Concurso Nacional “Super-Ecolápis”

Na disciplina de Educação Visual e Desenho A, os alunos do 5.º 4.ª, 5.º 6.ª e 12.º AV1, sob a orientação das professoras Ana Teresa Caixinha e Lara Ribeiro, participaram no Concurso Nacional “Super-Ecolápis”, no segundo e terceiro escalões.
Este projeto teve como principal objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade e ainda procurou responder, de forma criativa e original, à proposta lançada pela ABAE | Programa Eco-Escolas e a Faber-Castell (Projeto: “Desafio Faber-Castell” – Edição 2022/2023).
Os alunos foram desafiados para desenvolver uma ilustração original onde deveria estar representado o Ecolápis com várias características físicas que lhe permitam adaptar-se tanto à vida terrestre, como à vida marinha (como se fosse um anfíbio). Também foi proposta aos alunos uma reflexão sobre o desperdício de produtos que se transformam em lixo marinho e poluem o meio ambiente. Os alunos envolveram-se na realização deste trabalho com entusiasmo e muita criatividade, no final foram selecionados cinco trabalhos que representaram a escola no concurso nacional. Como conclusão, este projeto foi muito positivo pois permitiu refletir sobre atitudes a tomar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura, o sentido estético, a criatividade e a preocupação pela preservação do meio-ambiente.
Alguns dos trabalhos encontram-se expostos no Pavilhão H, na escola sede (Gama Barros). Todos os trabalhos a concurso podem ser visualizados na página da ABAE, 2.º escalão e 3.º escalão.
As responsáveis pelo Projeto: Ana Teresa Caixinha e Lara Ribeiro








You may also like
Uma tarde no Museu de Água e Resíduos
