância da água na fisiologia humana têm demonstrado que a água presente nos alimentos não é suficiente para suprimir as necessidades hídricas diárias individuais.

É necessária a prática de uma alimentação saudável e  completa, através dos diferentes grupos da Roda dos Alimentos incluindo a ingestão de água equilibrada, possibilitando um maior consumo dos grupos com maior dimensão, e variada, através da variedade e sazonalidade dos alimentos.

Uma dieta rica em alimentos com muita quantidade de água pode ajudar na hidratação!!!!

Até ao início do mês de janeiro de 2021, no laboratório de Física – no pavilhão D, estará exposta a Árvore de Natal Temática e Presépio, organizada em trabalho colaborativo no âmbito da Flexibilidade Curricular e integrando a Cidadania e Desenvolvimento.

Fica desde já o convite para visitar a exposição!!!

FQ-Natal2

Picture 1 of 6