«

»

Out 25

Sessão sobre “CONSUMOS NOCIVOS”

No âmbito da campanha “Regresso às aulas 2015”, da Universidade Católica, realizaram-se na EBSGB, no decorrer de 3 semanas do mês de outubro, sessões de sensibilização para a temática dos Consumos Nocivos nos jovens adolescentes.

Com o objetivo de dar a conhecer aos estudantes do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário os efeitos, as alterações, as consequências e os riscos de substâncias psicoativas no corpo dos adolescentes, 4 enfermeiras da Universidade Católica vieram à EBSGB falar com algumas turmas.

A sessão começou com uma explicação sobre “o que são as substâncias psicoativas” (substâncias naturais ou sintéticas, que ao serem absorvidas pelo organismo humano, provocam alterações físicas e psíquicas e alteram o estado de consciência, humor, pensamentos…).

Foram enumeradas os várias tipos de substâncias psicoativas mais comuns, como as:

– Depressoras (Álcool, Heroína),

– Estimulantes (Cocaína, Tabaco, Xantinas),

– Perturbadoras (Acido Lisérgico, Cogumelos Mágicos, Cannabis).

 

Explicaram-nos os fatores que levam ao consumo dessas substâncias e as razões pelas quais os adolescentes optam por as consumir: em primeiro lugar a curiosidade, depois pelo prazer, a influência do grupo de referência (amigos, família), os desgostos amorosos, a solidão ou simplesmente por estar “na moda”.

Referiram os vários riscos e as situações em que os jovens, como nós, estão sujeitos, tais como:

– Ambientais: haver disponibilidade de drogas, a pobreza, as mudanças sociais e as normas e atitudes culturais (..

– Individuais: os maus tratos, a pressão genética(…)

 

Protetores (individuais e ambientais)

– Individuais são os comportamentos que favorecem a saúde, como o otimismo, a capacidade de resolução de problemas, a alimentação equilibrada e o exercício físico (…)

– Ambientais referem-se à situação económica, ao apoio social, à integração social (…)

O meu grupo considerou importante este tipo de sessões para os alunos adolescentes, pois assim podemos estar com mais atenção a tudo que pode ter influência na nossa saúde e no nosso bem-estar.

Esta notícia foi elaborada pelas alunas Ângela Pereira, Carolina Boavida e Célia Sanches do 1.º PTAS (Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde), na sessão realizada com a turma em 16 de outubro de 2015.

Veja as fotos aqui