Celebração do Dia Internacional das Mulheres na Ciência
11 de fevereiro de 2020
“Competências em Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática impulsionaram a inovação e são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mulheres e meninas são essenciais em todas estas áreas. No entanto, permanecem terrivelmente sub-representadas. Os estereótipos de género, a falta de modelos visíveis e as políticas e ambientes sem apoio podem impedi-las de seguir essas carreiras.
O mundo não se pode dar ao luxo de perder as contribuições de metade da nossa população. São necessários esforços coordenados para superar esses obstáculos. Devemos promover o acesso a oportunidades de aprendizagem para mulheres e meninas, e fazer mais para mudar a cultura do local de trabalho, para que as que sonham ser cientistas, engenheiras e matemáticas possam desfrutar de carreiras satisfatórias nessas áreas.
Vamos garantir que todas as meninas, em todos os lugares, tenham a oportunidade de realizar os seus sonhos e contribuir para um futuro sustentável para todos.”
Discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, 11/02/2019
Pode ver o discurso aqui
Neste contexto, no dia 12 de fevereiro, as turmas 1 e 2 de Ciências e Tecnologias do 11.º ano receberam a investigadora do Center of Astrophysics and Gravitation (CENTRA) do Instituto Superior Técnico, a Dra. Isabel Suárez Fernández, numa palestra comemorativa do Dia Internacional das Mulheres na Ciência. Num mundo onde apenas cerca de 30% das mulheres têm acesso às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM), os alunos conheceram alguns dos nomes femininos cujos trabalhos foram cruciais para a evolução da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade. Sendo o século XXI um tempo de desafios difíceis para a Humanidade, ficou a reflexão de que garantir um desenvolvimento sustentável exige o contributo de todos(as), sendo necessário colocar de parte os estereótipos de género que tanto têm influenciado as escolhas das jovens à entrada do ensino superior. Houve, ainda, a oportunidade de os alunos participarem e verem esclarecidos conceitos ligados à Física. Esta atividade foi realizada no âmbito da temática Igualdade de Género, de Cidadania e Desenvolvimento do 11.º ano, e enquadrada no Projeto de Educação Intercultural do Agrupamento, no âmbito da Ação Intercultural 3M (Mais Meninas e Mulheres) em STEM/STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
Alexandra Duarte e Rosário Cardoso
Veja o vídeo aqui