«

»

Nov 28

ATIVIDADE “GARRAFA FUMADORA”

A GARRAFA FUMADORA, teve, como objetivo principal a compreensão dos malefícios do tabaco no organismo humano comparando a garrafa fumadora e o sistema respiratório humano. Foi realizada em parceria com o PES, a professora Dulce Espinheiro e os alunos do 2.º PTAS, no âmbito do “Dia Mundial do Não Fumador” (17 de novembro).

A turma do 2.º PTAS convidou para participarem os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e, numa atividade simples e esclarecedora, procurou demonstrar os perigos que o ato de fumar tem para o corpo, principalmente para os pulmões.

Os resultados foram sempre explicados aos alunos convidados e, em todas as “garrafas fumadoras”, observámos, no final da experiência, que o algodão ficou amarelo escuro e com um cheiro bastante desagradável, a água apresentava pequenas partículas de resíduos e as paredes da garrafa ficaram baças. Salientamos que foi apenas necessário experimentar com 1(um) cigarro para observar estes resultados.

Esta experiência ajudou a ilustrar os malefícios do cigarro, com o uso de materiais simples, e teve um forte apelo visual, pois, no final, a água, o algodão e a própra garrafa apresentaram um aspecto repugnante.

Esta atividade, que decorreu nos dias 16 e 23 de novembro 2015, foi importante para nós (enquanto experimentadores) e para os nossos colegas, permitindo-nos concluir que fumar é um vício muito prejudicial para a nossa saúde, para além de estar associado a elevados gastos económicos.

Veja as fotos aqui