Árvore de Natal Temática e Presépio – Terra Mãe
Em muitas tradições ao longo dos tempos, encontramos referências à Mãe Terra, representando a fertilidade, a maternidade e a criação. A Mãe Terra é aquela que sustenta tudo o que existe. É o nosso lar, o nosso Planeta Azul, a nossa casa planetária, assim, devemos ter todo o cuidado e muito carinho. Devemos usar os recursos naturais pensando na sustentabilidade e na herança para as gerações vindouras. É nossa responsabilidade cuidar do planeta, reciclando, reutilizando, reduzindo, repensando e recusando. Devemos viver e relacionar de forma consciente, respeitosa, cooperativa, coletiva e integrada. Recordemos que somos uma grande comunidade que vive na Terra sobre o mesmo solo e que perante ela somos todos iguais e responsáveis. Mais informação disponível aqui.
O projeto foi desenvolvido integrando as temáticas definidas para os diferentes níveis de ensino para a Flexibilidade Curricular e para a Cidadania e Desenvolvimento tendo como tema global o Desenvolvimento Sustentável. Os subtemas definidos para os níveis de ensino envolvidos são: Media e Interculturalidade para o sétimo ano, Bem-Estar Animal e Educação Ambiental para o oitavo ano, Saúde e Mundo do Trabalho para o nono ano de escolaridade. Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, também, foram considerados. Os elementos das turmas construíram, reutilizando papel, origamis de plantas e de animais. Selecionaram e recolheram artigos e imagens alusivos aos temas.
Foi considerado o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória pois pretende-se implementar uma “cultura de autonomia e responsabilidade: prevenção do conhecimento contra o erro e a ilusão.”. Foram respeitados os princípios: Base humanista, Aprendizagem, Inclusão e Sustentabilidade. No que concerne à Visão do Perfil dos Alunos À saída da Escolaridade Obrigatório, foram privilegiadas as seguintes: Responsabilidade e integridade, Excelência e exigência, Curiosidade, reflexão e inovação, Cidadania e participação.
As áreas de competências consideradas são: Linguagens e textos, Pensamento crítico e pensamento criativo, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento pessoal e autonomia, Bem-Estar, saúde e ambiente e Sensibilidade estética e artística.
Do Decreto-Lei N.º 54/2018, de 6 de julho considerou-se o Artigo 3.º: alínea c) Inclusão, o direito de todas as crianças e alunos ao acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos.
Do Decreto-lei N.º 55/2018, de 6 de julho considerou-se o Artigo 3.º: alínea b) «Aprendizagens Essenciais», o conjunto comum de conhecimentos a adquirir, identificados como os conteúdos de conhecimento disciplinar estruturado, indispensáveis, articulados conceptualmente, relevantes e significativos, bem como de capacidades e atitudes a desenvolver obrigatoriamente por todos os alunos em cada área disciplinar ou disciplina…
No Laboratório de Física, no pavilhão D, encontra-se a exposição referente ao Projeto Árvore de Natal Temática e Presépio – Terra Mãe. A exposição foi organizada pelas turmas 8.º1.ª, 8.º2.ª e 8.º3.ª sob orientação da professora Angelina Fortes. Os trabalhos e artigos expostos foram realizados ou recolhidos pelos alunos das turmas 8.º3.ª e 9.º7.ª, da professora Angelina Fortes, 7.º2.ª, 9.º2.ª, 9.º4.ª e 9.º5.ª da professora Filipa Silva, 7.º5.ª, 8.º6.ª e 8.º7.ª da professora Isabel Domingues, 8.º4.ª e 8.º5.ª do professor Jorge Figueiredo e 9.º1.ª, 9.º3.ª e 9.º6.ª do professor António Fernandes.
Fica aqui o convite para visitar a exposição!
Angelina Fortes, Filipa Silva, Isabel Domingues,
Jorge Figueiredo e António Fernandes
Grupo de Recrutamento 510