«

»

Jun 16

Medalha comemorativa dos 500 anos da Viagem de Circum-navegação

O dia 20 de setembro de 2019 marcou o Quinto Centenário da partida do navegador português Fernão de Magalhães para a Grande Viagem de Circum-navegação ao serviço do imperador Carlos V de Espanha, um feito de enorme importância para mundo. Contudo, o navegador não terminou a viagem, já que faleceu em 1521, nas Filipinas, acabando a viagem por ser concluída pelo capitão espanhol Juan Sebastián Elcano.

Este foi o ponto de partida para um longo trabalho que atravessou todo o ano escolar e também o mote para atividades realizadas no âmbito da disciplina de Desenho A e da área de Cidadania e Desenvolvimento, embora evoluindo no tempo para acontecimentos da atualidade, também eles de relevância fundamental e que ficarão para a história do nosso país.

No Agrupamento de Escolas D. Maria II, o tema aglutinador dos trabalhos, no âmbito da Flexibilidade Curricular, foi a “Água”. Assim, entendeu-se oportuna a ideia de trabalhar os mares e oceanos, as rotas marítimas, pelo que se tornaram o “caminho” que encetámos.

Neste contexto, os alunos inspirados na “odisseia dessa viagem e na Grande  Viagem do NRP Escola Sagres, iniciada no dia 5 de janeiro 2020, elaboraram uma ideia gráfica/plástica de uma  medalha comemorativa da viagem de circum-navegação.

Do conjunto dos vinte e seis trabalhos apresentados foram selecionados os desenhos dos alunos Filipe Cesário e Mariana Oliveira, que passaram a integrar a “medalha” comemorativa do evento.

Estes trabalhos foram implementados numa estrutura circular metálica, formando uma espécie de escultura com quase 1000 mm de diâmetro, e exposta no Pavilhão H da Escola Básica e Secundária de Gama Barros.

O Agrupamento faz parte da Rede de Escolas Magalhânicas o que constituiu mais um incentivo para que a turma do 10.º AV1 se envolvesse num projeto trabalhoso, que requeria uma grande dinâmica de trabalho, mas que resultou muito bem!

Quadra Popular

Na Marinha aprenderam a ser famosos,

Desde o tempo das velhas caravelas,

Marinheiros, de feitos tão ditosos,

Que os projetam nas incontáveis estrelas!…

A professora

Celeste Gonçalinho Duarte

500Anos-3

Picture 3 of 3