Padrinhos e Afilhados
Na reta final de mais um ano letivo fazemos um balanço acerca do projeto “Padrinhos e Afilhados” que abrangeu as turmas do J.I., 1.º, 2.º e 4.º anos. Foi um projeto pensado para todo o ano letivo com resultados francamente surpreendentes e muito positivos.
Aos alunos mais velhos e mais experientes foi atribuída, no início do ano letivo, a missão de orientarem os mais novos numa etapa que, para alguns, se revelou inicialmente complicada – a entrada na escola.
Esta atividade teve como objetivos principais: facilitar a adaptação ao contexto escolar dos novos alunos, promover atitudes de responsabilidade nos mais velhos e desenvolver o espírito de entreajuda e de convívio entre todos, proporcionando a padrinhos e afilhados a oportunidade de crescerem uns com os outros, fortalecendo laços e relações entre todos, estabelecendo-se um vínculo afetivo, consciente e comprometido.
Esta missão de grande responsabilidade implicou alguns deveres:
– Acompanhamento mais atento aos “afilhados”, durante as duas primeiras semanas, no sentido de uma melhor integração destes na escola: esclarecimento de dúvidas, aconselhamento relativamente a situações que fossem ocorrendo, indicando a forma de procedimento em cada uma;
– Aconselhamento e ajuda ao longo do ano letivo, sempre que necessário;
– Proteção dos afilhados em situações problemáticas, promovendo o equilíbrio das relações interpessoais;
– Acompanhar/apoiar/motivar os afilhados, contribuindo para a promoção do seu sucesso escolar.
Ao longo do ano letivo, foram sendo proporcionados momentos de partilha de experiências entre os alunos envolvidos no projeto, com muitas alegrias e muitos afetos, como comprovam as fotografias que captaram momentos únicos de pura magia!
Em jeito de conclusão, e olhando para o percurso efetuado, é com um enorme orgulho que observámos a forma verdadeira como as crianças se entregaram às missões que lhes foram confiadas.