«

»

Out 09

Dia Mundial do Turismo

ODia Mundial do Turismo tem como objetivo “alertar a comunidade global para a importância do turismo a nível social, político e económico, sublinhando o vasto potencial do setor do turismo como agente de mudança positiva nos países e comunidades de todo o mundo”.

Para assinalar este dia, os alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo da EBSGB promoveram uma sessão de informação subordinada ao tema: “A importância da poupança da água nos empreendimentos turísticos.”.

As reduções de consumo podem conseguir-se através de medidas que o empreendimento deverá implementar de forma a alcançar-se os objetivos planeados, para que se consiga um volume de água desperdiçado próximo do nulo.

As boas práticas de sustentabilidade no turismo em geral, e nos alojamentos turísticos em particular, não representam apenas benefícios para a preservação e valorização dos recursos do território, ou para as populações e economia locais, mas também para a atração de turistas. Desde há muito que é reportada a existência de um segmento de turistas de expressão crescente, com vontade de redução da sua pegada ecológica e com procura por contextos onde práticas inovadoras e efetivas de sustentabilidade são aliadas a experiências turísticas de elevado valor.

Neste sentido foram apresentados alguns mecanismos de poupança de água:

– Medidas de eficiência hídrica: redutores de caudal, autoclismos de reduzida descarga/dupla descarga, reguladores de fluxo, torneiras com sensor infravermelho, a reutilização de águas residuais e pluviais; a reutilização de águas residuais (cinzentas), o controlo de perdas.

– Medidas não técnicas: campanhas de sensibilização, programa de reutilização de roupa de cama e toalhas, planeamento de zonas verdes, etc.).

Um ex-aluno deste curso aceitou o convite da escola para falar da sua experiência enquanto aluno do Curso Profissional de Técnico de Turismo e na possibilidade dos seus colegas também continuarem os seus estudos como ele o fez no ensino superior, uma vez que acabou de entrar para o 1.º ano do curso de Gestão Turística na Escola de Hotelaria de Turismo do Estoril, tendo beneficiado de 30% das vagas que esta escola dispõe para os Cursos Profissionais.

Alunos e professores mostraram-se muito satisfeitos e concluíram a celebração deste dia com a oferta de um lanche de boas vindas aos jovens do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo.

DM_Turismo-2

Picture 2 of 8