«

»

Jun 03

Cinco alunos da EBSGB recebem Prémio na Embaixada do Japão

Foram entregues os prémios do Concurso Internacional de Haiku para crianças e jovens na Embaixada do Japão, no sábado, dia 28 de maio. Nessa cerimónia estiveram presentes os cinco alunos vencedores da nossa escola, acompanhados pelos seus pais. Foram eles, o Fábio Lopes do 8.º 1.ª e a Margarida Campos do 7.º 4.ª, vencedores do Grand Prize JAL Foundation; e o André Santos, do 8.º 5.ª, a Carolina Amaro e a Marta Quinteiro, ambas do 8.º1.ª, vencedores do Prize JAL Foundation.

Dos oito alunos premiados no concurso internacional, cinco foram da nossa escola, graças ao empenho e esforço dos participantes, com a ajuda das professoras de português e da professora de educação visual, Celeste Duarte, que lançou o desafio às turmas participantes.

A cerimónia foi presidida por sua excelência, o Embaixador do Japão, na sua residência, e pelo diretor da JAL (Japan Airlines) Foundation de Espanha, que entregaram respetivamente o Grand Prize JAL Foundation e o Prize JAL Foundation aos oito alunos premiados. Estiveram ainda presentes as professoras envolvidas, o Sr. Diretor, António Gouveia, e a Sra. Subdiretora, Carmo Passos. Os presentes não podiam estar mais orgulhosos do bom desempenho dos nossos alunos.

Os Haiku são pequenas poesias japonesas, compostas por três versos, sem rima, que condensam em si ideias de beleza, paz, harmonia, tranquilidade, em íntima ligação com a Natureza. A elaboração dos poemas foi um trabalho realizado pelos alunos nas aulas de português, e a respetiva ilustração foi feita na aula de educação visual. O tema para este concurso foi “A manhã”. Segundo os elementos do júri, que também compareceram à cerimónia, foi muito difícil escolher os vencedores, porque os textos e as ilustrações apresentavam uma grande qualidade, tendo os representantes da embaixada do Japão ficado surpreendidos com a facilidade com que os jovens portugueses entraram no espírito dos Haiku. Daí o júri ter alargado o número de vencedores e ter atribuído duas categorias de prémios, o que não estava inicialmente previsto. Para além disso, a todos os alunos envolvidos foram entregues, na EBSGB, prémios de participação, enviados pela Embaixada.

Veja as fotos aqui