Do velho se faz novo
Segundo a ONG Global Footprint Network e WWF, no dia 28 de junho de 2022, a humanidade esgotou os recursos do planeta para o ano de 2022, tendo que a partir deste dia “viver a crédito” até ao final do ano.
A moda e as fast fashion, são sem dúvida uma das atividades económicas que têm grande impacto no planeta Terra. Mais um vestido, uma t-shirt nova, uma camisola com as cores tendência…, a tentação de comprar é alimentada por influencers digitais e montras apelativas, que nos fazem sentir a necessidade de ter e de comprar. Passámos de duas coleções por ano, outono/inverno e primavera/verão para várias, havendo fast fashions que chegam a lançar cerca de 50 mini coleções, por ano.
Em 2017 a Europa comprou, segundo dados oficiais, 6,4 milhões de toneladas de roupa (12.66 kg por pessoa), algumas dessas roupas foram posteriormente doadas a países pobres, tornando-se elas próprias numa verdadeira catástrofe ambiental. Em 2030 estima-se que sejam compradas, em todo o mundo 102 milhões de toneladas.
A Agência Portuguesa do Ambiente referiu que, por ano, os portugueses deitam para o lixo cerca de 200 mil toneladas de roupa, sendo que apenas 20% é recolhida para reutilização ou reciclagem e apenas a 1% dos materiais utilizados no fabrico dessa roupa é dado uma nova vida.
Na sequência destes números e desta dura realidade, o Projeto “Juntos pela Escola, Unidos pelo Planeta”, ao tomar conhecimento que a Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a empresa To Be , está a implementar um projeto de economia circular, para valorizar e reciclar máscaras cirúrgicas e vestuário, solicitou junto da Câmara a disponibilização de dois contentores de recolha, que se encontram na sala de professores.
Para sensibilizar os nossos alunos esteve na escola a empresa To Be Green, no passado dia 28 de outubro, para efetuar uma sessão de esclarecimento, junto das turmas 7.º 4.ª e 9.º 4.ª
Todos podemos, com ações simples, praticar atos de solidariedade com os mais desfavorecidos e colaborar simultaneamente na preservação do meio ambiente e por isso não deite as roupas usada no lixo orgânico, faça-as chegar às mãos de quem lhes dá nova vida.
Vamos todos fazer compras mais conscientes e contribuir para aumentar a economia circular.
As coordenadoras do projeto “Juntos pela Escola, Unidos pelo Planeta”
Filipa Silva e Margarida Simões

You may also like

Somos notícia no Colégio Juan Mendoza em Espanha

Jardim de Infância Cacém Nº 1 – Dia de Reis
