«

»

Fev 26

Viagem a Belém

No dia 18 de fevereiro de 2016, os alunos do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo e do 3º ano do Curso Profissional Técnico de Marketing, acompanhados pelas professoras Elsa Barreto, Ana Colaço e Ana Paula Luz, realizaram uma visita de estudo ao Palácio da Ajuda, ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém.

Após a chegada ao Palácio da Ajuda pelas 10h30, começou, então, a descoberta dos aspetos significativos da história, viajando no tempo e no espaço, em dois grupos, em que cada um tinha uma guia para explicar e acompanhar a sua visita.  O Palácio da Ajuda foi construído em 1910 e tem como estilo dominante o neoclássico. A sua função inicial era Residencial (Palácio Real), e hoje em dia a sua função é Cultural (Museu) e administrativa (departamentos governamentais). O seu proprietário atual é o estado português, é classificado como um monumento nacional e localiza-se no largo da Ajuda em Lisboa.

Na nossa opinião, o Palácio tinha muitos elementos chamativos, como, por exemplo, o quarto da Rainha D. Maria Pia e de D. Luís, que todos memorizaram por ser um quarto grande e forte em termos de cores. Ficaram, também, os numerosos objetos presentes em todas as salas visitadas: relógios, tapeçarias, quadros, lustres de cristal, porcelanas, estátuas, mobílias, instrumentos musicais e vitrinas repletas de bibelots.

Depois de visitar o Palácio, os alunos foram de autocarro até Belém, onde tiveram uma hora e meia de almoço livre. Muitos alunos mostraram-se interessados em visitar os Pastéis de Belém (deliciosos, como sempre!). Quando todos se voltaram a reunir, dois alunos da turma de Turismo, Ismael Sani e Beatriz da Silva, fizeram uma dança improvisada numa das portas do Mosteiro e com isso chamaram a atenção de muitos turistas que lhes tiraram fotos e os filmaram.

Após o almoço, fomos visitar o Mosteiro dos Jerónimos, ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém que foi mandado construir por D. Manuel I, no início do século XVI e foi, anos mais tarde, doado aos monges Jerónimos. A sua construção mistura elementos religiosos, régios e náuticos (estilo manuelino). Foi declarado Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, classificado Património Cultural de toda a Humanidade pela UNESCO. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa, na Praça do Comércio. A função atual é religiosa, sendo o estado Português o seu atual proprietário.

No mosteiro, dirigimo-nos ao Claustro (Pátio), onde havia portas (fechadas) que dariam entrada aos confessionários e, de seguida, fomos ao piso superior onde vimos a Capela-mor de cima. Descemos novamente e fomos ao grande refeitório do Mosteiro que contém azulejos com um ‘’design’’ interessante. Depois de sairmos do refeitório, seguimos rumo à Sala do Capítulo onde vimos, no centro, o túmulo do escritor Alexandre Herculano. Fomos, também, ver o túmulo de Fernando Pessoa. À Saída do Mosteiro, visitámos a Igreja de Sta. Maria de Belém e os túmulos de Luís Vaz de Camões e de Vasco da Gama. Ao fundo da igreja, à esquerda, estão sepultados os restos mortais do Cardeal D. Henrique e os dos filhos de D. Manuel I; à direita, encontram-se os túmulos de D. Sebastião e dos descendentes de D. João III.

Seguimos num passeio pedestre para a Torre de Belém. Após uma pequena espera, entrámos na Torre, onde nos dirigimos à Nave do Baluarte e observámos vários canhões junto às janelas de vigia. Seguidamente, fomos ao Terraço do Baluarte, onde apreciámos a fantástica paisagem que a Torre de Belém nos oferece. Saindo do Terraço, subimos 93 degraus nas escadas encaracoladas, para chegarmos ao Terraço da Torre, que é o seu espaço mais emblemático.

A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das joias da arquitetura do reinado de D. Manuel I. Foi classificada Património Cultural de toda a Humanidade pela UNESCO, em 1983.

Notícia elaborada pelos alunos do 10.º PTT

Adriana Salvado, André Velho, Joana Fernandes e Luís Mendes

Veja as fotos aqui