«

»

Fev 23

CONVERSAS INFORMAIS: Património Histórico e Cultural do Concelho de Sintra

No dia 16 de Fevereiro a Dra. Rita Alves, técnica do Núcleo de Programação e Ambiente, da empresa “Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.”, esteve na EBSGB a dinamizar uma sessão de esclarecimento para os alunos do 1.º ano do CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE TURISMO, sobre o tema “Património Histórico e Cultural do Concelho de Sintra”.

A  Parques de Sintra, Monte da Lua, S.S. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000. A empresa gere os principais pólos de atração de Sintra:

-Parque e Palácio da Pena;

-Castelo dos Mouros;

-Palácio e Jardins de Monserrate;

-Convento dos Capuchos.

A Dra. Rita Alves forneceu diversas informações sobre a organização e funcionamento da empresa, com o intuito de clarificar o papel da instituição e a sua importância na divulgação, restauro e conservação do património do concelho.

Referiu que, para acolher de forma eficaz e completa um visitante, são necessários um conjunto de recursos humanos, técnicos, tecnológicos e financeiros que garantam o bom acolhimento. O alojamento, entretenimento e património são fundamentais, mas ficam longe naquilo que realmente sustenta o turismo que são as relações humanas entre o visitante e a comunidade residente e profissional do turismo.

Reforçou a ideia de que atualmente, há uma presença forte do mercado de trabalho em Turismo e um número crescente de turistas a visitar o concelho de Sintra.

A iniciativa realizada na EBSGB insere-se num conjunto de sessões de informação e esclarecimento sobre os diversos temas na área do Turismo e, esta segunda sessão, pretendeu dar a conhecer o património histórico e cultural do concelho de Sintra, em especial, tudo o que pertence à empresa Parques de Sintra, Monte da Lua, S.S. e aos aspetos essenciais a desenvolver para se ser um bom profissional na área, tais como:  boa imagem pessoal e profissional, capacidade de comunicação e abraçar o conhecimento.

Os alunos mostraram-se interessados e motivados, tendo esta sessão de esclarecimento consolidado os conhecimentos adquiridos e mostrado a importância do setor turístico para o desenvolvimento da atividade económica de um país.

A representante da Parques de Sintra, Monte da Lua, S.S. disponibilizou-se para futuras sessões de esclarecimento, com o intuito de desenvolver a parceria com a Escola Básica e Secundária de Gama Barros na colocação de alunos para a Formação em Contexto de Trabalho (estágio)

Veja as fotos aqui