«

»

Mai 29

Visita de estudo à empresa de transportes Barraqueiro

No dia 18 de maio de 2016 foi proporcionada, aos alunos do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo, uma visita de estudo à empresa de transportes Barraqueiro, situada em Frielas.

Esta visita foi planeada pelas professoras Elsa Barreto e Ana Colaço promovendo a interdisciplinaridade com a disciplina de Português.

Os professores e os alunos do Curso de Turismo foram amavelmente recebidos pelo administrador da empresa, Dr. Jorge Manuel Filipe, e pelo seu diretor, Dr. Amândio Miguel, tendo ambos prestado inúmeras informações sobre a empresa, evidenciando a importância que o atendimento tem na área do turismo.

Os alunos tiveram assim a oportunidade de tomar conhecimento da história da criação da empresa e do Grupo, da origem do seu nome​ e da evolução dos meios de transporte ao longo dos tempos, tendo sido sempre focada a importância do Turismo para este setor da economia.

O Grupo Barraqueiro é um grupo privado português responsável por mais de 30 empresas (2014) no ramo de transportes em Portugal. Opera com uma frota de mais de três mil veículos pesados, para além da concessão da linha ferroviária sobre o Tejo (Fertagus) e da concessão do Metro Sul do Tejo (MTS). Fornece vários tipos de serviços a nível de transportes de passageiros, mercadorias, matérias perigosas, viaturas e preparação e logística de viaturas.

Na atividade turística, o Grupo alcançou a liderança, com a criação de uma nova empresa em 1981 – a Frota Azul, Lda. – explorando uma frota de autocarros de Turismo e garantindo uma qualidade de serviço que determinou a preferência dos principais operadores turísticos e agentes de viagens nacionais e estrangeiros.

Esta nova empresa alargou a sua atividade ao Algarve, onde, em instalações próprias e mais tarde conjuntamente com a empresa Castelo & Caçorino, Lda., – adquirida entretanto em 1990 – cobriu todo o Barlavento Algarvio. Esta última é hoje denominada Frota Azul Algarve, Lda.

Em 2015, do Grupo Barraqueiro passa a fazer parte a empresa TAP Portugal – Transportes Aéreos Portugueses, SA (integrado no consórcio Gateway).

A visita ao espaço de “garagem”, parte integrante da exposição, consistiu numa espécie de viagem por diversos cenários representativos do modus vivendi das décadas que marcaram este transporte ao longo do tempo​. As oficinas, por sua vez, permitiram visualizar os trabalhos de reparação e manutenção dos autocarros.

Em suma, a passagem por esta experiência enriqueceu os alunos, uma vez que, de uma forma geral, os conteúdos abordados em sala de aula, foram complementados quer pelo que puderam observar, quer pelas informações transmitidas pelos representantes da empresa, conseguindo captar-lhes o interesse, a motivação e a participação, o que fez desta visita um desafio singular.​

Veja as fotos aqui