SEMANAS DAS LÍNGUAS

Diversidade linguística e cultural
Entre os dias 20 e 31 de março, a nossa comunidade escolar viveu dias recheados de atividades para celebrar a língua portuguesa e as línguas estrangeiras estudadas na escola, o inglês, o francês e o alemão,
Foi assinalado o Dia Mundial da Poesia com um Concurso de criação poética em parceria com a BECRE. Além da Maratona de poesia, foi também feita uma pequena homenagem ao poeta Eugénio de Andrade divulgando a sua poesia em muitas salas de aula. Ainda nesse dia, os professores foram também presenteados com a leitura de poemas, na sala de professores.
Durante estas duas semanas, muitas atividades animaram a comunidade escolar dando a conhecer a cultura dos diversos países. Não faltaram jogos tradicionais franceses e ingleses, jogo da pétanque, peddy-papers, Pancake Race, “Spelling Bee”, entre outros. O pavilhão H foi embelezado com os requintados “chapéus de Ascot”, os trevos de “St Patrick Day” e outros trabalhos alusivos às culturas inglesa, francesa e alemã. Ainda incluímos exposições literárias, contando para isso com a preciosa colaboração da professora de Artes Visuais, Lara Ribeiro, a quem muito agradecemos.
Queremos também destacar o trabalho colaborativo dos alunos do 10º ano que, a partir do livro de Aforismos de Agustina Bessa-Luís, realizaram uma exposição virtual, que anexamos, com a exploração de muitos aforismos. Assinalámos assim o centenário deste nome da literatura portuguesa.
No dia 29 de março, os professores do departamento ofereceram um lanche multicultural com a degustação de várias iguarias típicas dos países em causa, permitindo um agradável convívio entre o corpo docente.
Foram duas semanas com diferentes vivências, assinalando-se, assim, a importância da aprendizagem de outras línguas e de outras culturas num mundo cada vez mais globalizado. Semanas bastante dinâmicas que ajudaram a despertar o interesse dos jovens para a leitura e para a riqueza da diversidade cultural.
Parabéns aos alunos pelo seu empenho.
A Coordenadora de Departamento









You may also like
Palavras que unem, arte que inspira
