Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os alunos do 1.º ano da EB1/JI de Vale Mourão visitaram, neste âmbito, a BE da Escola Básica Ribeiro de Carvalho.

A professora bibliotecária, Gracinda Silva, começou por contar às crianças a história “Não faz mal ser diferente”, seguindo-se um debate sobre o que ouviram, bem como os conceitos/valores/atitudes envolvidos na mesma. Para finalizar, os alunos puderam aplicar o que aprenderam através de um jogo interativo acerca da história ouvida.

A atividade realizada foi bastante pertinente, pois conseguiu motivar os alunos para uma perspetiva de vida diferente, tendo-os sensibilizado para uma causa que todos devem defender, causa essa que leva à inclusão de todas as crianças sendo elas ou não diferentes, porque todos nós somos diferentes.

Como pontos fortes há a salientar a sensibilização dos alunos para a existência de pessoas “diferentes”, promovendo uma maior compreensão dos assuntos respeitantes às pessoas portadoras de deficiência, assim como criar condições de inclusão. As atividades desenvolvidas contribuíram para uma reflexão acerca desta temática e a articulação com os responsáveis envolvidos nesta dinamização foi um ponto fundamental para o sucesso da mesma.

Veja as fotos aqui