«

»

Abr 07

Um lugar ao Sol – Portimão, Praia da Rocha e Alvor

As turmas dos Cursos Profissionais de Turismo, Marketing e Informática de Gestão participaram, no dia 11 de março, a uma visita de estudo ao Algarve- Portimão, Praia da Rocha e Alvor.

Os professores José Pedrosa, Ana Colaço e Elsa Barreto conscientes que o que distingue uma visita de estudo de um passeio ou excursão é a sua integração no processo de ensino e aprendizagem solicitaram, desde cedo, um trabalho conjunto entre os alunos das turmas de Marketing e Turismo com vista a consolidar conhecimentos e a simular as competências de um guia-turístico.

O Curso de Turismo tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um conhecimento global da atividade turística numa perspetiva pluridisciplinar e integradora. Foi neste sentido que os alunos do Curso de Marketing  e, por forma a desenvolver de novo, o projeto de tutoria, trabalharam em sala de aula e durante o percurso da visita com os seus colegas mais novos. O objetivo desta interajuda foi o de permitir a ambas as turmas adquirir uma visão global da importância do marketing na atividade turística, tanto a nível do marketing territorial como o de serviços.

A atividade permitiu também desenvolver as atuações essenciais de um agente turístico durante o percurso, orientados por um guião, por fichas com informação e por simulação de agentes turísticos.

Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar novas situações, desenvolver sensibilidades e promover diálogos enriquecedores. Surgiram também oportunidades para os professores conhecerem melhor os alunos e para que os alunos se conhecessem melhor.

O Algarve é um destino turístico por excelência e o seu clima ameno proporcionou, a todos, um despertar dos sentidos e dos sonhos.

Portimão é uma cidade com uma longa história como porto de pesca e foi neste sentido que visitámos o museu da cidade, antiga fábrica da conserva.

Esta cidade tornou-se um destino de férias popular devido, em especial, à famosa Praia da Rocha, uma série de belos areais dourados, pequenas baías e rochedos caprichosos.

Visitámos também a vila de Alvor que conserva muito do seu encanto de pitoresca vila de pescadores nas ruas de casas brancas e no colorido dos barcos que, após um dia de pesca, se reúnem à volta da antiga lota.

Os professores e os alunos consideraram mais uma vez a importância da saída do espaço escolar para um melhor conhecimento de uma realidade concreta que permite sempre desenvolver competências e afetos.

Veja as fotos aqui