VISITA DE ESTUDO À EMEPC
No passado dia sete de março, as turmas do décimo primeiro SE e LH da Escola Básica e Secundária de Gama Barros, realizaram uma visita de estudo à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), em Paço de Arcos, no âmbito da disciplina de Geografia A.
A visita iniciou-se com o conhecimento de dois projetos da EMEPC, o Projeto de Extensão da Plataforma Continental (PEPC) e ROV LUSO.
O PEPC tem como missão reunir informação científica para traçar o limite exterior da plataforma continental Portuguesa e utilizar esta informação para preparar, submeter e acompanhar junto da Comissão de Limites da Plataforma Continental a proposta de Portugal para a extensão da sua plataforma continental.
O ROV LUSO é um veículo de operação remota, com capacidade de mergulhar até 6.000m de profundidade. Para Portugal, representa a capacidade de alcançar e intervir em 100% dos fundos oceânicos sob soberania nacional e em 97% dos fundos à escala global.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar o ROV LUSO a operar, como também de falar com vários especialistas na área, o que gerou um grande interesse sobre os temas abordados.
Esta visita foi bastante importante e estimuladora pois permitiu um conhecimento mais aprofundado sobre o alargamento da plataforma continental portuguesa e a biodiversidade marinha.
Ana Sofia Lemos e Matilde Colaço
11.º SE


You may also like

Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2022

“No Dia da Mãe, o Coração é Amarelo”
