Encontro “Ciência e Arte”

No dia três do corrente, as alunas Sara Duarte e Cláudia Simões, que se encontram a realizar a tese de mestrado respetivamente nas áreas da Saúde e das Artes Visuais, acederam ao nosso convite no sentido de partilharem as respetivas experiências e conhecimentos académicos científicos e artísticos com os alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais bem como com alunos de turmas do 9º ano.
Com o programa que estava dividido nas duas componentes supracitadas, visou-se uma abordagem ao tema “Saúde”, partindo do subtema “Pandemias e Doenças Infetocontagiosas” integrando-se, assim, nas áreas da Flexibilidade Curricular e da Cidadania e Desenvolvimento.
Na componente da saúde o tema abordado foi “Doenças Infetocontagiosas e Pandemias” que incluiu, especificamente, as seguintes doenças: Tuberculose, Varíola, Influenza e Ébola, registadas em épocas antes e pós séc. XX. Nesse sentido, a Mestranda Sara Duarte foi relatando e ilustrando o modo como estas doenças afetam o ser humano e como se propagam e alastram nas comunidades, provocando, em certas circunstâncias, um elevadíssimo número de baixas, dando lugar a profundas crises de saúde pública, e de caráter social, afetando a economia, a cultura e o progresso global no mundo. No final, a apresentação culminou com algumas curiosidades que relacionam as pandemias às artes.
Na segunda componente, a Mestranda Cláudia Simões, que abordou o tema “A Doença e a Morte como Processo Criativo”, ilustrou com desenvoltura o tema com a apresentação de obras de arte de reconhecido mérito artístico. Além de outras obras apresentadas, realçam-se as obras de Paula Rego, Frida Kahlo e Berlinde De Bruyckere.
Os artistas plásticos, através da sensibilidade que os carateriza, expressam nas suas obras as preocupações que têm sobre a transitoriedade, fragilidade e finitude do ser humano.
A Mestranda Cláudia Simões fez circular, entre os alunos, um catálogo da artista belga Berlinde De Bruyckere, que muito aprecia, disponibilizando-o para visualização. Mostrou também alguns dos seus trabalhos e partilhou a sua experiência de estudante, sobretudo enquanto aluna da Escola Gama Barros, relatando alguns episódios que vivenciou. Fez uma abordagem à expectativa, que por vezes os estudantes têm relativamente ao ingresso em cursos artísticos, concluindo que, em alguns casos, estes têm dúvidas quanto à formação que pretendem encetar, não sendo raro a mudança para outros cursos.
Por fim, é relevante referir que o evento foi bastante interessante, já que proporcionou o ponto de vista de duas estudantes, ainda em formação em áreas diferentes, numa abordagem que se pretendia fazer emergir algo comum às duas áreas.
A sessão foi aberta pela Diretora do Agrupamento e estiveram presentes os docentes: Lara Ribeiro, Pedro Mamede, Teresa Castanho, António Silvano, Rosário Santos e Celeste Duarte.
Muitos parabéns e obrigada às duas jovens, pelo excelente trabalho apresentado. Obrigada aos docentes que acompanharam os alunos ou que quiseram marcar presença e aos alunos pela sua comparência nesta sessão.
Pelo Grupo de Artes Visuais








You may also like

Dia Mundial da Ciência

Empreendedorismo e Sucesso Profissional
