Cartazes e mobile sobre o ambiente
O melhor modo de evitar que o lixo produzido diariamente, no espaço escolar, chegue ao mar é através da correta separação do lixo e da utilização dos depósitos existentes nos pavilhões da escola sede.
No âmbito do projeto Manter a escola limpa e com o objetivo de incentivar os alunos deste agrupamento a depositarem o lixo nos locais devidos os alunos das turmas 2.ª e 6.ª do 8.º ano e da 2.ª turma do 7.º ano elaboraram cartazes, que se encontram expostos nos diversos pavilhões. Os alunos escolheram frases simples e diretas, que apelam à utilização dos caixotes do lixo e que sentem refletir o problema do lixo espalhado no chão do agrupamento. Algumas frases são: “A escola é de todos, não a sujes”; “Para quê deitar o lixo no chão se um caixote tens à mão?”; “Lixo no chão influencia a paisagem”. É de notar que os cartazes elaborados apresentam fotografias tiradas pelos alunos no espaço escolar e que refletem a problemática do lixo espalhado no chão.
Sabendo que todo o lixo que está no chão chegará ao mar e que tem uma influência negativa nos ecossistemas marinhos, os alunos da 4.ª turma do 8.º ano produziram um mobile, instalado à entrada do pavilhão H, alertando para o lixo ingerido pelos animais marinhos. Os alunos desenharam e recortaram os animais e o lixo que colocaram no estômago dos animais foi recolhido na escola e numa praia do concelho. Procurou-se, deste modo, alertar para uma triste realidade que se pretende evitar e contribuir para a tomada de consciência do problema ambiental causado pelos hábitos da vida moderna.
A ajuda ao meio ambiente depende de todos e a correta utilização dos caixotes do lixo é um primeiro passo para que as nossas ações individuais não prejudiquem o planeta que é de todos.
Filipa Silva e Margarida Simões








You may also like

Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2022

“No Dia da Mãe, o Coração é Amarelo”
