«

»

Nov 02

Projeto “ENGENHEIRAS POR UM DIA”

Engenheiro

Somos uma escola e um agrupamento que promove a igualdade de género e, nesse sentido, vamos desenvolver este ano letivo o projeto “ENGENHEIRAS POR UM DIA”.

É um projeto da responsabilidade da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e da Carta Portuguesa da Diversidade, com a colaboração de instituições de ensino superior, como o Instituto Superior Técnico (IST).

As sessões terão a participação de alunas universitárias e profissionais desses domínios, cujos trabalhos e testemunhos serão inspiradores no sentido de romperem com os estereótipos de género.

Para começar, alunas universitárias de áreas da engenharia e tecnologias do IST virão sensibilizar alunos/as da nossa escola para a escolha de áreas de estudo e profissões sem segregação de género.

Iremos desenvolver também visitas a universidades e empresas e outras sessões, desconstruindo a ideia de que as engenharias e tecnologias são domínios masculinos.

Dentro das linhas orientadoras deste Projeto, vimos por este meio convidar ex-alunas da escola a frequentar cursos de engenharia ou engenheiras, bem como encarregadas de educação e outras familiares de alunos/as e de docentes, da nossa Comunidade Educativa, que sejam engenheiras, a dar o seu testemunho (presencial e/ou gravado). Se está disponível, faça chegar o seu contacto ou a sua gravação à Direção do Agrupamento, com a maior brevidade possível, por favor.

Pretende-se ajudar alunos/as nas suas escolhas futuras, de estudos e carreira, e sensibilizar para o combate aos estereótipos e preconceitos sociais sobre o que é adequado a raparigas ou a rapazes.

Pode saber mais aqui e aqui