«

»

Jan 07

“Mãos na Serra”-Atividades de Sensibilização Ambiental

No dia 11 de novembro de 2019, os alunos da turma 10.º CT2 e do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, visitaram a Serra de Sintra com o intuito de participarem nas atividades de sensibilização ambiental “Mãos na Serra”, dinamizadas pela Associação Plantar uma Árvore, Parques de Sintra Monte da Lua e Município de Sintra, através do Gabinete Técnico Florestal.

A atividade foi realizada no âmbito do Domínio de Cidadania e Desenvolvimento e contou com a participação de professores de Português, de Física e Química, de Biologia e Geologia, de Saúde e de Educação Especial. Consistiu, numa primeira fase, numa breve apresentação sobre a Serra de Sintra, numa perspetiva história e ambiental, e num “mini-jogo” de identificação de diferentes espécies de plantas, com a ajuda de uma monitora.

Em seguida, os alunos foram desafiados a remover Acácias, espécie invasora que proporciona uma rápida proliferação dos incêndios. Os alunos aceitaram este desafio com entusiasmo e dedicação e, em pouco tempo, já se viam jovens com grandes quantidades desta espécie nas mãos.

Posteriormente, passou-se então à plantação propriamente dita. Os alunos, em grupos de dois, receberam uma pequena formação e imediatamente puseram as mãos na terra. Cada grupo plantou, em média, duas árvores, e alguns dos grupos até lhes deram nomes.

Esta atividade não se esgotou neste dia. Na escola foram realizadas atividades sobre esta temática onde alguns conhecimentos e capacidades dos alunos foram “postos à prova”.  

Choveu bastante durante toda a manhã, o que tornou a atividade num desafio ainda maior. As dificuldades encontradas foram ultrapassadas pelo grande empenho demonstrado por todos.

Notícia elaborada pela aluna Ana António (10.º CT2)

Atividade-Ambiental-1

Picture 1 of 7